TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e o sentidos do texto

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e os sentidos do texto

A leitura é de grande importância em nossa vida, pois é comprovada que com ela melhoramos a nossa comunicação agregamos mais palavra em nosso vocabulário, desenvolvemos desde a criatividade até a imaginação, conhecimentos e valores. Mas um texto ele pode ser interpretado pelo individuo de varias maneiras cada leitor com sua interpretação e é com isso que desenvolvemos o senso critico.

A leitura não precisa ser somente escrita ela também pode vir em forma de imagem, neste caso devemos captar a idéia do autor e decodificar a sua mensagem ou seja compreender o que o autor está querendo dizer.

Conforme é citado no livro ler e compreender (Ingedore Vilaça Koch e Vanda Maria Elias) o texto ele é visto como um produto só que do pensamento do autor, mas isto não significa que interpretação é subjetiva.o leitor o interpreta da mesma maneira. O autor sempre passa a mensagem, porém a

Exemplo:

Vendemos belíssimas flores raras em nossa loja. Nesta frase podemos concluir que a mensagem que o autor quer passar é que a loja dele vende flores bonitas e raras, porem o leitor pode ter sua própria interpretação.

- Nossa, eles vendem as flores raras e as mais bonitas do mundo.

Ou

- Nossa as flores daquela loja devem ser caras, porque são raras.

Cada leitor interpretou a frase da sua própria maneira, porém a mensagem principal que lá vende flores todos entendeu.

O texto como vimos pode ser interpretado de varias forma, isso depende muito do leitor, pois ele que irá dar o sentido a sua leitura. E os textos também podem ter outros sentidos como os que proporcionam sentimentos, emoções, tristeza, alegria dentre outros. Mas a leitura independente da forma que é interpretada nos faz conhecer personagens imaginários, lugares fantásticos e nos levam em viagens fenomenais, sem falar no desenvolvimento de habilidade que nos proporcionam. A leitura também pode ser cognitiva quando nosso subconsciente começa a imaginar as coisas que irão acontecer ao longo da leitura  ou até mesmo na vida cotidiana do ser humano.

É como a autora Isabel sole cita em sua entrevista “ser leitor significa ser capaz de ler textos muitos diversos para alcançar finalidades múltiplas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com