TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos pedagógicos

Por:   •  27/10/2015  •  Dissertação  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO PEDAGÓGICO

TEMA: História e Geografia

TÍTULO: Dominó Indígena

DÍSCIPLINA: Geografia

FAIXA ETÁRIA: Ensino Fundamental (1º ano).

TEMPO ESTIMADO: indeterminado, de acordo com o interesse da criança.

JUSTIFICATIVA

A vontade de recriar um jogo tão clássico foi tentar transmitir para as crianças o prazer que o mesmo causa

Pensando na disciplina proposta para esse projeto e aproveitando para ensinar as crianças um pouco dos povos primitivos do nosso Brasil, resolvemos criar um dominó indígena, onde apresentaremos a criança um pouco da cultura dos índios, podendo contextualizar comparando com a cultura atual, com isso os alunos podem tirar suas próprias conclusões demonstrando seu lado opinativo e comparativo ao perceber sozinhos a evolução que tivemos até hoje.

OBJETIVO

Ao trabalhar a cultura indígena através de jogos, mudamos um pouco a rotina de apenas contar fatos, fazendo com que a aula não fica apenas repleta de informações, haverá um estimulo ao aluno para prosseguir no estudo do assunto, já que teremos um auxílio lúdico, e será necessário usar todas as peças do jogo para haver um ganhador, e acima de tudo é preciso que o professor transmita o respeito por tal cultura, para que as crianças façam o mesmo.

METODOLOGIA

De início é necessário saber tudo a respeito da bagagem que o aluno traz consigo sobre o assunto, para assim iniciar à atividade.

Na sala, forme grupos de duas crianças. Distribua as cartinhas de forma exata para os competidores, pedindo ajuda as crianças para separar igualmente as peças do jogo. O aluno escolhido para iniciar a brincadeira, lança a primeira cartinha e seu parceiro de jogo continua de acordo com o que está determinado na primeira, continuando a história da cultura, ou seja, relacionar a palavra à gravura, por exemplo, caso não tenha a cartinha que faça o par é necessário passar a vez para o amiguinho dando uma chance maio para que o adversário ganhe que é em jogadas assim que a criança começa a prestar atenção em cada movimento e pode até formular estratégias, dependendo do nível que a criança está.

Ganha a partida quem ficar primeiro sem as cartinhas.

RECURSOS

Cola, tesoura, papel cartão, gravuras e ou palavras chaves sobre o tema “o povo indígena”.

AVALIAÇÃO

A professora poderá avaliar esse jogo não apenas na disciplina de história, mas na de Português, sondando o nível de leitura, interpretação e até mesmo a percepção de estratégias, para a avaliação voltada para o lado da história é preciso observar os comentários feito pelas crianças do que mudou hoje em dia e questionar se para elas hoje está mais fácil ou difícil em relação à cultura vista, dando ênfase ao assunto modo de vida, ou seja, é o melhor caçar pra sobreviver ou ter tudo pronto? A aula se tornará divertida e produtiva e os comentários com certeza agradará quem está participando da roda de conversa sobre o tema.

TEMA: História e Geografia

TÍTULO: Localize-se rápido

DÍSCIPLINA: Geografia

FAIXA ETÁRIA: Ensino Fundamental (2º ano).

TEMPO ESTIMADO: indeterminado, de acordo com o interesse da criança.

JUSTIFICATIVA

A intenção de criarmos esse jogo foi pensando no lúdico durante as aulas de geografia, resgatando também brincadeiras antigas.

Para a realização do mesmo, fizemos a junção de dois jogos para desenvolver nossa idéia, relembrando tempos onde crianças se divertiam através do auxílio de um papel e de uma caneta, ou seja, o famoso jogo “stop”, sendo assim, será possível aprender brincando, trazendo de volta uma infância que nos tempos de hoje, está ficando esquecida cada vez mais cedo, mostrando para nossos alunos que temos outras coisas para fazer, além das apresentadas pelas tecnologias, teremos também o jogo de dardos que definirá o ponto de partida para nossa atividade.

OBJETIVO

Desenvolver nas crianças motivos para exercitarem o que aprenderam sobre mapas, colocando opções como continentes, país, estados e cidades, e fazerem a lembrar da localização exata de acordo com as inicias do nosso alfabeto, trabalhando a escrita, a memória, o conhecimento geral, e a localização espacial, entrando literalmente na nossa matéria inicial que é a geografia.

METODOLOGIA

De acordo com nosso princípio para a atividade, e como já falado, teremos dois jogos de apoio, após uma aula de localização espacial, usaremos os jogos como um meio a mais de aprendizado.

De início usaremos folhas em brancos, divididas em cinco partes, cada qual com as determinadas localizações: continentes, país, estados e cidades, além de conter uma coluna reservada para escrever a letra escolhida, dando início assim a nosso primeiro jogo, o antigo stop, e prosseguiremos com o auxílio do jogo de dardos, nosso segundo jogo para essa aula, onde nossa base do jogo invés de conter pontos, como o jogo tradicional, terá anexado à mesma localização escrita no stop: continentes, país, estados e cidades.

A sala será dividida em dois grupos, o grupo feminino e masculino, onde um aluno por vez de cada grupo irá arremessar o dardo definindo de que ponto partirá a localização.

Enquanto isso o outro grupo, tirará de uma pequena caixa, um papel que contém uma letra do alfabeto, sendo a letra que restringirá os nomes possíveis a serem colocados no papel. Exemplo:

O grupo A arremessou o dardo e acertou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com