TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Psicopedagogia Clínica

Por:   •  25/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 13

MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO CLÍNICO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

SENA, Luciana Clícia

RU 1088701

1. DADOS INICIAIS

1.1 Identificação da Instituição

O Estágio Clínico foi realizado na Clínica IAPPSI, situado na Rua Ceará número 1142, no bairro Demócrito Rocha, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.

O contato inicial foi realizado através de ligação com R.C que é uma das psicopegagogas que atendem na clínica, constando no total de duas. A clínica é destinada exclusivamente para crianças e adolescentes que necessitam de acompanhamento psicopedagógico.

1.2 Dados do avaliando

        O Educando J.G., nascido em 05/06/2012, do sexo masculino, filho do pai J.B.e da mãe M.C., cursa o segundo ano do ensino fundamenta I e é gêmeo com outro menino. Seu primeiro contato escolar foi em uma escola estadual, onde ficou apenas seis meses e em meio período diário. A mãe optou coloca-lo em uma escola particular também em meio período, mas a criança não se adaptou, com isso a família optou por retornar a criança para a escola do estado e a deixando em tempo integral, não ficou por muito tempo pois a criança teve problemas de aceitação com a professora em decorrência disso foi matriculado na escola onde estuda atualmente. Não fala ter problemas com a professora e tem bom relacionamento com seus colegas.

2. OBSERVAÇÃO

J.G. é o educando descrito neste relatório. Esta cursando a segundo ano do fundamental I e foi encaminhado pela escola para atendimento psicopedagógico, pois as professoras e pais queixavam-se de dificuldades em ler, escrever e muita dispersão nos estudos, onde com isso foi observado um a baixo rendimento em suas atividades e funcionamento intelectual inferior aos alunos da turma.

Inicialmente foi realizado uma entrevista com a mãe, a fim de coletar mais detalhes desde o seu nascimento.

3. PRÁTICA – AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA

        O Estágio foi iniciado novembro com uma ou duas sessões semanais com duração de cinquenta minutos de análise diagnóstica finalizando com total de doze sessões.

3.1 Registro dos encontros

1ª sessão: Conversa com Psicopedagoga e registro da queixa da criança – 23/10/20

2ª sessão: Entrevista com familiar e Anamnésia – 26/10/20

3ª sessão: Caixa Lúdica e Alfabeto móvel – 30/10/20

4ª sessão: EOCA – 06/11/20

5ª sessão: Provas Diagnóstica Operatórias – 09/11/20

6ª sessão: Provas Projetivas – 13/11/21

7ª sessão: Provas Projetivas – 16/11/21

8ª sessão: Provas Pedagógicas – 20/11/21

9ª sessão: Provas Pedagógicas – 04/12/21

10ª sessão: Provas pedagógicas envolvendo leitura e escrita – 07/12/20

11ª sessão: Jogos de atenção e concentração –11/12/20

12ª sessão: Devolutiva –14/12/20

Entrevista com familiar e Anamnésia – 23/10/20

        A entrevista foi realizada com a mãe da criança, onde a mesma demonstra falta de interesse pelo desenvolvimento do filho. Houve dificuldade no agendamento da entrevista e existe um negacionismo quanto a realidade. O incentivo para a busca do tratamento partiu da avó paterna da criança. O filho foi descrito pela mãe como alguém alegre, esperto e bastante travesso.

M.C. sua mãe informou sobre a dificuldade de J.G. em desenvolver a leitura e escrita, não consegue acompanhar os alunos da sua turma. Ele é irmão gémeo e ambos possui a mesma dificuldade, porém o J.G. É extremamente competitivo querendo sempre se sobressair em relação ao irmão. A mãe relata que os 2 tinham dificuldade de desde que entrou na escola, não conseguia se adaptar e choravam muito. Ao crescer J.G. passou a ter brincadeiras com o irmão onde fazia questão de coloca-lo pra baixo ou criava situações conflituosas, onde na grande maioria das vezes J.G. era favorecido e a mãe tinha que bater no irmão.

M.C trabalha vendendo bolos e com isso não tem muito tempo para acompanhar no desenvolvimento e desempenho dos filhos, a mesma informa que o pai também possui essa dificuldade também, com isso a avó o ajuda.

Os dois já foram levados a terapeutas e psiquiatras onde necessitou tomar medicação para a sua agitação, mas ao observar uma melhora a mãe suspendeu a medicação sem orientação médica.

A mão relata ouvir do J.G. frases como “sou burro”, “não consigo” e assim dificultando ainda mais seu desempenho escolar, pois desiste rápido quando não consegue. É extremamente desobediente, agitado e em muitos momentos fica irritado facilmente, principalmente quando é contrariado.

Caixa Lúdica e EOCA 30/10/20 e 06/11/20

        Para formar um vínculo com a criança foi iniciada a sessão com a caixa lúdica e na sessão seguinte a EOCA.

        Segundo (NOGUEIRA E LEAL, 2011) o mundo infantil é permeado pelo lúdico e pela fantasia. É por meio das brincadeiras, dos jogos, das imitações e das representações que a criança vai aprendendo a se comunicar e a conviver socialmente. Os jogos são uma excelente forma de acesso a criança e conhecer através da simbologia que ela coloca nos objetos contidos na caixa seu mundo no dia a dia, podendo assim apresentar fatos que muitas vezes o familiar não apresenta na entrevista.

Realizamos a sessão de caixa lúdica e EOCA, J.G. no primeiro momento se mostrou bastante satisfeito e olhava pra casa ponto da sala e ressaltou o grande desejo que ele tinha de estar ali, pois seu irmão já havia iniciado o tratamento há alguns meses, seu desejo era tão forte ao ponto de imaginar cores e detalhes do ambiente. Se mostrou bastante inquieto e queria fazer e pegar em tudo, onde tivemos que contê-lo para focar na caixa lúdica. A princípio foi tirando todas os objetos da caixa sem muito foco, pegou alguns objetos que estavam com as peças soltas para consertar. Focou um pouco no material dourado de matemática e foi construir uma casa, construía e desconstruía por várias vezes, mas sem muita demora. O que chamou mais a sua atenção foi alguns tijolos de madeira, aranhas, cavalos e uma carroça, neste momento focou bastante a atenção para organizar os vamos e aranha na carroça, sendo bastante detalhista em qual iria colocar e muita calma e atenção. Viu bonecos que é uma família, apenas olhou e não teve interesse em manusear, em seguida organizou todos os brinquedos sem nenhum interesse em continuar brincando. Se mostrou bastante organizado, mas com um excesso de ansiedade para conhecer coisas novas que teria na sessão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com