TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Por:   •  22/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.580 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

 

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Concepção de Leitura

Há  três tipos de concepção de leitura, com foco no autor, foco no texto e a de interação autor-texto-leitor/interlocutor , sendo esta última adequada à efetiva compreensão textual. Onde podemos dizer que a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, é a capacidade do homem de entender um texto escrito, o meio que dispomos para adquirir informações, portanto durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor raciocina de forma contínua, entendendo o significado que não aparecem diretamente na mensagem do texto, tambem podemos dizer que a leitura, quando já temos conhecimento no assunto abordado, acrescenta algo a aquilo que já sabemos, ou se é algo novo nos permite mergulhar no desconhecido, adquirindo mais bagagem de informações e conhecimento, se não lingüístico ou didático podemos também obter maior conhecimento de mundo e mundo partilhado, ou mesmo realizarmos uma leitura de mero entretenimento, prazer ou diversão.

Para que possamos nos envolver na atividade que nos levará a compreender um texto escrito, é importante verificar que este tem sentido, verificar a estrutura textual, do que se trata o texto examinando o enunciado, ou mesmo o titulo, para facilitar é bom  reconhecer a que gênero textual pertence o texto,  a leitura é fator importantíssimo na construção do conhecimento, daí sua importância como um processo contínuo que precisa ser praticado para ser aprendido.

“A idéia de leitura é normalmente restrita ao livro, ao jornal. Lêem-se palavras, e nada mais, diz o senso comum. As ciganas, contudo, dizem ler a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme. O fato é que, quando escapa dos limites do texto escrito, o homem não deixa necessariamente de ler. Lê o mapa astral, o teatro, a vida – forma a sua compreensão de realidade.”

(Maria Helena Martins, O que é leitura?)

Ler é compreender, e é diferente de interpretação, interpretar é superficial, compreender é ir  alem do  que esta escrito  é abranger fatores de coerência textual que não está explícito na leitura é entender as entre linhas, assim faremos uma leitura proficiente e competente. É uma necessidade que nos impulsiona a procurar diferentes tipos de leitura, sentimos necessidade de ler sempre na tentativa de encontrar soluções para as situações que se apresentam no cotidiano, e como há  diversos objetivos de leitura há vários  gêneros.

Estratégias de leitura

São métodos e estratégias que os leitores usam para adquirir a informação, é um ensino que parte de uma perspectiva construtivista, um incentivo à leitura.

Vejamos algumas estratégias:

Leitura em voz alta – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer  interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.                          
Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que lê. Esta prática desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que perceba.
Representação visual dos acontecimentos – à medida que lê, o indivíduo faz reproduções mentais acerca dos fatos. Dessa forma, o conteúdo é internalizado através das imagens obtidas através da leitura.
Antecipação das informações – diz respeito ao conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que lê. Assim, enquanto faz a leitura vai se lembrando do que já sabe sobre o tema abordado e presumindo o que virá a seguir.                                                                                                                                      Resumo – fazer uma síntese do texto à medida que lê.

Leitura e a produção de Sentidos

Antes de tudo, é preciso entender que um texto jamais poderá ser um amontoado de palavras, escritas sem organização e sem sentido, é imprescindível a interação autor-texto-leitor.

Na produção de sentidos, o leitor desempenha um papel ativo, sendo as inferências um processo  cognitivo relevante para esse tipo de atividade. Isto ocorre porque elas possibilitam a construção de novos conhecimentos a partir de dados previamente existentes na memória do interlocutor, os quais são ativados e relacionados às informações veiculadas pelo texto. Assim ocorre a ativação de conhecimento, havendo a pluralidade de sentidos do texto valendo-se, como falamos anteriormente, das experiências e o conhecimento tanto técnicos e específicos quanto de mundo do autor e leitor.

A pluralidade de leitura e sentidos considera as peculiariedades de cada indivíduo/leitor e seus diferentes conhecimentos para um mesmo texto no que diz respeito a interatividade do autor com o texto e o leitor, este tendo grande participação na formação do sentido.

Quando falamos também dos fatores de compreensão da leitura, sabemos que há vários e circunstâncias que as vezes podem facilitar ou não o desnvolvimento da compreesão. Como o conhecimento lingüistico, léxico, esquemas cognitivos, toda a sintuação em que o texto foi produzido e a gama cultural, incluindo porque não repetir  o conhecimento de mundo tanto do autor como do interlocutor/leitor.    

Leitura é atividade de produção de sentido. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc.


 

          A) REVISTA VEJA ON LINE 12/06/2011  [pic 1][pic 2][pic 3]

Seis escândalos sexuais recentes que abalaram os EUA

O “Weinergate”, caso em que uma foto erótica do deputado americano Anthony Weiner caiu no Twitter, foi um dos assuntos de destaque nos EUA, nos últimos dias. É o escândalo sexual da vez. Mas Weiner não é o primeiro a protagonizar um vexame nacional no cenário político americano. Desde o célebre caso do ex-presidente, Bill Clinton, que quase sofreu impeachment por causa de um “affair” com a estagiária da Casa Branca, Monica Levinsky, em 1998, ao ex-governador da Califórnia e ex-fortão de Hollywood, Arnold Schwarzenegger, que teve um filho com a empregada. Confira a lista dos seis principais episódios que sacudiram a política americana nos últimos anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (334 Kb)   docx (128.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com