TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos lúdicos

Por:   •  22/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLÁUDIA DE CARVALHO

OS JOGOS E BRINCADEIRAS AUXILIANDO

NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD Segunda Licenciatura

JOINVILLE

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLÁUDIA CARVALHO

OS JOGOS E BRINCADEIRAS AUXILIANDO

NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Documento de orientação para a organização do Trabalho de Conclusão de Curso.

Curso: Licenciatura em Pedagogia – EAD segunda licenciatura.

JOINVILLE

2017

RESUMO

O presente projeto foi elaborado a partir de uma pesquisa de caráter bibliográfico para conclusão do curso de segunda licenciatura do curso de pedagogia, tendo como objetivo descrever a importância das brincadeiras e jogos no processo de aprendizagem, ou seja, mostrar-se-á a importância das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e socialização das crianças através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras como uma forma de aprendizagem. O ato de brincar tem extrema importância, pois este, tem fatores relevantes e fundamentais para que sejam desenvolvidas aptidões físicas e cognitivas das crianças. Neste processo, não há limitação para que possam repassar informações, e para que o aprendizado ocorra, deste modo os jogos e brincadeiras podem ajudar a criança a tomar consciência sobre si mesma, os outros e também sobre a sociedade. Constatou-se que, no processo ensino-aprendizagem com a participação ativa através do lúdico, a criança aprende facilmente. Os jogos não devem ser vistos, de certa forma, como simples entretenimento, mas também, como atividades que possibilitam o processo de aprendizagem e o desenvolvimento infantil e infanto-juvenil, proporcionando que estes aprendam de forma prazerosa e significativa.

PALAVRAS-CHAVE: Brincadeiras; Aprendizagem; Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa consiste em descrever como as brincadeiras e os jogos contribuem para o processo de aprendizagem das crianças baseado em pesquisas e livros bases que sejam referência no assunto, apresentar uma comparação dos benefícios que este processo trará para a humanidade.

Para atingir o objetivo supracitado, será necessário avaliar a importância do tema no atual cenário da educação pedagógica. Este processo dar-se-á baseado nos pressupostos teóricos da área. A importância e os benefícios das brincadeiras e jogos no processo de aprendizagem, descrevendo a relação entres estas para que haja superação das dificuldades no progresso de desenvolvimento das crianças.

“O brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, apreendem o espírito de grupo, aprendem a tomar decisões e percebem melhor o mundo dos adultos. Sistematizar o brincar significa uma reorganização da prática pedagógica desempenhada pelo professor, prática essa que deve abandonar os moldes da educação bancária e absorver o lúdico através dos jogos como o instrumento principal para o desenvolvimento da criança.” (PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA, 2012).

Nossa sociedade atual, que é composta por um sistema extremamente capitalista, influenciando todos, inclusive as crianças, controlando e exercendo poder através de meios de comunicação, principalmente a Internet e a televisão.

Uma alternativa para burlar essa influência está nas brincadeiras e no lúdico de uma forma geral, onde as crianças trabalham além do desenvolvimento corpóreo, também a interação com os outros. A criança tem uma característica que é fundamental neste processo. O ato de entrar no mundo dos sonhos e fábulas, normalmente utilizando estes como pontes para brincadeiras. Enquanto brinca, a criança se expressa, mostrando seu íntimo, seus sentimentos e sua afetividade.

“A educação tem por objetivo principal formar cidadãos críticos e criativos com condições aptas para inventar e ser capazes de construir cada vez mais novos conhecimentos. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente aprimorando seus métodos de ensino para a melhoria da educação. O lúdico é um desses métodos que está sendo trabalhado na prática pedagógica, contribuindo para o aprendizado do alunado possibilitando ao educador o preparo de aulas dinâmicas fazendo com que o aluno interaja mais em sala de aula, pois cresce a vontade de aprender, seu interesse ao conteúdo aumenta e dessa maneira ele realmente aprende o que foi proposto a ser ensinado.” (LISBOA, 2017).

Este tema é atualmente de extrema relevância para a sociedade contemporânea, pois o ato de brincar mostra-se tão importante para a criança assim como o trabalhar para um adulto. Encontramos portanto, a explicação para extrema dedicação da criança em relação ao brincar. Brincando ela descobre o mundo, vivencia leis, regras, experimenta sensações.

Enquanto a criança brinca, a mesma amplia sua capacidade corpórea através da percepção de si como um ser incluso na sociedade, no espaço em que está inserida e a capacidade de raciocínio, tendo em vista que, consequentemente a aprendizagem ocorre fisicamente e mentalmente.

Segundo CUNHA (1994), a ludicidade oferece uma “situação de aprendizagem delicada”, ou seja, que o professor precisa nutrir o interesse do aluno, sendo capaz de respeitar o grau de desenvolvimento das múltiplas inteligências. Caso isto não ocorra, a atividade lúdica desprende-se completamente de sua riqueza e seu valor, além de que o professor deve gostar de trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com