TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget - Construção do Conhecimento

Por:   •  6/5/2015  •  Seminário  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

BIOGRAFIA JEAN PIAGET

Jean William Fritz Piaget nasceu em 1896, Neuchâtel, Suíça sua formação superior foi em ciências naturais, sendo o principal interesse Biologia. No inicio de sua carreira, se interessa pelo desenvolvimento intelectual das crianças, dedicando os últimos 60 anos de sua vida a reunir uma quantidade impressionante de dados referentes ao desenvolvimento mental, sobre como a inteligência se desenvolve. Primordialmente, seu trabalho era voltado para a descrição e explicação, de forma sistemática, origem e desenvolvimento das estruturas intelectuais e do conhecimento.

Foi difícil a aceitação da teoria de Piaget na América, pois a pesquisa experimental em psicologia era voltada para teste de hipóteses, Piaget somente observava e conversava com as crianças, se deixava guiar frequentemente pela intuição quando as entrevistava. Na abordagem clinica, não fazia as mesmas perguntas a duas crianças do mesmo grupo, a rigor, suas crianças não recebiam o mesmo tratamento experimental. As principais fontes para os dois primeiros livros (Jogo, Fantasia e Imitação na Infância 1951 e As Origens da Inteligência nas Crianças 1952) foram observações dos seus três filhos, nascidos entre 1925 e 1931. Piaget foi um pesquisador incansável ate sua morte em 1980, ele seguiu um árduo plano, de trabalho.

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO

Estágio da inteligência sensório-motora: (0 – 2 anos). Durante este estagio, o comportamento é basicamente motor. A criança ainda não representa eventos internamente e não “pensa” conceitualmente; apesar disso, o desenvolvimento “cognitivo” é constatado à medida que os esquemas são construídos.

Estágio do pensamento pré-operatório: (2 – 7 anos). Este estágio e caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação e pelo rápido desenvolvimento conceitual. O raciocínio, neste estagio, é pré-lógico ou semilógico.

Estágio das operações concretas: (7 – 11 anos). Durante este período, a criança desenvolve a capacidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos, no presente.

Estágio das operações formais: (12 em diante). Neste estágio, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento, e as crianças tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com