TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malala e sua contribuição

Por:   •  15/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 5

       G) Ao estudar Malala foram identificadas 2 teorias de liderança: Liderança Autêntica e a liderança Carismática.

   As principais características que definem um líder autêntico, de acordo com Shamir e Eilam (2005), são: líderes autênticos não falsificam sua liderança, agem como “eles mesmos”, sendo “parte do que eles sentem ser seu verdadeiro eu real”; não assumem um papel de liderança ou atividades de liderança por status, honra ou recompensas, mas sim por causa de valor ou missão que pretende promover; e por fim “líderes autênticos são originais, não cópias”, o processo pelo qual eles chegam as suas causas e convicções é baseado nas suas experiências de vida, mantendo seus verdadeiros valores. Através de sua missão, nomeadamente a luta pela defesa do direito universal à educação, Malala recebeu muitos prêmios em várias partes do mundo. Porém, ela tem uma postura muito centrada e humilde em relação ao reconhecimento que tem recebido, característica que identifica a liderança autêntica, pois líderes autênticos trabalham em prol de uma missão e se envolvem em liderança, a fim de promover esta causa, estão interessados ​​não só em ser tudo o que podem ser, mas também em fazer a diferença (Shamir & Eilam, 2005),isto pode ser constatado nas palavras de Malala que diz:
“Quando ganhei prêmios pelos meus trabalhos escolares, ficava contente, pois tinha trabalhado para eles, mas os prêmios que vejo nas estantes são diferentes. Estou grata por eles, mas são prêmios que a única coisa que fazem é deixar bem presente o muitíssimo trabalho que ainda há para fazer para alcançar o objetivo de haver educação para todos os rapazes e todas as raparigas. Não quero que pensem em mim como “a menina que foi alvejada pelos talibãs”, mas sim como a menina que “lutou pela educação”. Esta é a causa a que eu quero dedicar a minha vida.” (Yousafzai & Lamb, 2013p.333).

Malala é dotada de um conjunto de traços de personalidade e de atitudes que a distingue como uma líder autêntica. Entre todas as definições existentes, parece haver um consenso de que uma líder autêntico é confiante, esperançoso, otimista, transparente e com orientação futura moral/ética.

Liderança Carismática

         O carisma puro é uma poderosa fonte de mudança social, especialmente em sociedades tradicionalistas, uma vez que tem o potencial de mudar as pessoas reorientando suas atitudes centrais e direções de ações. Uma liderança pode ser definida como carismática quando “as pessoas seguem alguém, porque ele ou ela é ‘considerado extraordinário e tratado como dotado de poderes ou qualidades sobrenaturais, sobre-humanos, ou pelo menos especificamente excepcionais’”, porém, o termo “considerado” merece atenção especial, pois o essencial aos liderados não é saber se o líder é realmente alguém extraordinário ou excepcional, mas se estão convencidos de que este é o caso, e se sentem empenhados a segui-lo (Levay, 2010).
Segundo Weber(1922/1968 apud Levay, 2010) “a missão do líder não é sempre e necessariamente revolucionária, mas, em suas formas mais carismáticas, ela derruba costumes, leis e tradições”. Ainda segundo o autor, o carisma compõe um dos diferentes tipos de autoridade, no caso a autoridade carismática; que sucede em momentos e situações ditas extraordinárias, “quando um aspirante a líder com uma missão atrai um grupo de seguidores que se tornam ligados a ele e à sua missão por devoção pessoal e lealdade”. 

H) Como Malala desenvolveu a confiança em seus liderados e como esta cofiança ajudou a atingir a meta.

 A autenticidade de Malala permitiu que os seus seguidores, quer raparigas na mesma posição que ela ou simplesmente pessoas que entendem a sua situação, as suas reivindicações e os seus objetivos, se identificassem com ela, confiando nas suas intenções e nas suas capacidades e gerando nelas sentimentos de esperança e otimismo. O apoio dos seus seguidores permitiu que as questões pertinentes levantadas por Malala, relativamente aos direitos à educação das mulheres em países como o Paquistão e á igualdade de direitos entre sexos, “ganhassem uma voz” e fossem abertamente discutidas a nível mundial. Estas questões não só foram abordadas, como, também, se tomaram medidas a nível mundial no sentido de chegar a uma resolução destes problemas, como foi o caso da petição da ONU criada por Gordon Brown que tem como objetivo que em 2015 nenhuma criança esteja privada do direito à educação,independentemente do seu sexo.Portanto pode-se dizer que essa esperança e otimismo gerados nos seguidores, pela identificação pessoal com a autenticidade de Malala, deram asas a que grande parte dos stakeholders desta liderança, de uma forma ou outra, agissem proativamente na realização dos objetivo que Malala estabeleceu para a sua visão de um mundo melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (456.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com