TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura infantil e juvenil

Por:   •  11/3/2018  •  Tese  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACIBRA – FACULDADE DE CIENCIAS DE WENCESLAU BRAZ

Curso de Pedagogia

Professor: Diego Magno Pires

Disciplina: Literatura Infanto-juvenil

Aluno:   ROGIANE GARCIA DOS SANTOS

Período: 4º

Natureza do Trabalho: Trabalho Avaliativo

Data: 14/12/2017

Valor: 20,0

  • Apostila 1 – Literatura Infanto-Juvenil
  1. Quais são os dois momentos da origem da Literatura Infantil? E quais seus objetivos? (1,0)

Os dois momentos são a escrita e a lendária. A lendária nasceu da necessidade que tinham as mães de se comunicar com seus filhos, de contar coisas que os rodeavam, sendo estas apenas contadas, não sendo registradas por escrito. Os primeiros livros infantis surgiram no século XVII, quando da escrita das histórias contadas oralmente. Foram obras de fundo satírico, concebidas por intelectuais que lutavam contra a opressão para estigmatizar e condenar usos, costumes e personagens que oprimiam o povo. Os autores, para não serem atingidos pela força do despotismo, foram obrigados a esconder suas intenções sob um manto fantasioso (Cademartori, 1994).

  1. Quem foi Perrault? Quais suas principais obras?(1,0)

Charles Perrault (1628-1703) foi um importante escritor francês, autor de grande número de contos infantis, com os livros "Mãe Gansa", "O Barba Azul", "Cinderela", "A Gata Borralheira", "O Gato de Botas" e outros.

  1. Quem foi Monteiro Lobato? Quais suas principais obras?(1,0)

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.

  1. Quem foi o precursor da Literatura Infantil no Brasil? Em que século?(1,0)

O precursor da literatura infantil foi Monteiro Lobato. No século xx.

  1. Qual a importância da relação entre a criança e a literatura?(1,0)

A criança que desde muito cedo entra em contato com a obra literária escrita para ela terá uma compreensão maior de si e do outro. Terá a oportunidade de desenvolver seu potencial criativo e ampliar os horizontes da cultura e do conhecimento, percebendo o mundo e a realidade que a cerca.

  1. Por que os alunos não têm o hábito de ler em nosso país?(1,0)

A maioria tem o primeiro contato com a literatura apenas quando chega à escola. E a partir daí, vira obrigação, pois infelizmente muitos de nossos professores não gostam de trabalhar com a literatura infantil e talvez desconheçam técnicas que ajudem a "dar vida às histórias" e que, consequentemente, produzam conhecimentos. Muitos não levam em conta o gosto e a faixa etária em que a criança se encontra, sendo que muitas vezes o livro indicado ou lido pelo professor está além das possibilidades de compreensão dela em termos de linguagem.

  1. Explicite algumas possibilidades de aprendizagem que o texto pode trazer.(1,0)

Uma história traz consigo inúmeras possibilidades de aprendizagem. Entre elas estão os valores apontados no texto, os quais poderão ser objeto de diálogo com as crianças, possibilitando a troca de opiniões e o desenvolvimento de sua capacidade de expressão. O estabelecimento de relações entre os comportamentos dos personagens da história e os comportamentos das próprias crianças em nossa sociedade possibilita ao professor desenvolver os múltiplos aspectos educativos da literatura infantil.

  1. Qual a importância do ensino da literatura através de projetos?(1,0)

É importante, pois, através de um ensino por projetos, que a literatura infantil ganhará um sentido maior na vida das crianças. O confronto de opiniões, a motivação, as interações sociais e o trabalho cooperativo possibilitarão à criança condições que asseguram o caráter formativo das atividades, através de uma boa orientação do professor, tendo a finalidade de esclarecer aos alunos o que devem fazer, como devem fazer, por que e para que fazer tal atividade ou ler este ou aquele livro. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias.

Vídeo 1 – PEDAGOGIA videoaula Literatura Infanto Juvenil Profa Regina Chicoski

  1. Quais são os três tipos de ilustração dos livros infanto-juvenis? Explicite.(2,0)

Os três tipos de ilustrações dos livros infantis são: superior ao texto, igual ao texto e inferior ao texto. O superior ao texto esta muito além do texto têm muitas informações via imagem e requer que o leitor olhe, veja e entenda o sentido. O igual ao texto é no mesmo nível. O que está no texto está na ilustração elas se completam. O inferior ao texto não acrescenta nenhuma informação.

Apostila 2 – Literatura Infantil e o discurso da diversidade

  1. Qual a importância de estudar literatura?(1,0)

É importante, pois, conhecer a literatura, os movimentos artísticos e culturais, além da cultura de massas, como o rádio, o jornal, a TV e o cinema é uma maneira de conhecermos a sociedade da época em que estes meios estão inseridos. Isto, porque, segundo Althusser (1996), estes elementos são responsáveis pela produção e reprodução de sentidos e, ou ideologia.

  1. O que são Aparelhos Ideológicos do Estado (AIEs)?(1,0)

Segundo Althusser (1996, p. 114): “Daremos o nome de Aparelhos Ideológicos do Estado a certo número de realidades que se apresentam ao observador imediato sob forma de instituições distintas e especializadas.” São estas instituições, as organizações sociais como: família, igreja, cultura, imprensa, sindicatos, que transformam os indivíduos em agentes disseminadores de determinados conceitos, tornando-os, portanto, sujeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com