TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERENDA ESCOLAR, ALIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO OU ALIMENTO COMO COMPLEMENTO DO CONHECER?

Por:   •  19/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  12.845 Palavras (52 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 52

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA

VANILZE GROSSL

MERENDA ESCOLAR, ALIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO OU ALIMENTO COMO COMPLEMENTO DO CONHECER?

RIO NEGRINHO – SC

2016

VANILZE GROSSL[pic 2]

MERENDA ESCOLAR, ALIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO OU ALIMENTO COMO COMPLEMENTO DO CONHECER?

Trabalho de Conclusão de Curso, quesito de término do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Universidade do Contestado – UnC, Campus de Rio Negrinho, sob a orientação do Prof. MsC Zamir Kowalski Nogueira.

RIO NEGRINHO – SC

2016

FOLHA DE APROVAÇÃO[pic 3]

MERENDA ESCOLAR, ALIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO OU ALIMENTO COMO COMPLEMENTO DO CONHECER?

VANILZE GROSSL

        Este trabalho de Conclusão de Curso foi apresentado perante Banca Examinadora, obteve a nota de _________ emitida pelos professores abaixo, quesito para Conclusão do curso que dará ao acadêmico(a) o título de:

LICENCIADO EM PEDAGOGIA

Rio Negrinho (SC), ____, de dezembro de 2016.

______________________________

Prof°.              – Orientador

____________________________

Prof°..............Membro

___________________________

Prof°..............Membro

[pic 4]

dedicatória[pic 5]

A conquista de HOJE, ao meu SUCESSO de amanhã!

agradecimento[pic 6]

A DEUS

Que esteve presente em minha vida, me dando força e me amparando em todos os momentos dessa etapa, mostrando que através de acontecimentos, imprevistos, erros, acertos, eu não vivi sozinha, que tudo vale a pena, basta à gente lutar, confiar e esperar.

AOS PAIS E FAMILIARES

Que apesar dos obstáculos enfrentados sempre incentivaram a estudar e evoluir na vida.

AOS MESTRES

Que contribuíram, diretamente, para a formação de nosso caráter e profissionalismo. Vocês compartilharam suas experiências de vida e nos deram apoio nas horas mais difíceis dessa caminhada. Das mais variadas formas, dedicaram-se a nos transmitir uma das maiores virtudes que se pode ter: o conhecimento. Suas atitudes, ensinamentos, exemplos e incentivos colaboraram para que fôssemos além dos nossos limites e medos. Hoje sabemos que nossos melhores mestres não foram os que nos ensinaram as respostas, mas, sim, aqueles que nos ensinaram a questionar, a duvidar, a pensar e a sonhar.

Em especial agradeço o meu Orientador Prof° MsC Zamir Kowalski Nogueira, pela atenção e paciência que teve comigo durante esse período.

AOS AMIGOS

Que mesmo longe estiveram ao meu lado e de alguma forma me ajudaram e contribuíram para que eu chegasse até aqui.

Enfim, agradeço a todos que me ajudaram e contribuíram de alguma forma para essa conquista.

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

“Não há saber mais ou saber menos:[pic 10]

Há saberes diferentes.”

(Paulo Freire)

resumo[pic 11]

A importância de uma alimentação balanceada, diversificada e agradável ao paladar é fato indiscutível, sobretudo para crianças de até seis anos, pois é nesta faixa etária que elas começam a criar sua independência e a formar seus hábitos alimentares. Assim como a família, a escola tem papel fundamental na estimulação desses hábitos que geralmente, estenderão por toda a vida. A alimentação escolar desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, ao mesmo tempo em que também garante um suprimento mínimo de alimentos às populações carentes. Através deste trabalho busquei identificar se existem carências nutricionais no cardápio do Ensino Fundamental da Rede de Ensino do Município de Rio Negrinho/SC, classificando os alimentos do cardápio da merenda escolar de acordo com a tabela cientifica dos alimentos e a pirâmide alimentar. Diante de uma realidade educacional com a vivencia na rede de ensino Municipal de Rio Negrinho, em meio das teorias de aprendizagem que determinam que a alimentação é responsável pela agregação de conhecimento, uma vez que nutre e contribui para o desenvolvimento da criança, visto que na atualidade educacional a Merenda Escolar se faz presente não só como elemento da alimentação das crianças que advém de meios sociais carentes e tem neste momento uma refeição.

PALAVRAS CHAVE – Alimentação. Desenvolvimento. Classificação. Nutrição. Cardápio. Merenda. Escola.

abstract[pic 12]

The importance of a balanced diet, diverse and pleasing to the palate is indisputable fact, especially for children up to six years, it is at this age that they begin to create their independence and form their eating habits. Like the family, the school has a fundamental role in stimulating these habits that generally extend for a lifetime. School feeding plays a key role in the learning process and student development at the same time also ensures a minimum supply of food to needy populations. Through this work sought to identify whether there are nutritional deficiencies in elementary school menu of Municipality Education Network of Rio Negrinho / SC, sorting the menu of food from school meals according to the scientific table of food and the food pyramid. Faced with an educational reality with experiences in network Municipal educational Rio Negrinho in the midst of learning theories that determine that food is responsible for the aggregation of knowledge, since it nourishes and contributes to the development of the child, as in educational today the School Lunch is present not only as food element of children who come from disadvantaged social backgrounds and currently has a meal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (104.9 Kb)   pdf (697.1 Kb)   docx (188.2 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com