TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

L ICENCIATURA EM PEDAGOGIA PRODUÇÃO TEXTUAL SEMANA CULTURAL

Por:   •  31/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.387 Palavras (14 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 14

                                       LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

                                                 PRODUÇÃO TEXTUAL

                                                       SEMANA CULTURAL

                                             

                                             

                                              Andrea Dos Anjos Silva Gomes

                                                                        Volta Redonda

                                                                                  2022

                                                               PRODUÇÃO TEXTUAL

                                                        Semana Cultural

                                      Andrea Dos Anjos Silva Gomes

                                                                                              Trabalho a faculdade Anhanguera,

                                                                                               como requisito parcial à

                                                                                               aprovação no  quinto semestre do  

                                                                                               curso de   Licenciatura em Pedagogia

                                                                 Volta Redonda

                                                                        2022

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO _____________________________________ 04

2.        DESENVOLVIMENTO _______________________________ 05

3.        CONCLUSÃO ______________________________________ 09

4.        REFERÊNCIAS _____________________________________ 10

  1. Introdução

Durante os primeiros anos  do ensino fundamental, é importante apreciar e vivenciar as artes, principalmente como atividades que podem ser vivenciadas com os alunos, por isso é essencial que as crianças possam conviver com diferentes artes, culturas e cientistas no cotidiano escolar, possível, a partir de diversas experiências, que experimentam diferentes formas de expressão e linguagem, como arte artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia, etc.),  música,  teatro,  dança e  audiovisual, entre outras.

Ao longo do ensino fundamental, os alunos poderão desenvolver habilidades estéticas e artísticas para aprofundar gradativamente sua exposição ao maior número de formas e conteúdos artísticos em sua linguagem, tais como: artes visuais, dança, música e teatro,  da própria produção artística e em relação ao patrimônio artístico. Refletindo isso em um cenário tecnológico, destaca-se que os eventos escolares são cruciais para estimular o engajamento dos alunos, promover atividades dinâmicas para romper com a rotina e promover o envolvimento da família e a interação entre a comunidade escolar, em tempos de isolamento social, atividades como esta , online, também são ótimas alternativas para a escola.

A arte está preocupada com a prática da arte, com o processo criativo, com o aspecto da experiência. Requer, portanto, propostas doutrinárias que se concentrem na performance, nas ações das crianças, para ampliar sua leitura  e compreensão de si mesmas e do mundo em que vivem.

  1. DESENVOLVIMENTO

A importância de um projeto para os alunos é relevante para sua aprendizagem, pois é provável que eles conheçam diferentes gêneros de escrita, os autores e suas obras, apreciem os diferentes estilos de escrita, diferentes formas e apreciem textos de qualidade, previamente selecionados por um professor que compartilha com você seus critérios de seleção, neste caso o gênero de poesia que é o mais explicado.

A poesia tem o poder de tocar as pessoas e, nesse sentido, ressalta-se a importância das relações de  gênero durante a escolarização, pois esta deve levar em conta tanto a recepção quanto às contribuições da poesia para essa nova concepção de leitura, antes. É fundamental refletir sobre a abordagem da poesia em sala de aula, bem como conhecer os caminhos que os professores têm trilhado nesse processo de aprendizagem.

Segundo Averbuck e Zilberman (2010), por meio da arte é possível entrar em contato com problemas sociais que de alguma forma se tornam complexos e  não pertencem à gramática.

Filipouski (2016), deixa claro que o papel das escolas não é formar poetas, embora isso possa ser, mas dar aos alunos a liberdade de criar, expressar e desenvolver a imaginação.

Filho (2010) destaca que por meio de histórias literárias, pode-se descobrir outros lugares, tempos diferentes, formas diferentes de agir e ser, regras diferentes, moral diferente, outro ponto de vista. Isso é aprender história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia e muito mais. sem saber seu nome, muito menos pensar que se parece com uma classe.

Averbuck (2010) acrescenta que quanto mais diversos os textos literários apresentados aos alunos, mas eles vivenciaram esse universo de  beleza, magia e emoção sinistra.

Zilberman (2010), refletindo sobre a afirmação de Averbuck citada acima, aponta em sua pesquisa que formar leitores, especialmente leitores de poesia, envolve alocar tempo e criar ambiente propício à leitura literária, em atividades de finalidade social, reforçadas pelo indivíduo. a leitura silenciosa, promove a exposição a uma variedade de textos em que  os alunos podem encontrar respostas às suas inquietações, interesses e expectativas, leitura que não se limita a uma análise prática abrangente, sejam excertos ou trabalhos acabados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (771.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com