TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Por:   •  20/1/2016  •  Ensaio  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Lavras

Departamento de Educação (Ded)

Curso de Pedagogia

Disciplina: GDE136 – Sociologia e formação docente

Docente: Carolina Faria Alvarenga

Nome: Janaina Aparecida Andrade

Quem sou eu neste mundo

Janaina Aparecida Andrade, 21 anos, nasci no dia 8 de abril de 1994, na cidade de Lavras. Casada com Rodrigo César Fidelis Leite. Filha de Vicente Paulo de Andrade e Rosilene Maria de Sousa Andrade. Sou filha única. Residi no campo até os 17 anos, pai agricultor. Por esse motivo, tive boa relação com os animais do rancho e a natureza. Montava a cavalo, andava de pés no chão, saboreava frutas ao pé da árvore, me banhava em cachoeiras.

Meus pais tinham situação econômica difícil mas, desde pequenina, me instigavam ao estudo. Ensinaram com muito amor tudo o que sabe e o que é como ser humano. Pais que deram o que tinham para meu estudo.

Minha mãe pedagoga me alfabetizou. Estudei em escola do campo, Escola Municipal Dulce Leite, até os primeiros anos do Ensino Fundamental. Estudei com duas turmas em uma mesma sala, onde a mesma professora ministrava aulas a uma turma de 3º ano e outra de 4º ano. Fui coroinha com dedicação na igreja da comunidade por muitos anos. O Ensino Fundamental e Médio realizei na Escola Estadual Jaime Ferreira Leite, em Itutinga. Escola pública, mas que tinha professores e professoras que ensinavam com amor, paciência e dedicação.

Mudei após concluir o Ensino Médio para Lavras, cursei Técnico em Mecatrônica. Desenvolvi estágio em UFLA, na área de automação, onde realizei dois projetos. O primeiro consistia em um teste de ambiência que controlava a humidade e a temperatura de um ambiente. O segundo, automatização de uma casa que, ao toque em um Smarth Phone, apagava e acendia as luzes, abriria portões. Realizei segundo estágio em Furnas Centrais Elétricas S.A. Esse mais centralizado para sala de controle de uma subestação em Itutinga. Conheceu mecanismos de controle e geração de energia elétrica. Adquiri muito conhecimento e amizades nesses locais.

Com o relacionamento de sete anos, descobri, em 2014 uma gravidez, do qual teve parto prematuro com trinta e três semanas de gestação. O bebê ficou hospitalizado em UTI Neo Natal na Santa Casa de Lavras. Hoje, é uma menina saudável, sapeca, chamada Nicole Maria Fidelis Andrade. Esse acontecimento que gerou muitas dúvidas sobre o futuro, medo do bebê não sobreviver, de não conseguir amamentar e medos relacionados à maternidade e de não poder cursar a sonhada graduação. Angústia de não conseguir realizar o maior desafio de minha vida, gerar e educar uma menina em meio à sociedade que vivemos hoje.

Porém com todos esses medos, esse bebê me ensinou e ensina a cada dia que os fatos não acontecem como queremos e a hora que queremos. Ela me ensinou a viver um dia por vez, a ter fé e esperança, me mostrou que quinhentos gramas de vida, mudaria minha vida, meu ser, e a também mudou toda uma família. Trouxe amor, alegria, sorrisos banguelas, bagunças imensuráveis, joelhos ralados. E que nenhum antidepressivo retira mais a dor que um beijinho.

Lutou e luta contra uma depressão pós-parto. A que agradeço o cuidado e olhar de meu companheiro nas horas difíceis de crise, o amor de minha filha e o abraço de meus pais. Sair de casa e conseguir se relacionar com pessoas, gerava sensações desastrosas em seu íntimo. Mas com toda turbulência de sentimentos e ações, é preciso viver o dia a dia e lutar pelo amanhã. Pois tenho esposo, filha e pais, que estimam minha superação e evolução como pessoa e universitária.

Enquanto gestante, foi aprovada na Universidade Federal de Santa Catarina, onde seus pais não aconselharam se matricular pois estava gestante e a distância dificultaria o contato com os pais. Na quinta em vez que realizou a prova do Enem, obteve aprovação na Universidade Federal de Lavras, no curso de Pedagogia em 2015. O sonho de cursar uma graduação e em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com