TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de estagio

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        5

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da importância da Educação Ambiental como tema transdisciplinar na Educação Infantil, compreendendo o papel das práticas pedagógicas para a melhoria de ações educativas sob o enfoque da temática, promovendo acesso ao saber científico e ao conhecimento crítico para pensar os desafios e probabilidades dessas práticas, para enfim, aprontar transformações sociais, atingindo aprendizagem significativa, criativa e inteligente.

A inclusão da Educação Ambiental como tema transdisciplinar na Educação Infantil, tem a necessidade de ser acompanhada por uma metodologia adequada que leve em consideração as limitações do ambiente de trabalho, a realidade dos alunos e os objetivos que se pretende atingir.

A Educação Ambiental nasce com a intenção de formar pessoas com capacidade para refletir acerca dos impactos gerados pelo homem no ambiente em que vive. Faz-se necessário aqui entender por ambiente todos os espaços naturais, sociais, culturais e políticos em suas múltiplas relações e lembrar que a relação com o meio ambiente está perpetuada aos valores e princípios dos homens.

É importante mencionar que Educação Ambiental não diz respeito apenas a natureza, mas está ligada a promoção de bem-estar social através da reflexão sobre temáticas diversas como respeito as diferenças religiosas, de raça e de gênero. As diversidades sociais de moradia e saneamento também serão incluídas no contexto da Educação Ambiental, fazendo com que a disciplina se torne instrumento fundamental de transformação da realidade não apenas ambiental, como também social.

Tornar-se mais crítico acerca dos assuntos que circundam nossa sociedade, nos torna mais capacitados em promover o bem-estar das futuras gerações. Por tanto, esse trabalho se justifica na necessidade de compreender a importância da Educação Ambiental para as práticas pedagógicas no ambiente escolar e da necessidade do professor em se manter atualizado. É importante que o professor conheças as suas possibilidades metodológicas e consiga usá-las para gerar consciência e aprendizagem significativa.

Faz-se necessário ainda que alunos e professores sejam ativos no processo de construção do conhecimento para que a sala de aula tenha o potencial de gerar conhecimento e aprendizagem realmente significativos.

Por meio desse portfólio averiguou-se a importância de se trabalhar a Educação Ambiental como tema transdisciplinar e verificou-se a importância de repensar as práticas pedagógicas realizadas na escola, revendo o papel tanto do professor como do aluno enquanto sujeitos ativos da construção do conhecimento.


  1. DESENVOLVIMENTO

O estudo transdisciplinar na Educação Ambiental surge da necessidade de transformar a relação atual que o homem mantém com o meio ambiente e através dela busca mudar os comportamentos, valores e atitudes a fim de gerar qualidade de vida aos indivíduos por meio da sustentabilidade. Por tanto, nada mais plausível do que iniciar esse trabalho pela Educação Infantil, uma vez que a escola tem o poder de modificar os conceitos de toda uma geração perante o meio ambiente e é nessa fase a personalidade das crianças começa a se configurar (LINK et al., 2012).

A Constituição Federal através da Lei nº 9.795/99, que dispõe acerca da Educação Ambiental e estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), ampara a Educação Ambiental no contexto nacional em todos os níveis de ensino.

De acordo com a PNEA, a Educação Ambiental está relacionada os processos pelos quais os indivíduos constroem “valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências” (BRASIL, 2013, p.166) a fim de promover a conservação do meio ambiente, gerando qualidade de vida e sustentabilidade, sendo elemento efetivo e permanente da educação nacional em todos os níveis do processo educativo (BRASIL, 2013).

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), a Educação Ambiental possui características conceituais e pedagógicas com legislação específica que visam trazer novas informações por meio de pesquisas na área, bem como incitar a reflexão crítica e fornecer orientações pedagógicas direcionadas as instituições educativas do país (BRASIL, 2012).

A Educação Ambiental tem como objetivo desenvolver a compreensão do meio ambiente em suas múltiplas relações, bem como incentivar a participação dos indivíduos na preservação do meio ambiente como exercício de cidadania (BRASIL, 2013).

Embora seja um tema transversal, a prática da Educação Ambiental dentro das escolas de forma transdisciplinar não é suficiente, acontecendo mais comumente em ações isoladas que são logo perdidas ou descartadas (BERNA, 2004).

Analisando a forma que a Educação Ambiental vem sendo trabalhada na Educação Infantil é possível perceber que este aprendizado ainda é pouco desenvolvido no ambiente escolar, estando as práticas pedagógicas dissociadas do seu conceito real, o que acaba dificultando aos alunos adquiram de fato os conhecimentos referentes ao exercício das práticas ambientais (TONIOSSO et al., 2014).

O objetivo de trabalhar de forma transdisciplinar a Educação Ambiental na Educação infantil é para que as crianças sejam capazes de desenvolver autonomia e criatividade, estimulando os aspectos tanto físicos como psicológicos para que elas tenham controle corporal e emocional nas suas relações sociais, sendo capazes de internalizar o seu papel enquanto agente transformadores da sociedade (LINK et al., 2012).

Por meio da Educação Ambiental é possível explorar os laços que existem entre identidade, cultura, natureza, sugerindo uma educação voltada para o consumo responsável com foco na solidariedade entre a sociedade atual e as sociedades futuras. Educação Ambiental não se trata de gestão ambiental e sim de gestão de condutas que dizem respeito a produção, utilização de recursos, tratamento de resíduos e sobra, bem como versam acerca dos recursos vitais extraídos do meio ambiente (SAUVÉ, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com