TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.943 Palavras (20 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA – 50h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Considerando a unidade 1 do módulo de MEP, argumente sobre a importância de desenvolver seu método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria e a importância delas para o autoestudo.

R: Organizar conhecimento, atingir os objetivos, aproveitar o tempo, assimilar o conteúdo. Utilizarias algumas estratégias, como estudar em grupo, participar de consultorias, estudar todo conteúdo aplicado, pesquisar em outras fontes, fazer anotações e resumos.

  1. Pesquise, no fascículo (pág. 05), as competências a serem desenvolvidas pelo aluno no módulo de MEP, e relacione quatro dessas competências ao curso de pedagogia, explicando a sua importância.

R: Inferir a importância da metodologia do trabalho científico - Aprender a trabalhar com vários tipos de crianças, exemplo: Crianças autistas.

Compreender os diferentes tipos de conhecimentos que perpassam a vivência social e acadêmica - Aprender as diferenças para ensinar na pratica.

Entender o que é pesquisa e seus diferentes objetivos – Para buscar autonomia, para ter conhecimento no que vai ensinar.

  1. Tendo como base seus estudos e pesquisas na internet, livros, revistas e outras fontes, defina o que é Metodologia, Estudo e Ciência.

R: Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estudam os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

Estudo É a prática de interação com algum conhecimento que já existe de maneira que se busque assimilar os conhecimentos. O estudo pode ser de diversas formas, o mais comum é por meio de literatura. Mas pode ser estudo música, estudo de caso, estudo prático, etc. Quando o estudo tem por objetivo de se alcançar o conhecimento de novas tecnologias, o estudo recebe o nome de pesquisa.

Ciência é o conhecimento atento e aprofundado de algo.

  1. Apresente a diferença entre o conhecimento de senso comum e o conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.

R: Senso comum – Passado de geração para geração e não é comprovado cientificamente.

Conhecimento Científico - Todo conhecimento comprovado através de experimentos. 

  1. Cada modalidade de conhecimento tem suas particularidades e diferenças. Compare e exemplifique o mito e a filosofia.

R: Mitos não tem embasamento científico  - Focam em Deuses e Semi Deuses. Mito é uma intuição que busca compreender a realidade, fundamentando-se nas emoções e na afetividade.

E a Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

  1. A globalização impulsionou o desenvolvimento tecnológico. Pensando nisso, defina o que é tecnologia, assinalando benefícios e malefícios do conhecimento tecnológico. Sugerimos que pesquise a resposta em outras fontes (livros, revistas, sites etc.), mas não se esqueça de apresentar as referências do material pesquisado.

R: Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

Os benefícios da tecnologia – Facilidade na comunicação, rapidez nas informações, energia elétrica, conforto, comodidade, cura de doenças, globalização, automóveis de última geração, internet e varias outras soluções para simplificar e aperfeiçoar a vida, como no caso da educação a distância e da criação de softwares de gestão de sistemas organizacionais e muitas outras ferramentas que tornam a vida mais dinâmica e menos complexa.

Malefício, não é a tecnologia em si, mas a dependência das pessoas desta tecnologia. Ex. Vícios na internet, depressão e sedentarismo danos físicos e psíquicos, como LER, estresse, varizes, problemas de visão e até mesmo exclusão social.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

  1. A teologia representa uma modalidade de conhecimento. Explique a origem da teologia, evidenciando o seu posicionamento sobre a ideia recorrente de que a teologia (fé) e a ciência (razão) não se relacionam.

R: Teologia é o estudo da existência de Deus, das questões referentes ao conhecimento da divindade, assim como de sua relação com o mundo e com os homens. Teologia, no sentido literal, é o estudo sobre a divindade. A origem histórica do termo em questão nos remete à Hélade, também chamada de Grécia Antiga. Era utilizada inicialmente para descrever o trabalho de poetas, que tentavam dar uma noção de como eram os Deuses. Somente na Idade Medieval é que o termo deixou de lado o conceito poético e passou a ser considerado como assunto de inquirição existencial e filosófica. Partindo do princípio da definição hegeliana do termo "teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (438.9 Kb)   docx (106.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com