TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento na educação infantil

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 7

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO      ( ETAPA 4)

Letramento na educação infantil



A leitura frequente de histórias para crianças é, sem dúvida, a principal e indispensável atividade de letramento na educação infantil. Se adequadamente desenvolvida, essa atividade conduz a criança, desde muito pequena, a conhecimentos e habilidades fundamentais para a sua plena inserção no mundo da escrita.
Por um lado, esta é uma atividade que leva a criança a se familiarizar com a materialidade do texto escrito: conhecer o objeto livro ou revista, descobrir que as marcas na página - sequências de letras - escondem significados, que textos é que são "para ler", não as ilustrações, que as páginas são folheadas da direita para a esquerda, que os textos são lidos da esquerda para a direita e de cima para baixo, que os livros têm autor, ilustrador, editor, têm capa, lombada... Por outro lado, a leitura de histórias é uma atividade que enriquece o vocabulário da criança e proporciona o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos escritos, de inferência, de avaliação e de estabelecimento de relações entre fatos. Tais habilidades serão transferidas posteriormente para a leitura independente, quando a criança tornar-se apta a realizá-la.
Naturalmente, para que a leitura oral de histórias atinja esses objetivos, não basta que a história seja lida. É necessário que o objeto portador da história seja analisado com as crianças e sejam desenvolvidas estratégias de leitura, tais como: que a leitura seja precedida de perguntas de previsão a partir do título e das ilustrações; que seja propositadamente interrompida, em pontos pré-escolhidos, por perguntas de compreensão e de inferência; que seja acompanhada, ao término, por confronto com as previsões inicialmente feitas, por meio da avaliação de fatos, personagens, seus comportamentos e suas atitudes.
Outros gêneros de textos também devem ser objeto de leitura do adulto para as crianças: textos informativos (que podem ser lidos em busca de conhecimentos que as crianças revelem não ter, mas desejam adquirir), textos injuntivos (que orientam a prática de jogos e os comportamentos), textos publicitários, textos jornalísticos, histórias em quadrinhos, etc. Ou seja, na educação infantil, a criança pode e deve ser introduzida a diferentes gêneros, diferentes portadores de textos. Além disso, pode-se levá-la a identificar o objetivo de cada gênero, o leitor a que se destina, o modo específico de ler cada gênero.
Do mesmo modo, atividades de letramento com a escrita podem e devem ter presença frequente na educação infantil. A todo momento, surgem oportunidades de registrar algo como apoio à memória, de ditar para o adulto uma carta que se quer enviar a alguém, de construir um cartaz sobre um trabalho desenvolvido. Enfim, são inúmeras as situações que podem ser aproveitadas para que as crianças percebam a função da escrita para fins diversos e a utilizem em práticas de interação social.


.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO SEGUNDO ANA TEBEROSKI

A pesquisadora Ana Teberoski é uma das mais respeitadas autoras quando o tema trata de alfabetização, juntamente com Emília Ferreiro criou o livro A Psicogênese da Língua Escrita a partir dos estudos realizados pelas duas no final dos anos 70. A pesquisa tirou a alfabetização do âmbito escolar e o colocou também no âmbito psicológico.
As obras da psicogênese da língua escrita não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando à conclusões que puseram em questões os métodos tradicionais de ensino da leitura e escrita.
Emília Ferreiro se tornou referência para a educação brasileira, suas pesquisas concentram-se nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e escrita. Suas descobertas levam à conclusão de que a criança tem papel ativo na aprendizagem, pois constroem o próprio conhecimento.
A alfabetização e o letramento são hoje, um dos assuntos mais discutidos no âmbito Educacional, pois envolve de forma direta a aprendizagem da leitura e da escrita. Outro fator que gera constante discussão são os métodos de ensino que devem ser utilizados para promover o aprendizado das crianças, bem como, quais os processos que a criança precisa passar para adquirir as propriedades inerentes aos conhecimentos para aquisição da leitura e escrita.
O resultado da alfabetização deve ser muito mais que o domínio do alfabeto. Ser alfabetizado é dominar a linguagem escrita para resolver questões práticas, utilizá-la como um meio para adquirir novos conhecimentos e novas formas de compreensão e valorizar a virtude do literário. (TEBEROSKI; TOLCHINSKI, 2000, p.39)

PCN


Para que haja interação social é necessário o domínio da linguagem, tanto oral quanto escrita. Por tanto, um dos objetivos primordiais da escola é oferecer a todos os alunos o acesso ao saberes lingüísticos para que aconteça de forma agradável e natural o desenvolvimento individual de cada um.
Durante estudos e pesquisas foi constatado que os PCNs trazem a necessidade de se trabalhar textos diversificados, apesar de cada disciplina apresentar textos adequados ao seu conteúdo. Cabe ao educador ir além, interdisciplinar, mudar sua prática para adequar a realidade de seus educandos, preocupando-se na formação crítica eparticipativa, formando seres capazes de ler, escrever com autonomia e habilidade. 
É através dos textos que a criança vai aprendendo e adquirindo a habilidade da escrita e da leitura. A escrita é aprendida através da pratica e ao se trabalhar com os textos em sala de aula, o professor pode desenvolver esta prática em seus alunos aos poucos, desenvolvendo também a criatividade e estimulando os alunos a colocar no papel através da escrita, os sonhos, desejos e sentimentos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com