TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

FRANCISLAINE DUTRA GOULART

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APREDIZAGEM

6ª ETAPA

GOVERNADOR VALADARES/MG

2015

FRANCISLAINE DUTRA GOULART

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APREDIZAGEM

6ª ETAPA

Memorial de Construção de Aprendizagem apresentado ao Curso de Pedagogia à Universidade de Uberaba como forma de exigência para aprovação do Componente TCA- Trabalho de Construção da Aprendizagem da sexta etapa.

GOVERNADOR VALADARES/MG

2015

INTRODUÇÃO

O trabalho descreve a minha trajetória, como estudante do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, destacando as atividades desenvolvidas desde o primeiro encontro , e as atividades que ainda estão sendo desenvolvidas  atualmente .

A construção de memorial para nós estudantes  é  auto- conhecimento que potencializa nós   como sujeito a nossa  prática pedagógica  tendo um auto conceito em nossa formação docente.

O Memorial de Construção de Aprendizagem será um processo de auto- avaliativo, mas também será um instrumento confessional de minha formação acadêmica.  

Pedagoga... 2015

Somos muitas alunas em busca do sonho  de tornar um profissional da área  educacional , uma Pedagoga  em 2015 ,era o primeiro encontro  presencial, onde conheci o ensino EAD , e a nossa ferramenta de estudo e também onde todos se comunicam alunos , professores ,preceptores e gestores em  nosso sistema, o Ava.

A pedagogia é a ciência que estuda por objeto a educação  mas ela vai além pois ,aprendemos a relacionar com  as família dos alunos, funcionários , professores e direção.

A primeira etapa do curso de pedagogia  fui fazer um trabalho na Escola Municipal Professora Wilma Glória Nunes Mourão para uma pesquisa. Foi o meu primeiro trabalho para o Curso de Pedagogia, onde fiz  comparações das escolas o qual foi um  bom aprendizado. A primeira etapa as disciplinas apresentadas foram: O Ser Humano e suas dimensões, História da Educação e da Pedagogia, Ambiente de Aprendizagem e Relação escola e Sociedade. Nesta primeira etapa começamos a conhecer vários estudiosos e educadores que trouxeram várias contribuições para área da educação, um deles foi Paulo  Freire (1921-1997) que foi um dos grandes pedagogos da atualidade,   respeitado não só no Brasil ,mas também no mundo.

Segundo Paulo Freire: “Quem ensina aprende e quem aprende ensina ao aprender”.

A segunda etapa, continuei firme no meu propósito de ser uma Pedagoga em 2015 mas não está sendo muito fácil, algumas de nossas colegas já não estão  mais  com a gente ...mas temos que continuar,  assim  o próximo trabalho foi o fichamento do  livro “uma arte sem idade” da autora  Beth Coelho .” Até gente grande  volta a ser criança”... em uma das citações do livro de Beth Coelho, p 10.

Tivemos também o TCA das nossas memórias da nossa lembranças de

infância, fazendo relembrar aquele período. As disciplinas desta etapa foram: O Projeto Político Pedagógico, Criança e Desenvolvimento, Gestão Educacional, Processos Históricos da Educação Brasileira, Pensamento, Linguagem e Educação-Alfabetização e Letramento, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Nesta etapa verifiquei  que o PPP é um dos instrumentos  mais importante da escola pois  com as ações dele  que é feita a melhoria para a escola. O projeto político pedagógico é um dos caminhos para a democratização da escola  ele é um plano global da escola segundo Veiga ,1997,p14 ele é um mapa de orientação para ações educativas .No conteúdo  Alfabetização e Letramento  tive a oportunidade de aprender o processo de aprendizagem do mundo letrado   pelas crianças em fase  de alfabetização pois tem diferentes abordagens para essa prática pedagógica .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com