TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Por:   •  13/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

1–INTRODUÇÃO

O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória profissional e educacional, destacando as principais atividades que eu já desenvolvi, quanto às atividades que realizo atualmente. Registro, também nesse documento, os cursos de aperfeiçoamento e atualização que realizei, bem como as minhas perspectivas de estudo e pesquisa em relação ao curso de pedagogia.

1.1 - FORMAÇÕES ACADÊMICAS

A minha formação na área da educação começou em 1990, quando iniciei o curso de Magistério no Ensino médio no Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa , situado na cidade de Curitiba – PR, o interesse pelos temas abordados nas diferentes disciplinas do curso levou-me a participar de vários debates e discussões acerca da profissão docente. Essa fase foi significativa na minha formação, na medida em que me ofereceu subsídios para ampliação de conhecimentos no campo da educação. Iniciei em fevereiro de 1990 e conclui em dezembro de 1994.

O papel desempenhado pelos professores nas diferentes disciplinas do meu curso foi fundamental para o meu envolvimento com as questões da didática. Comecei a ampliar o meu repertório com leituras direcionadas ao fazer pedagógico. A vontade de compreender o processo ensino aprendizagem levou-me a iniciar uma série de cursos de na área da educação.

Em 1995 inicie o curso de adicional em educação infantil, ofertado pelo Instituto de Educação do Paraná onde conclui no mesmo ano.

Apenas em 2006 iniciei o curso de Graduação junto a Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu – VIZIVALI – com parceria com o IESDE Brasil, onde conclui o curso em maio de 2008.

1.2 - EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

As minhas experiências profissionais tiveram inicio logo que iniciei o curso do Magistério no ensino médio.

 Futuro Ideal - Educação Infantil

Período: Dezembro de 1998 até o momento

Cargo: Professora berçário (1998-2001)

Professora Maternal I ( 2002 – 2007 e 2011)

Professora Maternal II (2008- 2010)

Durante todo este período nesta instituição de ensino trabalhei com apoio da apostila do positivo, de forma lúdica e recreativa

 Escola Principius do Saber

Período: março de 1996 até janeiro 1999.

Professora Jardim III

Nesta instituição de ensino trabalhei com turmas de jardim II crianças de 5 a 6 anos com conteúdos específicos para esta série.

Pré Escola flor Criança

Período: janeiro de 1992 até 1995

Cargo: Professora Auxiliar Jardim II e Jardim III

Auxiliando as professoras da Educação Infantil, nas atividades com as crianças.

1.3 ATIVIDADES DE GESTÃO DE ENSINO

2007 – Projetos Nações

2008 – Projeto os cinco sentidos

2009 - Projeto Resgate das Cantigas de Roda e Brincadeiras Infantis

2010 – Projeto Poty Lazarotto e Meio ambiente

Com esses projetos pode alcançar vários objetivos.

* Ampliar conhecimentos;

* Registrar informações;

* Ler várias informações em textos de vários gêneros;

* Utilizar com o auxilio da professora diferentes fontes pra buscar informações;

* Criar um ambiente em que o aluno seja participativo nas atividades desenvolvidas;

* Potencializar a capacidade de questionar e possibilitar o aprendizado de modo a utilizá-lo de forma conseqüente, responsável e eficaz;

* Criar uma gestão do ambiente escolar , por meio da discussão, decisão e encaminhamento conjuntos, com atribuição de responsabilidades;

* Despertar o senso crítico;

* Desenvolver o espírito cooperativo;

* Utilizar diferentes linguagens ( corporal, musical, plásticas, oral e escrita) ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e expressar suas idéias, no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade.

1.4 PRODUÇÃO CIENTIFICA, LITERÁRIA E ARTISTICA

Pra eu seguir a profissão do magistério foi uma opção, pois pude conquistar muitas vitórias e esta complementação só irá contribuir mais nas minhas conquistas

1.5 – MOTIVAÇÃO DA ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA

As experiências que tive durante a minha formação no curso do magistério e no curso do adicional em Educação Infantil e a minha atuação profissional fizeram com que eu vislumbrasse um maior aporte teórico para a condução de uma pesquisa na área educacional, percebi que deveria investir novamente na minha qualificação. Diante destes fatores decidi escolher um curso de Pedagogia que me leve a sistematizar melhor os conhecimentos na área da educação. Acredito que com a Graduação em Pedagogia estarei melhor colocada no mercado de trabalho onde estou atuando a vários anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com