TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mais educação para a valorização do Professor.

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE

PEDAGOGIA

JULIANA SILVA XAVIER

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II

Mais educação para a valorização do Professor.

Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média do 1º semestre do curso de Pedagogia, na modalidade 100% on-line.

Orientador: Prof. Andressa Aparecida Lopes

Edilaine Vagula

Edinéia de Cássia Santos Pinho

Fabiane Muzardo

José Adir Lins Machado

Mari Clair Moro,

Reinaldo Nishikawa

Taíse Nishikawa.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A escolha por ser professor é muitas vezes cheia de significados: uma questão familiar, por questões econômicas ou por “sempre quis ser professor”. Nesse sentido, como a sociedade vê a figura do professor em nosso país? 4

2.2 Como o professor pode trabalhar para a formação de uma escola que auxilie na formação de um cidadão mais ético e político? 5

2.3 O que a sociedade e o Estado podem fazer definitivamente para valorizar o trabalho do professor? 6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

4. REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Serão abordadas questões referentes a escola na sociedade moderna dos direitos humanos, voltados para o professor em formação de valores, tendo como papel social o magistério com os conhecimentos da política e também com a formação ética do aluno, para que sejam capazes de construir relações sociais mais justas e solidárias que chamamos de educação em valores.

Sabe-se que a razão de toda luta está inserida no contexto da realidade atual, onde o professor é visto como um mero transmissor de conhecimentos. Mas que o professor por sua vez, é o gerador de um futuro melhor promissor, contribuindo para uma melhor condição de existência para os seres humanos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A escolha por ser professor é muitas vezes cheia de significados: uma questão familiar, por questões econômicas ou por “sempre quis ser professor”. Nesse sentido, como a sociedade vê a figura do professor em nosso país?

O Professor de hoje é muito diferente de algumas décadas, atualmente o profissional deve estar cada vez mais atualizado para acompanhar os avanços educacionais e tecnológicos. Pois, a sociedade por sua vez, necessita de profissionais atualizados, isso implica diretamente em muito estudo e leitura.

Ao tornar a vida dos alunos mais participativos e atuantes, o professor passa diretamente pela necessidade de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas que deverá ser direcionada aos interesses dos alunos, focando as suas necessidades e alcançando o objetivo da escola, o de formar cidadão críticos e influentes na sociedade. Além das técnicas e práticas do professor, uma das características é de serem mais criativos, dinâmicos e talvez os mais práticos no desenvolvimento de suas metodologias, tendo competências primordiais na preparação e formação social do aluno.

Hoje o professor se completa ao assumir que ele também é o próprio produtor de sua profissão. Se desenvolver e conhecer seus alunos e refletir sobre seu papel na sociedade, esses são os critérios que formam o novo professor.

A educação do futuro será marcada pela centralidade da pessoa que aprende, isso faz repensar os modos de trabalho dos educadores, hoje muitas vezes encarados pelos professores com o seu problema no modo de tratá-los que se joga o futuro.

Muitos dos sentimentos conscientes e inconscientes são transferidos pela criança, dos pais ao mestre. Mesmo que os alunos não demonstrem e o professor não perceba, suas palavras têm um grande efeito devastador ou construtivo nas crianças. Sendo assim, o professor tem um papel fundamental nos processos de ensino e aprendizagem. O professor precisa ser um aprendiz ativo e cético na sala de aula, que convida os alunos a serem curiosos, críticos e criativos.

2.2 COMO O PROFESSOR PODE TRABALHAR PARA A FORMAÇÃO DE UMA ESCOLA QUE AUXILIE NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO MAIS ÉTICO E POLÍTICO?

O papel fundamental do professor no processo da cidadania de seus alunos é a educação na ética como uma condição para que ela se construa de acordo com a sua tarefa primordial, o trabalho do professor é essencial para o desenvolvimento da sociedade a escola no lugar ideal para que aconteça. Pois, é na escola que aluno pode ter as maiores chances de mudar de vida e saber lidar com as diversas situações problemas que o mundo oferece.

A leitura do mundo e a leitura da palavra são duas formas de Educação e Ética, em busca de uma aproximação construir o conhecimento e de fazer acontecer a educação. Ao impedir o ser humano no processo educacional na busca da cidadania através da ética reduz o silêncio na possibilidade de humanização.

A compreensão do termo ética se refere aos costumes de ser e de agir. Sendo assim, a postura reflexiva sobre as questões dos valores e princípios axiológicos na educação escolar pode ser tomada a partir dos encaminhamentos do professor.

A ética e a cidadania é o eixo norteador dos Temas Transversais que precisa ser mais enfatizada na escola, a cidadania na perspectiva dos PCN deve estar presente no objetivo do projeto pedagógico da escola. O mesmo deve ser dito, com relação à Ética, ela deve nortear os temas transversais e ela mesma tem o tema transversal, portanto deve estar presente na vida da escola como um todo possibilitando a aprendizagem e a chance do aluno poder executar no mundo a fora.

A transformação na educação do professor na formação de um cidadão mais ético e político é o compromisso com sua profissão. É discutir com os alunos e demais colegas o seu papel para proporcionar mudanças de atitudes e valores onde vive, e colocar como ser inacabado, pronto para aprender sempre com todos.

2.3 O QUE A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com