TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Semana Cultural

Por:   •  16/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        LEITURA DOS ARTIGOS        4

2.2 PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL        5

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

A elaboração do portfólio é baseada em uma situação geradora de aprendizagem baseadas aos conteúdos trabalhados no semestre letivo do 5º  semestre  referente as disciplinas Aprendizagem da Língua Portuguesa, Aprendizagem de Ciências Naturais, Literatura Infanto Juvenil, Legislação Educacional, Aprendizagem da Geografia e História e Estagio Curricular Obrigatório ll: Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Falaremos sobre o caso da professora Gabriela que trabalha como professora no ensino fundamental dos anos iniciais que em meio a pandemia deu continuidade em um ensino remoto e todas as observações feita pela professora.

Trabalhando com os projetos interdisciplinares, visando varias competências e habilidades do professor. Veremos a construção do conhecimento, a criatividade, o senso cientifico, desenvolvendo assim a autoconfiança e autoestima do aluno.

Contudo, a professora Gabriela irá apresentar a Semana Cultural Virtual para os alunos com o objetivo de conhecer diversas expressões artísticas e estimulando os alunos a participarem das atividades escolares remota.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. LEITURA DOS ARTIGOS

        O projeto pedagógico tem como proposta interdisciplinar acabar com o ensino da pedagogia tradicional. Deixando de lado o papel e a caneta e fazendo com que o aluno assumo o papel de autor do processo.

        Nesse processo é necessário que o professor deixe de lado todo o modo de ensino rígido e tradicional e aprenda a inovar, abrindo a sua visão para essa nova maneira de aplicar os conteúdos.

        Para o professor é necessário acreditar que o objetivo principal do projeto é criar oportunidades ao alunos, para que se aprofundem no conhecimento em o foco em atividades e procedimentos que reforcem os alunos a terem reflexões sobre as atividades passadas e a terem desenvoltura no falar, se posicionar e argumentar em público, assim desenvolvendo diversas habilidades e competências que extrema importância para a resolução de problemas.

        O projeto interdisciplinar é uma forma de estudo e de pesquisa realizada de maneira individual ou em grupo, que exigem dos alunos, responsabilidade, determinação, cooperação e relações em grupo. Uma ferramenta que junto com a pratica, a informação, a reflexão e a discussão deve estar em sintonia com o currículo escolar e todos os seus conteúdos.

        Sendo assim, o projeto realizado e organizado por professores competentes conseguem estabelecer a relação entre o aluno e o objeto do conhecimento e assim conseguindo estabelecer a relação interdisciplinar, mostrando que há diversos caminhos para que consiga chegar no objetivo que é o saber.

        

2.2 PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL

        

        No elaborar do projeto conseguimos observar que se faz necessário seguir critérios. Dai a necessidade de realizar um planejamento, onde conseguimos observar o problema, a justificativa, os objetivos, a metodologia e a avaliação já que é um projeto pedagógico.

        A competência do projeto dependera das ações práticas desenvolvidas como” atividades pedagógicas” relacionado aos conteúdos escolares, com o objetivo de ampliar e aprofunda-los. Segundo Martins (2007, p.39) qualquer projeto pedagógico será importante para o ensino de ensino e aprendizagem se for concebido e executado a partir:

  • Da necessidade dele, com relação ao professor ou aos alunos, para explorar e compreender um tema, realizar algo, ou conhecer um fato que atrai a atenção;
  • Da mobilização das competências cognitivas e das habilidades dos alunos, para investigar informações, trocar ideias e experiências sobre determinados assuntos;
  • Dos conceitos a serem adquiridos que contribuirão com as disciplinas curriculares ampliando seus significados e sua importância na escola e pelo registro sistemático dos resultados obtidos;
  • Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e objeto de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa.

        O ponto de partida para implementação de uma pedagogia por meio de projetos interdisciplinares é o professor perceber a necessidade de mudanças de atitudes optar por “reaprender a ser professor. Acostuma-se, em suas atividades, a procurar ver mais longe, a estar atento as mudanças que o mundo de amanha exigira dos nossos alunos”. (Ibid, p.39).

        Portanto o professor deve abandonar o papel de um simples repassador em sala de aula e de conhecimento já elaborados, para se tornar um organizador do processo de construção do conhecimento, facilitador do processo de aprender de seus alunos.

                Fundamentando as propostas do sociólogo da educação perrenoud “a meta principal da escola não deve ser o desenvolvimento do aluno pelo ensino de conteúdos disciplinares fragmentados, mas o desenvolvimento das competências pessoais” (Apud, Martins, 2007, p. 40).

                De acordo com esse pensamento de perrendoud (2000), no contexto escolar, a organização deve se preocupar, sobretudo com as competências e não apenas com o ensino das disciplinas.

                Na verdade, a aprendizagem de conhecimentos científicos já elaborados, em certas medida, é importante, mas não se constituem em um fim em si mesmo. Eles devem viabilizar o desenvolvimento de competências em um fim em si capacidade de mobilizar esses saberes para resolver novas situações-problemas. Assim, o ensino das diferentes disciplinas, por meio de projetos interdisciplinares devem, as competências são além do previsto, uma vez que se referem a vivencias de futuras situações. Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem deve desenvolver, segundo Martins (2007, p.40 – 41):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com