TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PROJETO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA

Por:   •  6/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE ESTÁGIO

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         03

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        03

1.2 OBJETIVOS        03

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        04

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         04

2.1 METODOLOGIA        04

2.2 CRONOGRAMA        05

REFERÊNCIAS        05

ANEXOS        06


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 FUNÇÃO DO GESTOR ESCOLAR

Neste trabalho, será apresentada e discutida quais são as principais funções de um gestor escolar, um dos temas da disciplina de gestão educacional, no curso de pedagogia da instituição de ensino Uniasselvi. Tal trabalho, tem por objetivo explicitar os objetivos e os resultados adquiridos no processo de estágio, onde foi possível analisar, identificar, e através desse trabalho expor o que foi obtido. Durante o período de estágio.

Esses resultados foram obtidos através de experiências vividas, análises, entrevistas, e observações, em todo o momento tais observações foram com o intuito de analisar uma situação/problema na qual com ideias e opiniões pudéssemos agregar de alguma forma para a resolução de tal problema. Sabe-se que gestão escolar é um tema amplo, que acarreta várias discussões sobre tal tema, pois discute-se muito sobre qual a real função de um gestor escolar, no que deve ou não agir/ intervir ou como deve ser o seu perfil, se deve ser: autocrático, liberal (laissez-faire), democrático ou burocrático.

1.2 OBJETIVOS

- Identificar qual o perfil melhor indicado para o gestor escolar;

- Analisar o espaço escolar, para compreender sua realidade,

e encontrar meios para intervir adequadamente, de acordo com

as funções de um gestor;

- Observar de que forma o gestor age para fazer a integração entre

 a escola e a comunidade;


1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A disciplina de gestão educacional, nos proporciona uma rica vivência no campo de atuação educacional, para muitos é o primeiro contato com a área administrativa-educacional do espaço escolar. É um momento, onde pode-se compreender mesmo que de maneira rasa ou superficial, como é que se dá as tomadas de decisões, intervenções, projetos e etc.

O papel do gestor escolar é imprescindível para o andamento da escola, pois, suas atitudes refletirão de maneira positiva, ou negativa, visto que a sua decisão costumeiramente é a última. O funcionamento do espaço escolar reflete também no perfil do gestor, pois, cada gestor age de acordo com o seu perfil, uns agem de maneira autoritária, outros liberalmente, outros burocraticamente e há os que agem de maneira democrática, que são os mais aceitos, e os que apresentam um resultado de maior e melhor êxito e aceitação.    

Perpassa sobre as funções do gestor, um bom funcionamento das questões administrativas e pedagógicas da escola, sendo a última a mais importante, mas não a única importante do processo, ainda há outra responsabilidade cabida ao gestor escolar, que é as relações sociais, fazendo a integração entre escola e sociedade, o que dá realidade à comunidade escolar, sobre tais responsabilidades Lück (2004, p. 32) enfatiza:

É do diretor da escola a responsabilidade máxima quanto à consecução eficaz da política educacional do sistema e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, organizando dinamizando e coordenando todos os esforços nesse sentido e controlando todos os recursos para tal. Devido à sua posição central na escola, o desempenho de seu papel exerce forte influência (tanto positiva como negativa) sobre todos os setores pessoais da escola.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

O estágio foi realizado no Educandário Viver, a vivência foi compartilhada com a gestora Adriana de Freitas, atuante na área de educação há 15 anos. A escola possui porte grande, e foi uma experiência enriquecedora, a gestora concedeu as entrevistas de maneira muito educada e transparente, o que facilitou todo processo.

Foi observada a forma de condução da gestora perante as adversidades e atividades, foi analisado o seu comportamento perante todo o corpo docente e colaboradores, alunos, pais e comunidade.

Pelo que foi analisado, a gestora possui um perfil que agrada a todos, agindo sempre de maneira educada e com ética, mostrando ser uma gestora colaboradora e disposta a ajudar a todos.

.

2.2 CRONOGRAMA

Para cumprir as atividades de Estágio de forma sequencial e sem atropelos é fundamental que você organize seu tempo. Após conversa com o professor supervisor organize suas idas à escola de acordo com o exemplo a seguir:

Data

Turno e horário

Atividade

13/09/2018

Matutino 7:30h

Observação 1

14/09/2018

Matutino 7:30h

Observação 2

17/09/2018

Matutino 7:30h

Observação 3

18/09/2018

Matutino 7:30h

Entrevista 1

19/09/2018

Matutino 7:30h

Entrevista 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com