TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEI- Metodologia da Educação infantil

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.888 Palavras (16 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H

UNIDADE 1

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Elabore um breve texto apresentando o percurso histórico do atendimento destinado às crianças, desde o trabalho das mães mercenárias até as instituições formais. (Mínimo de 15 linhas).

Resposta: Por conta do capitalismo houve uma transição de mudanças fazendo com que aumente as fabricas com maquinas e com isso possibilitou a entrada das mulheres no mercado de trabalho, com isso alterou a forma de cuidar dos filhos que era somente em casa, que passou de trabalho domestico para Fabril. Sendo assim as mulheres levava os filhos pequenos para as fabricas, assim começou ocorrer acidentes que envolvia as crianças que estava nas fabricas. E dessa forma as mães operarias que não tinha com quem deixar seus filhos, começou a utilizar as mãe mercenária, que era mulheres que optavam por não trabalhar em fabricas, mas sim pra cuidarem dos filhos das que iam pras fabricas. Sendo assim pela grande parte dos pais estarem trabalhando surgiram outras formas de cuidados das crianças que era formado por mulheres da comunidade quem não tinham uma proposta instrucional formal, que tinha atividades como canto e oração e ensinavam como as crianças deviam se comportar e as regras morais. Desta forma surgiu a primeira escola de principiantes ou escola de tricotar, que foi criada por Oberlin que tinha objetivos de que a criança deveria perde os maus hábitos, fazia com que elas adquiriam hábitos de obediência, bondade, sinceridade, ordem entre outros. Aprendiam as letras minúsculas a soletrar e também a pronunciar bem as palavras e silabas difíceis. Eles também aprendiam as primeiras noções de moral e religião. E depois disso surgiu o Jardim de Infância que era um espaço exclusivamente pedagógico que foi criado por Froebel , e que não era somente cuidar e educar das crianças mas sim de transformar a estrutura familiar de modo que as famílias pudesse melhor de seus filhos.

2. Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase decisiva na formação das pessoas. Pensando nisso, argumente sobre a sua contribuição para a Educação Infantil.

Resposta: Froebel foi uns dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância. Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação das crianças. 

3. Para Froebel, os jogos e as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. A partir dos estudos realizados, argumente sobre a importância da brincadeira do faz de conta para o desenvolvimento infantil. Você pode pesquisar em outras fontes como livros, revistas e sites.

Resposta: Para Froebel, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não é apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos, Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em autoeducação. Por meio de brinquedos que desenvolveu depois de analisar crianças de diferentes idades, Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. 

4. Descreva uma brincadeira infantil que possa ser trabalhada na educação infantil, indicando o que as crianças podem aprender com ela.

Resposta: Uma brincadeira que é comum é formar uma roda e brincar de ciranda que estimula as crianças a desenvolver movimentos e conhecer como culturas diferentes vivenciam a dança. Ao brincar de ciranda, desenvolve nas crianças a compreensão da capacidade que elas têm de se mexer, criar e controlar os próprios movimentos. Isso provoca o descobrimento do próprio corpo e de tudo o que é possível fazer com ele.

5. Descreva a trajetória da Educação Infantil no Brasil, desde o assistencialismo até a atualidade.

 Resposta: A trajetória no Brasil começa no final do século XIX, quando foi criado os primeiros asilos, as primeiras creches para os filhos das classes menos favorecidas, que era mais para as mães que trabalhava poder deixar seus filhos. Uma grande taxa de mortalidade infantil é mostrada e um grande numero de acidentes doméstico fez com que a sociedade pensasse em um espaço de cuidados da criança fora do âmbito familiar. Depois de tudo isso ocorrido que a criança começou a ser vista pela sociedade, de forma que ela deve ser atendida de outras formas. Esse cenário da Educação Infantil foi muito visto até meados dos anos de 1970 e 1988. De maneira geral, essa forma de funcionamento da Educação Infantil durou até a promulgação da Constituição de 1988, cuja existência foi mobilizada por meio das ações desenvolvidas pelos movimentos sociais. Nessa nova carta magna, a Educação Infantil contemplou o atendimento em creches e pré-escolas às crianças com até seis anos de idade e passou a ser de responsabilidade do Estado. Atualmente, a estrutura familiar, de certa forma, não foge do modelo criado no contexto da Revolução Industrial. Por consequência daquela época e por outras necessidades sociais criadas ao longo da nossa História, as famílias ainda contam com o apoio de escolas de Educação Infantil, pois, desde muito cedo nos primeiros meses de vida da criança, a mãe precisa voltar ao trabalho e passa a contar com esse espaço destinado ao cuidado e à educação de crianças pequenas.

6. O que propõe a Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013? Qual é a sua opinião sobre a mudança proposta?

 Resposta: A lei N° 12.796 propõe que todos os pais são obrigados a matricular seus filhos a partir de 04 anos em uma pré-escola em todo o Brasil. As redes municipais e estaduais têm que se modificar para acolher os alunos de 04 ate os 17 anos. A Lei também estabelece que a educação infantil contemple crianças de 4 e 5 anos na pré-escola será organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos. O atendimento à criança deve ser, no mínimo, de quatro horas diárias para o turno parcial e de sete para a jornada integral. A norma já valia para o ensino fundamental e médio. A minha opinião sobre a Lei é que de tal forma é bom para o desenvolvimento, de maneira que nessa fase da vida que começa as percepções, e estando na escola será desenvolvido, mas rápido. Sendo assim, ajuda para que cheguem bem mais preparados para o período de alfabetização. Também pode melhorar na questão de dar a muitas crianças a oportunidade de serem felizes, pois em muitos casos, a criança fica meio abandonada em razão dos pais trabalharem o dia todo, estarem cansados para brincar com a criança ou mesmo ensinar-lhe algo. Estando na escola mais cedo proporcionara uma vida diferente, e melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (333.1 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com