TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL VIRTUAL

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  1.364 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Pitágoras Unopar

ALINE NASCIMENTO DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR:

SEMANA CULTURAL VIRTUAL

Candeias – BA.

2021.

ALINE NASCIMENTO DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR:

SEMANA CULTURAL VIRTUAL

Portfolio apresentado ao Curso de Pedagogia Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para todas as disciplinas do 5º semestre.

Candeias – BA.

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

Leitura Dos Artigos        4

2.2 PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL VIRTUAL        6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Nos anos iniciais do ensino fundamental deve-se considerar de forma significativa as apreciações e experiências artísticas, especialmente as que podem ser vivenciadas com alunos, por isso é essencial que as crianças possam conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no dia-a-dia da escola, possibilitando, a partir de experiências diversificadas, que vivenciem diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras

Ao longo do ensino fundamental, os alunos poderão desenvolver competências estéticas e artísticas de forma que aprofundem progressivamente o contato com o maior número de formas e conteúdo de arte nas suas linguagens, tais como: artes visuais, dança, música e teatro, diante da própria produção de arte e no contato com o patrimônio artístico. Refletindo isto num cenário de tecnologias destaca-se que eventos escolares são muito importantes para estimular o engajamento dos alunos, promover atividades dinâmicas para sair da rotina e promover a participação da família e a interação entre a comunidade escolar, em tempos de isolamento social as atividades assim, on-line, também são ótimas alternativas para a escola. 

Arte tem a ver com prática artística, com processo criativo, com aspecto vivencial. Requer, portanto, propostas didáticas focadas no fazer, na ação das crianças, tendo em vista ampliarem o repertório de leitura delas e a capacidade de compreensão, de si e do mundo em que vivem.

  1. DESENVOLVIMENTO

A importância de projeto com alunos vai ao encontro da aprendizagem dos mesmos, pois eles têm a oportunidade de conhecer diversos gêneros textuais, escritores e suas obras, valorizando diferentes estilos e apreciando textos de qualidade, previamente selecionados pelo professor, que compartilha com elas os critérios de sua escolha, sendo neste caso o gênero poético o mais explanado.

De acordo com Averbuck e Zilberman (2010), através das artes pode-se entrar em contato com os temas da sociedade que de certa forma se tornam complexos, e que não pertencem aos livros gramaticais.

Averbuck (2010) acrescenta que quanto maior for a diversificação dos textos literários apresentados aos alunos, maior será a experiência que ele terá com este universo de singular beleza, magia e emoção.

Zilberman (2010), contemplando a colocação de Averbuck acima mencionada, pontua em seus estudos que formar leitores, especialmente, leitores poéticos, implica destinar tempo e criar ambientes favoráveis à leitura literária, em atividades que tenham finalidade social, que se consolidem através de leitura silenciosa individual, promovendo o contato com textos variados nos quais os alunos possam encontrar respostas para as suas inquietações, interesses e expectativas, pois ler não se restringe à prática exaustiva de análise, quer de excertos, quer de obras completas.

Neste sentido, as diferentes expressões artísticas, passam a ser um convite à liberdade de expressão, onde os alunos     podem expressar seus sentimentos, descobrir e compreender melhor suas próprias emoções. Quando os alunos têm acesso às poesias, eles passam a visualizar de forma mais clara sentimentos que têm em relação ao mundo, pois as histórias trabalham problemas existenciais, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

Para Zilberman (2010), a expressão artística é a junção entre o ler e as alturas, é conhecer a vida, é viajar no tempo e no espaço, conhecer o mundo sem se preocupar com o combustível; é vencer a força da gravidade, sem lutar e sem se mover.

É nessa perspectiva que Martins (2010) reflete e enfatiza que durante a expressão artística, faz-se necessária a interação entre os educandos o professor e o universo literário, sendo que o educador é o responsável por essa interação, pois ele é mediador no processamento da prática leitora.  A expressão artística é um ato individual de produção de sentidos, num contexto que se configura mediante a interação entre autor e leitor e que, portanto, serão diferentes, para cada leitor, dependendo de seus conhecimentos, interesses e objetivos do momento da leitura e principalmente da diversidade de contos oferecida.

PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL VIRTUAL

Tem-se aqui a realização de uma proposta de Projeto interdisciplinar que reflita a realização de uma Semana Cultural Virtual voltada aos anos iniciais do ensino fundamental contemplando aspectos culturais e sociais do contexto existencial do aluno. Delimita-se, então, que com o projeto abordar-se-á a recursos linguísticos de forma intrínseca às poesias literárias, oferendo ao educando a capacidade de ampliar suas competências linguísticas, desenvolver sua expressão, colocando-se “dentro” do poema como protagonista da história e da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com