TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  13/11/2018  •  Seminário  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Jessica Paulo

Patrícia Kath

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 1593) – Estágio Curricular Obrigatório I

04/11/18

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo abordar o tema lúdico no processo de ensino aprendizagem, evidenciando como a ludicidade auxilia a criança no processo de aprendizagem. O brincar é uma excelente forma de motivação para que a criança desenvolva capacidades importantes como a atenção, a memória e a imaginação e ainda terá a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional, como afetividade, hábito de se concentrar e a capacidade de se socializar. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças e o professor deve ser o medidor desse processo. Apresentar os conteúdos de forma lúdica estimula a criança a querer aprender e isso ocorre naturalmente. O planejamento das aulas deve ser feito de forma com que a criança desenvolva seu conhecimento através de experiências lúdicas que envolvam a imaginação, criatividade, sentimentos, e habilidades cognitivas, construindo assim sua identidade e autonomia.

Palavras-chave: Lúdico.Brincar.Prática Pedagógica.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como área de concentração as Metodologias de Ensino cujo tema é o lúdico no processo de ensino aprendizagem. O tema foi escolhido devido à necessidade da inclusão de atividades lúdicas nas escolas como recurso didático, buscando orientação e compreensão a respeito da importância do lúdico como recurso metodológico no processo de ensino aprendizagem da educação infantil. A utilização dos jogos e brincadeiras contribui para um aprendizado significativo, com isso as atividades lúdicas devem ser utilizadas em diferentes fases do crescimento da criança, pois são indispensáveis e fazem parte da formação do ser humano, principalmente na fase de alfabetização, auxiliando a criança no desenvolvimento afetivo e cognitivo, ajudando-a na construção da sua autonomia e também a superar diversas barreiras, possibilitando o desenvolvimento da sua criatividade. O professor é indispensável nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento, pois, educar não se limita em repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas ajudar a criança a tomar consciência de si mesmo, e da sociedade.

O objetivo do trabalho apresentado é: Desenvolver competências e habilidades docentes, vivenciando novas práticas pedagógicas relacionadas ao ensino e aprendizagem na Educação Infantil; Buscar por meio da metodologia do lúdico, incentivos para a prática pedagógica dentro do desenvolvimento cognitivo, físico-motor, afetivo e social; mostrando que os jogos e brincadeiras podem auxiliar no desenvolvimento integral da criança; Demonstrar que a metodologia de ensino lúdica é uma ferramenta insubstituível no processo de ensino e aprendizagem, e que o brincar não se limita a apenas divertimento, mas que o aprendizado pode se tornar muito mais eficiente e significativo se for fundamentado em práticas agradáveis para a criança; Mostrar como as brincadeiras e os jogos influenciam de maneira positiva no cotidiano escolar das crianças, entendendo o brinquedo como objeto de aprendizagem.

O estágio foi realizado no CEI Emma Tribess, localizado na rua Hermann Tribess, 1975, bairro Tribess, cidade Blumenau. A turma escolhida foi a creche 3C que é formada por vinte e cinco alunos, sendo que destes, um é meio período. É composta por 11 meninas e 14 meninos com idades entre dois e três anos.

Inicialmente citarei a área de concentração escolhida, a delimitação do tema e a justificativa da escolha, e os objetivos do projeto de estágio com base na fundamentação teórica do mesmo. Ressalta-se, portanto, que o presente trabalho está organizado em torno do termo "Lúdico", evidenciando que o processo ensino aprendizagem é constituído através de atividades lúdicas.

A esse tema estão atrelados também os tópicos Brincar, sendo uma necessidade natural e essencial na infância; Práticas pedagógicas, salientando que escola e professor tenham ações que visem mudanças de atitudes na atual metodologia, utilizando práticas pedagógicas permeadas pelo lúdico e criando estratégias para incluir atividades lúdicas como parte dos processos e métodos educativos. Por fim, relatarei as vivências em sala de aula, como ocorreram as atividades de estágio, as impressões, as práticas desenvolvidas nas observações e nas regências baseadas na fundamentação teórica. Descreverei minhas impressões sobre o estágio, relatando as contribuições do mesmo para minha formação profissional como professor, além de uma análise do resultado entre a teoria e a prática abordando se os objetivos propostos foram alcançados.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O lúdico é visto como uma das ferramentas fundamentais para que o processo de ensino aprendizagem supere os métodos tradicionais, se usado da maneira correta, é um recurso essencial que permite às crianças descobrirem novas experiências e cria um ambiente favorável para a aquisição de novos conhecimentos.


Independentemente da fase ou classe social, os jogos e brincadeiras fazem parte da vida da criança, elas vivem em um mundo de alegria, sonhos e fantasia onde a realidade e o imaginário se mesclam. É através do ato de brincar que as crianças criam e se desenvolvem nos mais variados aspectos, expõe suas emoções, resolvem conflitos e aprendem a lidar com regras e a viver em sociedade. Educadores comprometidos estão constantemente a procura de novas metodologias de trabalho para aprimorar sua qualidade do ensino deixando-a mais prazerosa e atrativa. Ao trabalhar com educação infantil, percebe-se a necessidade de aprimorar conhecimentos e técnicas para poder atender a necessidade de cada aluno. O professor é o agente transformador de conhecimento, é um guia, sugerindo novos desafios e atuando como observador de progressos, frustrações, acertos, erros, demonstração de sentimentos e de afetividade. É indispensável que o professor utilize práticas pedagógicas que envolvam atividades lúdicas, criando espaços interativos e descontraídos, tudo para despertar a imaginação e desenvolver as funções cognitivas das crianças. Nesses ambientes, cria-se na criança a iniciativa de aprender, a autonomia e a personalidade, desenvolvendo a sua educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com