TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Semana Cultural

Por:   •  25/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

anhanguera EDUCACIONAL

SUPERIOR DE PEDAGOGIA

Talitha Braga Franco

SEMANA CULTURAL

Guarulhos

2022

Talitha Braga Franco

                                                        Ra: 28019548

SEMANA CULTURAL

Trabalho de Atividades Interdisciplinares apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Educação e Artes, Aprendizagem da Língua Portuguesa, Aprendizagem das Ciências Naturais, Legislação Educacional, Literatura Infanto-Juvenil, Aprendizagem de Geografia e História, Estudo Dirigido – Educação Ambiental, e Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento. 4° Semestre.

.

Tutor à Distância: Cilene Maria Cortez

Guarulhos

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 SEMANA CULTURAL        5

2.2 PROJETO INTERDISCIPLINAR        5

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        10

1  INTRODUÇÃO        

Nos anos iniciais do ensino fundamental deve-se considerar de forma significativa, as apreciações e experiências artísticas especialmente as que podem ser vivenciadas com os alunos, por isso é essencial que as crianças possam conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e cientificas no cotidiano no âmbito escolar, dentro das várias experiências vivenciadas, obtêm-se diversas formas de linguagens e expressão tais como as artes visuais, (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Ao longo do ensino fundamental, os alunos poderão desenvolver competências estéticas e artísticas de forma que aprofundem progressivamente o contato com o maior número de formas e conteúdos. Refletindo nisto num cenário tecnológico, pode-se destacar que eventos escolares são de grande importância, estimulando o engajamento dos alunos, dinâmica para sair da rotina e promover a participação da família e a interação entre a comunidade escolar.

É bastante significativo, o professor de arte entenda que sair da sala de aula e não ficar isolado entre as paredes da escola facilitaria a sensibilização da criança nos processos expressivos e culturais. Sugere-se então, interagir com os espaços culturais, museus, e outras instituições que produzem esse tipo de saber, para “buscar” os conteúdos apropriados para o ato de “brincar aprendendo”, com liberdade cognitiva na expressão de sentimento. Desse ato de “brincar” por meio do ensino da arte, conduz a criança a vivenciar-se, perceber-se e reconhecer-se, estimulando a sua natureza, elevando a autoestima, e fazendo com que reconheça o seu valor. O brincar e experimentar na arte, assim como experimentar vários materiais não estruturados – sucatas, cacos e outros elementos de composição – cria situações planejadas não fixas, alteradas em seu próprio movimento, criando possibilidades da emersão do talento artístico, tornando o espaço escolar num espaço de experimentação, que educa e transforma. A experiência transformadora pode ser iniciada pela pintura, livro, desenho, música, teatro, dança, tecnologia ou todo qualquer impulso que diz “heureca”. A arte pode ser utilizada como estratégia para atingir esse caminho e um bom Professor de Arte tem a capacidade de colocar a criança nesse lugar – no espaço de experimentação.  

2  DESENVOLVIMENTO

2.1  SEMANA CULTURAL

 

A Interdisciplinaridade é um dos principais mecanismos para fazer uma relação entre as matérias dadas e mostrar como os conhecimentos são interdependentes. A educação interdisciplinar é importante no processo da formação dos alunos, pois ensina a relação entre as diferentes áreas de conhecimento, garante maior interação entre os alunos, destes os professores, sem falar na experiência.

Sabemos que o Processo educacional consiste em um processo dinâmico, criativo e continuo. No contexto escolar devem-se oferecer aos alunos atividades, interessantes, curiosas, dinâmicas e atuais. Sendo assim torna-se necessário a aplicação de projetos interdisciplinares e contextualizados, para tanto, será apresentado o Projeto da Semana Cultural, voltado para a Cultura Indígena.

O projeto será dividido em cinco dias; com inicio na segunda-feira, terminando na sexta-feira, abordando as seguintes disciplinas: História; Geografia; Legislação Educacional; Literatura infanto-juvenil; Alfabetização e Letramento; Aprendizagem de Língua Portuguesa; Aprendizagem de Ciências; Educação Ambiental e Educação e Artes.

2.2   PROJETO INTERDISCIPLINAR

Tema do projeto

Cultura Indígena

Público-alvo

4ª Ano - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Justificativa

Conhecer práticas e peculiaridades da etnia indígena de acordo com cada matéria.

Objetivo geral

  • Objetivo geral Integrar o tema relacionada as matérias do 4° ano; reconhecer a importância das contribuições feitas por povos indígenas; conhecer e analisar os hábitos analisando costumes dos indígenas e reconhecer a cultura indígena como parte integrante da nossa cultura

Objetivos específicos

Promover um olhar crítico das crianças sobre a vivência indígena; valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade e reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Metodologia

Segunda-feira: Matérias- História, Geografia e Legislação Educacional

O Professor deve iniciar a aula informando sobre a “Semana da Cultural da Cultura Indígena”. Com isso, compartilhar o vídeo auto-explicativo sobre os Povos Indígenas. ( Arquivo Pessoal do Professor). 

