TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONTEIRO LOBATO: O LÚDICO NA LITERATURA INFANTIL

Por:   •  11/4/2015  •  Monografia  •  8.123 Palavras (33 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 33

MONTEIRO LOBATO: O LÚDICO NA LITERATURA INFANTIL

UBERABA

2013

Dedico este trabalho aos meus pais, por terem me apoiado e incentivado, para que eu pudesse realizar mais esse sonho. Agradeço também a Deus, por me conceder a graça de tantas realizações em minha vida. Pois sem a força de Deus, a paciência e a compreensão dos meus pais, com certeza eu não venceria mais essa etapa da minha vida.


INTRODUÇÃO

       Este trabalho tem o intuito de evidenciar a importância da literatura infantil para a formação completa do ser humano, e destacar a importância do criador de nossa literatura infantil, José Bento Monteiro Lobato, ressaltando a metodologia usada por ele para despertar nas crianças o interesse pela leitura.

          Buscamos neste trabalho, ressaltar a importância da Literatura Infantil para a formação de futuros leitores/escritores. Ressaltamos como a literatura infantil auxilia no desenvolvimento da criança. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e em sites, onde colhemos informações para a nossa pesquisa.

          Uma das finalidades deste estudo é ressaltar a maneira como esse escritor utilizava seus livros para educar e conquistar seus leitores. Por meio do lúdico o escritor despertava o interesse das crianças pela literatura, adentrando assim no imaginário mundo da criança.

          Procurando entender a didática lobatiana falaremos um pouco de suas obras e do modo como Monteiro Lobato via e entendia as crianças. Também evidenciamos neste trabalho a importância de se iniciar este hábito desde o berço e da educação infantil, e como pais e professores podem estimular o hábito da leitura em casa, na sala de aula, e na biblioteca da escola.       

          Neste trabalho será citado o sonho do escritor em nacionalizar o petróleo brasileiro e, assim, poder investir na educação construindo a escola de seus sonhos. Podemos perceber a preocupação de Monteiro Lobato com a educação brasileira, e com o desenvolvimento da nossa língua portuguesa, retratando os benefícios pessoais que a leitura pode proporcionar como melhoria nos conhecimentos e nos valores da criança.

                       Também é feita uma sucinta citação sobre os seus livros, procurando explicar ao leitor em poucas palavras, o conteúdo apresentado em cada um deles e, assim demonstrar a sua importância para a nossa literatura infantil e para a formação das nossas crianças, já que diversos assuntos, como por exemplo, história, matemática, gramática, geografia e até economia eram abordados por Lobato em suas obras.

         Em seus livros, Monteiro Lobato buscou usar uma linguagem simples e objetiva, falando com as crianças de igual para igual, misturando fantasia à realidade. Para isso, lhes apresentou um mundo em que tudo poderia acontecer.

          Procuramos neste trabalho, relatar o pensamento do escritor sobre a importância da educação infantil.

          Ao falar do Sítio do Picapau-Amarelo e dos seus personagens, observamos que a intenção de Monteiro Lobato era fazer da educação algo prazeroso, ou seja, educar brincando.

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

          A infância é o período em que o ser humano apresenta as maiores e mais significativas evoluções de seu desenvolvimento, pois ela interage em diferentes espaços, formando hábitos e construindo conhecimentos para a vida toda.        

          Sabemos que as crianças iniciam seu aprendizado antes mesmo de entrarem para a escola. Sendo assim, é importante ressaltarmos todos os conhecimentos prévios que ela apresenta. Valorizando também, os aspectos a respeito do papel da brincadeira e da contação de histórias para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

        De acordo com Luria e Leontiev (1991), a criança não tem ainda o domínio do código linguístico verbal quando chega à escola, logo o que prende a sua atenção é o mundo imaginário, as figuras e todo encantamento que as histórias apresentam. Por isso, a Literatura Infantil é fundamental para a formação da criança, pois ela as estimula de várias maneiras. Visto que não se trata de uma obra pronta, acabada, o que permite ao leitor ser coautor na produção de sentidos do texto literário. Podemos assim, afirmar que o texto literário é suscetível de ser imaginado de diversos modos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.2 Kb)   pdf (278.7 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com