TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magisterio

Por:   •  17/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO: Licenciatura em Pedagogia-EAD.

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso TCC.

ALUNAS: Úrsula Cristina Figueiredo. RU: 941641

Rosa Cristina Ribeiro da Silva. RU: 986273

Grazielle Morais Rocha. RU: 1028263

Karina Bianca Teixeira da Rocha. RU : 1036238

OBSERVAÇÃO OU DOCÊNCIA

Ao fazer o estágio supervisionado foi possível perceber como funciona a determinada escola desde a sua estrutura física até o seu direcionamento. As salas são bem arejadas, com boa estrutura física.

Os professores abordam suas práticas em aulas dinâmicas e modernas fazendo uma ligação com a realidade vivida pelos alunos e a época atual.

Os alunos são exigentes e buscam a aprendizagem através das aulas dadas com tecnologias aplicadas. Os professores alcançam seus objetivos com muito esforço e dedicação.

3.1- OBSERVAÇÕES DE PESQUISA DE CAMPO

Durante o tempo em que observei a sala de aula notei as questões relevantes como:

O espaço físico excelente, boa localização do prédio, boas iluminação, salas espaçosas, mobiliário de boa qualidade, porém o quadro ainda é de giz.

As aulas são ministradas por profissionais com boa formação especifica e graduados, pós-graduados. Os mesmos oferecem em seus planejamentos metodologias e praticas produtiva.

3.2- A carta apresentação foi apresentada a escola para liberação do estágio supervisionado.

3.3- Salas arejadas, boa iluminação, amplas. Professores graduados e pós-graduados. Alunos bastante exigentes, com poder sócio econômico controlado.

3.1.1- Caracterização estrutural.

a) A escola estagiada é assim chamada Escola Estadual Expedicionário Geraldo Baêta, localizada na AV. Sócrates Machado, 728- Castro, CEP: 35.495-000 Entre Rios, Minas Gerais. Telefone: (31)3761-4069.

Funciona com atendimento das seguintes turmas:

  • Ensino Médio;
  • Ensino Fundamental;
  • Projeto (Tempo Integral);
  • EJA (Educação de Jovens e Adultos).

3.1.2- Caracterização de Recursos Humanos:

a)Professor da turma estagiada.

Maria José da Silva.

b) Alunos da turma estagiada.

1° Ano B, 32 alunos, 16 do sexo masculino e 16 do sexo feminino.

2° Ano B, 24 alunos, 13 do sexo masculino e 11 sexos femininos.

3.1.2- Caracterização Pedagógica.

a) 2º Ano B, Livro Introdução a Filosofia, pág. 95 a 97.

  • Conteúdo trabalho: A razão da descontinuidade temporal.
  • Cumulativa: acumula coisas de cada dia.
  • Otimista: síntese harmoniosa que não constrói sua história.
  • Encaminhamento.
  • Livro didático.
  • Descreva chamada, revisão da matéria, continuidade.
  • Contribuir para formação pessoal e social dos alunos com a intencionalidade de inseri-los no mundo do trabalho, pesquisas e outros com sustentabilidade cientifica.

Apresentação de slides, recurso de áudio visual, CDS, livro didático dentre outros.

Sim, eles foram ativos, participaram da leitura, reflexão, debate.

O professor conduziu a aula de uma forma bastante clara e envolvente.

Entre o momento de reflexão, debate os alunos interagiram com o conteúdo e trouxeram para o seu mundo real o processo de tratar entre o conteúdo e seu cotidiano.

Não há alunos com transtornos globais nem com outros problemas de aprendizagem, por isso não há caso de inclusão.

A sala do 2º C dia 16/06/15. A professora Maria José, realizou uma avaliação com questões das páginas 106 e 107 do Livro Introdução a Filosofia.

Trabalho em grupo Leitura de alguns parágrafos pelos alunos. O processo de realização de atividades ocorreu de forma tranquila e equilibrada.

INTRODUÇÃO

Para realizara atividade de estágio para conclusão do Curso de graduação em Pedagogia, eu passei por caminhos que me conduziu até a realização deste. Para a realização da observação eu me apresentei à escola com a carta para identificação desta atividade.

As aulas foram conduzidas com segurança e s atividades estavam amparadas dentro de um plano de aula, um roteiro sequenciado, que abordava o tema e assegurava a aprendizagem de qualidade para os alunos de classe.

O horário foi no turno matutino, durante o mês de Junho de 2015.

O objetivo principal do relatório é assegurar para o estagiário a competência para conclusão da graduação. Diante da conclusão do curso de graduação de Pedagogia, torna-se essencialmente necessário fazer o estágio supervisionado, onde ambos falam-se a mesma língua, casando-se teoria e prática.

A metodologia utilizada durante a observação teve cuidados específicos para gerenciar todo o perfil do professor, aluno e como suas aulas eram conduzidas e qual era a relação do aluno com o professor e assim como eles interagiam naquele espaço escolar.

4.1.2 A Escola Estagiada

A escola estagiada é assim chamada Escola Estadual Expedicionário Geraldo Baêta, localizada na AV. Sócrates Machado, 728- Castro, CEP: 35.495-000 Entre Rios, Minas Gerais. Telefone: (31)3761-4069.

Funcionamento das 7h ás 23:20. A escola oferta atendimento nos níveis:

  • Ensino Médio;
  • Ensino Fundamental;
  • Projeto (Tempo Integral);
  • EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A instituição atende um número de aproximadamente 220 alunos. Com baixo número de alunos para inclusão em programas específicos.

O estágio foi realizado durante o mês de Junho de 2015, sendo realizadas no turno de 07h ás 11h00hrs e 13hrs ás 17 h. Com turma do 1°e 2º ano do Ensino Médio.

Aumentar o índice de providencia dos alunos com baixo rendimento para o intermediário e aqueles que estão no intermediário, para o recomendável. Portanto para que essa meta seja atingida devera atender os seguintes itens.

Postura do professor diante da turma, cobrança e verificação de tarefas, execução de Projeto de leitura, recuperação dos alunos em defasagem de aprendizagem.

Trabalhar a interdisciplinaridade, elaborar atividades que promovam a socialização e interação entre educando e educador.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com