TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.833 Palavras (16 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA – 80h

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pesquise no guia de estudos/ manual do aluno e destaque quais das estratégias de estudos você utiliza para estudar. Caso a estratégia que você utilize não esteja descrita, descreva-a.

Para uma melhor concentração, o ideal é um ambiente silencioso e claro, sem nada que tire a atenção.  Caso haja textos a serem lidos ou escritos sempre que possível repito mais de uma vez a leitura e faço anotações, sublinho o que chama mais atenção e colocar exemplos de nosso dia a dia.

Também gosto de pegar textos e explicações de meios disponíveis, e estudar na parte da manhã ou à noite dependendo do horário em que meus filhos dormem.

  1. Em nossos estudos sobre a metodologia de pesquisa é possível perceber que há várias formas de conhecimento. Nesse sentido caracterize e exemplifique os seguintes tipos de conhecimentos: senso comum e conhecimento científico, feito isso, estabeleça a relação entre eles.

As características do senso comum é o conhecimento empírico com resultado obtido ao acaso e por varias tentativas, a utilização de intuições, imaginação e resoluções de problemas com facilidade. É uma ideia que vai passando de geração em geração como, por exemplo, colocar um pedaço de lã na testa da criança para parar o soluço ou tomar água sem respirar para que o mesmo passe.

O conhecimento cientifico traz a ideia de segurança , de certeza porque utiliza um método de estudo. Ele testa várias vezes para comprovar, descobrir se realmente as ideias e respostas de um determinado assunto são verdadeiras e funcionam, mas também é questionável, pois em cada pesquisa ou testes feitos poderá dar resultados diferentes. Como por exemplo, para saber se cortar o cabelo na lua crescente o faz crescer mais rápido, teriam que ser realizado vários cortes em diferentes luas, em diversas pessoas para esta comprovação. Assim como os chás são testados para comprovar seu funcionamento.

A relação entre eles é que um depende do outro, o senso comum são soluções obtidas ao acaso e para sua comprovação o cientifico os pega para testas, ambos dependem de problemas e duvidas a serem questionadas e solucionadas. A partir do senso comum se levanta hipóteses a qual a ciência ira estudar para comprovar seu real funcionamento.

  1. A globalização impulsionou o desenvolvimento tecnológico. Pensando nisso, defina o que é tecnologia, assinalando pontos positivos e negativos do conhecimento tecnológico.

A tecnologia é muito mais que computadores e celulares, ela é a produção de novas formas e técnicas de se fazer algumas coisas que já existem há anos. A maneira que o homem desenvolveu para se esquentar, construir abrigos, escrever e se defender de animais é uma forma de tecnologia.

Com o passar dos anos as necessidades aumentaram e com isso a tecnologia se desenvolveu rapidamente de diversas formas como o uso da TV, celular, utensílios domésticos, carros, alimentos prontos para o cozimento ou consumo, tudo isso faz com que se economize tempo e que as notícias se espalhem pelo mundo muito rápido.

Hoje em dia o avanço da tecnologia nos trouxe muitos benefícios na área agrícola e industrial, existem maquinas que fazem as coisas praticamente sozinhas e com muita agilidade e eficiência.

Mas tudo isso tem um preço, o aumento do sedentarismo, do desemprego, pois as pessoas estão sendo substituídas por máquinas. Aos poucos estamos sendo as máquinas estarão em todos os setores, por exemplo, carros e ônibus que dirigem sozinhos até que ponto é bom, eles podem ter uma maior probabilidade de se causar acidentes. Atendentes de elevadores e diversos tipos de atendimento ao consumidor hoje são feitos através de robôs.

Com está tecnologia se tem a preocupação de sempre se ter a melhor tecnologia em mãos, o contato online se tornou rápido e eficiente, mas com isso acabamos nos esquecendo do contato visual com as pessoas.

Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

  1. Pesquise no fascículo os objetivos a serem desenvolvidas pelo aluno no módulo de MEP, e relacione quatro dessas competências ao curso de pedagogia, explicando a sua importância.

Identificar e utilizar adequadamente diferentes estratégias de estudo, desenvolver atividades de pesquisa, aplicar conhecimentos que envolvam a elaboração de um projeto de pesquisa.

Distinguir a pesquisa quantitativa da qualitativa e desenvolver a competência técnico-metodológica para a elaboração e a publicação de pesquisa cientifica.

Utilizar formas diferentes de estudo para conseguir com que o aluno se concentre mais e desenvolva a curiosidade de querer saber mais.

Conhecer diferentes tipo de conhecimento, para não ficar preso somente ao ensino que compete a cada professor, quanto mais souber mais conhecimento passara aos aluno e assim criar seu próprio método de ensino.

Desenvolver a competência para a elaboração e a publicação de pesquisas cientificas, não apenas para a ciências mas para todos os documentos que forem ser escritos para que sejam feitos da melhor maneira possível.

  1. Verifique no manual do aluno/guia de estudos se a metodologia de estudo da FAINSEP pode ser aplicada no módulo de MEP. Justifique sua resposta.

Pode e é aplicada porque a FAINSEP coloca o estudante no topo das suas preocupações se preocupando com as apostilas bem escritas de uma maneira que o aluno consiga entender.

Os professores com formas diferentes de se ensinar utilizando nosso dia a dia como exemplo, assim há uma melhor memorização do assunto.

  1. Na sociedade atual, das novas tecnologias e da valorização da racionalidade e da ciência, o conhecimento teológico tem alguma relevância? Justifique sua resposta.

Hoje em dia a teologia tem sido deixada de lado e muitas vezes desacreditada por muitos, porque a ciência tem suas teorias e consegue provar algumas coisas que o homem não consegue entender segundo ideia de se ter um criador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (362.1 Kb)   docx (109 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com