Ao término promover um debate livre sobre o que os alunos observaram em relação a história dos índios e onde eles vivem, em sua maioria( Geografia). Após o debate o professor deverá explicar de forma clara a importância da Cultura Indígena e os direitos que possuem perante a sociedade. Citar a mudança na legislação que resultou na Lei 10.639/03 e abordar uma breve reflexão. O Professor deve terminar pedindo que a turma Pesquisa sobre a Cultura Indígena e seus Costumes.

Terça-feira: Matérias- Literatura Infanto-Juvenil e Alfabetização e Letramento.

O Professor deve iniciar como uma breve revisão passada anteriormente. Apresentar o livro “O tupi que você fala” compartilhando um vídeo com a leitura virtual (O TUPI QUE VOCÊ FALA - YouTube). Ao termino da leitura, pedir que cada criança pegue uma folha e iniciar com a sondagem alfabética dos alunos com o ditado, utilizando palavras ditas no livro apresentado. Ditado com 10 palavras. Para finalizar, promover a interação com o Jogo online entre conectar o nome e a figura no Link .

Quarta-feira: Aprendizagem de Língua Portuguesa

Iniciar a aula de Português com uma breve explicação com o que já foi discutido em sala de aula. Dar inicio a aula de português coma apresentação do livro YAMÃ, Y. Sehaypóri - O Livro Sagrado do Povo Saterê – Mawé. Ed. Peirópolis. 2007

Promover um debate sobre o Livro, pedir que os alunos peguem folha e estojo para iniciar questões relacionadas à interpretação de texto. Os alunos irão refletir sobre as substituições lexicais que visam evitar repetições e que contribuem para a continuidade do texto. Nesta atividade serão trabalhados os substantivos e seus sinônimos.

Quinta-feira: Matérias- aprendizagem de ciência e educação Ambiental

Continuidade na “Semana Cultural Indígena”; identificar ao redor de sua casa as ações humanas no meio ambiente e pesquisar formas de preservação da biodiversidade. Retratar a observação e pesquisa em forma de cartaz; Promover a exposição para o restante da escola na feira da Semana Cultural.

Sexta-feira : Matérias- Educação e Artes.

Encerramento da Semana Cultural Indígena; Confeccionar coma sala um índio coma técnica de dobradura Origami 2: Índio (rosto) (baudasdobraduras.blogspot.com).

Assim como os indígenas, vamos fazer uma horta? Sugerir que plante feijão e informar aos alunos que é necessário acompanhar o processo de desenvolvimento do vegetal, falando da importância do cuidar para que cresça e germine saudável.

Encerrando com uma exposição, todas as atividades elaboradas pela sala.

Recursos didáticos

Computador; pen drive; folha A4; Caneta; Notebook; Cola; lápis de cor; cartolina; Feijão; algodão e copos descartáveis.

Avaliação

O processo Avaliativo será observacional em todos os momentos, se os objetivos foram alcançados e intervenções se necessárias. Serão utilizados trabalhos de pesquisa e prova escrita.

Referências

(O TUPI QUE VOCÊ FALA - YouTube acesso em 29 de Abr. de 22

. Acesso 29 de Abr. 22

ATIVIDADE EDUCATIVAS. Alimentos dos Índios Guaranis.

Disponível em:<<https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?

id=8227>Acesso em: 29 de abril de 22.

ATIVIDADE EDUCATIVAS. Pescaria do Índio. Disponível em:<https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?

id=7738>Acesso em: 29 de Abr. de 22.

livro YAMÃ, Y. Sehaypóri - O Livro Sagrado do Povo Saterê – Mawé. Ed. Peirópolis. 2007

Técnica de dobradura Origami 2: Índio (rosto) (baudasdobraduras.blogspot.com).

3 CONCLUSÃO

Pode-se afirmar que o trabalho de realização deste Portfólio Interdisciplinar  trouxe o conhecimento e a experiência teóricas necessárias para melhor atuação no mercado de trabalho, visando um melhor desempenho na atuação das práticas educacionais. Por meio da realização e confecção de planos de aula abordando os temas relacionados à população indígena, neste trabalho, teve como foco a compreensão acerca do planejamento escolar e adaptações a serem realizadas visando às normas relacionadas à pandemia que se enfrenta atualmente. Além do planejamento, este portfólio levantou questões acerca da Cultura Indígena Brasileira que deve ser colocada em evidência, principalmente no âmbito educacional. Por meio da leitura dos artigos indicados, obteve-se maior entendimento acerca dos documentos que regem e norteiam a educação brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com