TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ [pic 1][pic 2]

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE PEDAGOGIA

MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DISCIPLINA: PRÁTICAS SOCIAIS E DIVERSIDADE CULTURAL

 

PROFESSORAS: DRA. ELIANE ROSE MAIO e

MS. GISLAINE A. VALADARES DE GODOY

ACADEMICA: Dinaran Josiane Vida Aristides    Ra: 65962

AVALIAÇÃO 02

(valor 10,0)

DISCIPLINA PRÁTICAS SOCIAIS E DIVERSIDADE CULTURAL

 

  1. Explique esta frase: “[...] a política educacional formulada nos anos de 1990 pelos centros do poder internacional representou um controle sobre as decisões educacionais dos países periféricos, colocando a escola a serviço dos interesses da economia do mercado” (p. 71-72). (2,0)

 A “Conferencia Mundial da Educação para todos”, realizada em Jontien na Tailândia em março de 1990, marcou os rumos da educação e o poder exercido pelo Banco Mundial e Organizações Mundiais (ONU,UNESCO e PNUD) que a partir dai traçaram metas para os 9 países cumprirem indicies educacionais dentre eles o Brasil.

Dentre essas metas estão a redução das taxas de analfabetismo e a universalização do ensino básico.

Com objetivo, então de atingir as metas impostas pelos órgãos internacionais, toda politica educacional brasileira sofreu mudanças, tais como: inserção  no espaço escolar da  diversidade cultural ( população étnico-racial, indígenas, questões de gênero e diversidade sexual, educação do campo, educação especial); ampliação do número de vagas nas escolas públicas ( política de cotas); criação de programas de correção de fluxo (correção idade/serie), formação continuada dos professores, promoção da educação a distancia, reformas curriculares de amplo alcance, programas de inclusão e outros.

Esse novo modelo de educação pautando nos 4 pilares, “aprender a fazer”, “aprender a conhecer”, “aprender a viver” e “aprender a ser”, colocar a escola a serviço dos interesses da economia de mercado, “com objetivo político de alcançar o consenso, controlar os conflitos sociais, fazer da educação uma estratégia para que a democracia liberal pudesse continuar existindo e reproduzindo” ( FAUSTINO, ------,-------). Ainda segundo o autor nessa estratégia, a educação deve funcionar como homonizadora dos efeitos desumanos de mercado, aliviando a pobreza, incluindo os excluídos, diminuindo e/ou nivelando as desigualdades sociais “naturalmente” produzidos pelo sistema ( 2012, p.72).

Para que o quadro geral do país tivesse mudanças, teve que  reformular a educação, com o discurso de que através da educação se resolveria os problemas sociais, como:desemprego, preconceito e exclusão.

Nessa perspectiva é que dos anos 90 até agora, foram acontecendo mudanças bem visíveis comum por exemplo: inclusão “forçada” das pessoas com deficiência; não reprovação; avaliação do ensino; ampliação da educação EAD; política das cotas; capacitação e formação continuada dos professores e outras com objetivo de atingir metas internacionais.

Essas e outras medidas mostram o controle sobre os centros de poder internacional para com a tomada de decisões educacional no país, pós década de 90, inclusive sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Lei nº 9394/96 que foi orientada pelos centros do poder internacional do capitalismo principalmente Banco Mundial e Unesco, tendo como ideia de qualidade os índices numéricos, ou seja a quantidade sobre a qualidade.

Enfim, o que vemos hoje na educação brasileira está a serviço dos interesses de mercado  é o reflexo de uma autoridade imposta por esses órgãos internacionais e medidas muitas vezes não atendeu a população por ser o Brasil “pobre” de estrutura física, econômica, humana,social, política que fez gerar outras políticas compensatórias para corrigir erros e disparidades , tudo para de certa formar “atingir metas”.

  1. Por que a educação é considerada um canal de disseminação da ideologia do respeito à diversidade cultural? (2,0)

A educação segundo Rosângela Célia Faustino ( 2012), é um canal de disseminação da ideologia do respeito à diversidade cultural na qual esta se apresenta como elemento importante para  a construção do consenso chamado coesão social” querer viver juntos”, mesmo que a desigualdade esteja presente.

A estrutura social tal como posta da sociedade está presente na escola, esse já seria um motivo pelo qual a educação é cana de disseminação da ideologia e o respeito à diversidade cultural, tendo em vista que a reafirmação das identidades culturais devem acontecer nesses espaços escolares, através do conteúdo sistematizado.

Um segundo motivo seria o de que a escola é espaço privilegiado de articulação da cultura formal e da cultura vivida fora da escola , isto é com outras culturas. Também pela escola ser um espaço de contradições, de desenvolvimento da criticidade, da formação de cidadãos participativos e ativos na sociedade.

E em, terceiro, por ser a escola a educação um espaço de concentração de pessoas – ou seja um espaço global de lutas, onde os agentes tomam conhecimento de saberes que devem ser transformadores da realidade vivida, pois não se pode contribuir e reproduzir o pensamento neoliberal  dentro da escola, é preciso sim preparar os sujeitos para além do mercado do trabalho.

  1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Volume 10, apresentam os temas Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Este material foi produzido em 1997, pelo MEC. Traz temas transversais relacionados a meio ambiente, etnia, sexualidade, gênero, religião e cultura. Como estudante de Pedagogia, você acredita que todos estes temas são trabalhados em sala de aula? E de que maneira? (2,0)

Pelo que tenho experienciado nesses anos de docência e como estagiária do curso de pedagogia vejo que algumas escolas tem projetos permanentes como: drogas, meio ambiente, dengue, gripe suína e outros projetos emergenciais, circunstanciais- onde todos da escola trabalham esse mesmo tema. Isso ocorre principalmente com a interdisciplinariedade na educação infantil esse trabalho não é percebido, não parece haver essa preocupação.

Já no segundo segmento do ensino Fundamental o projeto muito vezes vem da SEED- Secretaria da Diversidade e disciplinas a fim acabaram trabalhando por exemplo: meio ambiente, drogas, doenças sexualmente transmissíveis ( ciência) ética, cidadania, cultural, geografia/história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (272.1 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com