TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material: Papelão/cartolina, tampinhas de garrafa, tinta guache e tesoura.

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

PORTFÓLIO 1

Jogo escolhido: Damas

Material: Papelão/cartolina, tampinhas de garrafa, tinta guache e tesoura.

Organização da atividade: Duplas

Número de aulas necessárias: 3

• Dimensão CONCEITUAL: Originou-se na Europa Medieval e possui heranças de um jogo chamado Alquerque, de onde surgiu a ideia de que capturamos a peça do adversário quando a pularmos. Também possui características do xadrez, como o tabuleiro e a mudança de categoria de peças quando chegamos à última linha. É um jogo totalmente desenvolvido na Europa e que ganhou destaque pelo mundo inteiro através da expansão europeia. O interessante é que não existe apenas uma forma de jogo estabelecida, pois podemos jogá-lo em vários locais e maneiras diferentes. Podemos jogar no pátio da escola colocando os próprios alunos como sendo peças e até mesmo utilizar materiais reciclados para a confecção de todos os componentes do jogo.

• Dimensão PROCEDIMENTAL: O primeiro passo é criar o jogo a partir de materiais recicláveis. Cada dupla desenhou o tabuleiro em sua cartolina ou papelão, separaram 24 tampinhas, pintaram e decoraram utilizando suas criatividades. Lembrando que 12 tampinhas receberam uma mesma decoração e outras 12 o outro tipo de decoração. Após todos os componentes devidamente feitos, os alunos farão uma competição onde o objetivo é capturar todas as peças do adversário para ganhar a partida.

• Dimensão ATITUDINAL: É possível trabalhar autocontrole, ética e respeito. O aluno deverá aguardar sua vez e saber respeitar o adversário ganhando ou perdendo. Para isso será necessário expor e discutir as regras do jogo em grupo. Assim conseguimos dar ênfase nas regras de convivência, respeito mútuo e também trabalhar o raciocínio lógico dos alunos. Caso haja um aluno com deficiência visual podemos identificar as peças utilizando alto relevo para que ele consiga identificá-las através do tato.

REFERÊNCIAS:

1- Origem do jogo das damas - SELAM Disponível em <http://www.selam.piracicaba.sp.gov.br/site/modalidades/69-damas/78-origem-do-jogo-de-damas.html> Acesso em 19/04/2019 às 17h05min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com