TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de infância

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


INTRODUÇÃO

O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha vida escolar, destacando as principais atividades que eu já desenvolvi, quanto às atividades que realizo atualmente. Registro, também, nesse documento, as minhas perspectivas de estudo e futuro profissional, assim como meu modo de ver Educação e Pedagogia.

DESENVOLVIMENTO

MINHA VIDA ESCOLAR

Meu primeiro contato com os estudos foi com seis anos de idade, ia para a escola, mas não podia estudar, pois o permitido era apenas com sete anos. Havia apenas uma sala de aula onde estudavam 1ª a 4ª series juntas, não tinha pré-escolar, mas mesmo assim me aceitaram na sala de aula. Na 1ª série morava em um pequeno patrimônio, onde tias minhas trabalhavam na escola, que era do pré até a 4ª série, onde estudei minhas series iniciais. Na 1ª série,tinha uma professora que amava,adorava assisti as aulas dela, se chama Sandra, sentia ela como minha mãe (minha mãe trabalhava e estava em Goiânia e morava com meus avos nessa época) ela sempre me elogiava quando terminava os exercícios mais rápido que os outros, um dia terminei uma tarefa primeiro do que os colegas  e ela apertou meu nariz mas com carinho e me chamou de garota esperta,meu nariz começou a sagrar, mas era um probleminha bobo que tinha, que nem eu mesma sabia e ela se desesperou, o cuidado que ela teve comigo, fez com que me sentisse protegida.Na 2ª série, lembro de um episodio que nunca me saiu da mente, naquele tempo cantava se o hinos nacional e do estado antes de entrar em sala de aula e como a 2ª série tinha muitos alunos as professoras dividiram os alunos na fila, e fez-se um aluno para um lado e um para o outro, me colocaram na sala de uma professora que não gostava, odiei de primeiro momento, pedi para ir ao banheiro e lá fiquei por boa parte da aula, até notarem minha falta, depois minha tia conversou comigo e junto com a professora me convenceram a ir pra sala, dizendo que tinha um quadro cheio de desenhos.

Na 3ª série, recordo-me pouquíssimo, nessa série estudei com minha tia Luzia me achava uma chatice, pois ela me cobrava muito por ser sobrinha e queria que eu desse exemplo, me sentia pressionada. Gostava muito de ler, quando ganhava uma cartilha de português, olhava ela inteirinha, desenhos por desenhos, histórias por histórias, viajava no tempo quando lia.

Na 4ª série tinha um professor favorito, o Professor Elias, amava as aulas dele, não eram aulas chatas, pois ele aplicava o conteúdo e depois conversava com os alunos, sempre que sobrava tempo, interagia com dinâmicas, histórias e não ficava uma aula cansativa.

Já no Ensino Fundamental, sofri um pouquinho, tive sérios problemas de adaptação. Tinha uma professora de matemática que não conseguia me adaptar aos métodos dela de ensino cobrava muito dos alunos e eu já tinha uma dificuldade com essa matéria, não conseguia entender as explicações dela que também era bem vagas, não conseguia prender a atenção dos alunos nas suas aulas, tudo na base da pressão. Reprovei nessa matéria.. Meu ensino fundamental teve alguns professores bons e outros que só preenchiam mesmo a sala, pois estavam em sala, mas na verdade o aluno é que tinha que se virar para aprender o conteúdo e assim fiz até a 7ª série. Na 8ª série voltei a morar no sitio, pegávamos o ônibus as 5:30 pra está as 7:30 a 8 horas em sala de aula,isso quando não acontecia algum imprevisto, como chuvas, atoleiros, pneus furados entre outras coisas. Lá estudávamos o dia todo, uma vez por semana, estudávamos por matérias, duas durante o dia, uma a parte da manhã e outra depois do almoço, na verdade estudávamos mais em casa e tirávamos as dúvidas na escola, até porque o tempo era curtíssimo e assim íamos eliminando as matérias até o final do ano letivo foi uma série fraca para o meu conhecimento, pois o estudo não dava pra se aprender muito.

Depois fui morar em outra cidade com uma tia minha, lá tive o estudo regular, fiz o meu 1ª ano bem, o ensino era bom, os professores bem qualificados e a estrutura da escola também eram muito bons no quesito ensino.

Já no 2º ano, fiz o ensino regular, mas só até o meio do ano,parei de estudar. No ano seguinte fiz o supletivo, conclui o 2º e o 3º e um ano só. Não aprendi muito, pois é um estudo mais espremido e no 3º ano, tive um professor péssimo na matéria de matemática, passei de ano, mas não aprendi muito sobre os conteúdos que ele aplicava, pois muitas das vezes ele ia corrigir as questões e passava o resultado errado, os alunos que tinham que ficar corrigindo.

PERSPECTIVAS DE ESTUDO E FUTURO PROFISSIONAL

Passaram-se seis anos e hoje estou fazendo um curso superior, sempre tive vontade de fazer, mas tinha muitas dúvidas por qual área,antes tinha vontade de ser enfermeira e depois de um tempo comecei a acompanhar como é a profissão mais de perto e vi que não era bem o que queria,passou se uns anos e me decidi ficar na educação mesmo, até porque tenho uma família que influência muito nessa questão, mesmo que não trabalhe na área, mas minha família é formada por profissionais na área da educação. Acompanhava tias minhas nas escolas, muitas vezes iam para o colégio em minhas folgas e ajudava minha tia a escrever ATA, já ajudei colegas professores a corrigir provas e sempre me despertou uma curiosidade de como é esta trabalhando na educação, independente se vai ser em uma sala de aula ou supervisionando ou em qualquer outra função que seja no ramo da educação, trabalhei como monitora de um ônibus escolar e mesmo não sendo uma sala de aula de certa forma educava no meu trabalho, ensinava aos alunos seus direitos e seus deveres naquele percurso até a chegada da escola e depois até a chegada em casa no final das aulas de cada dia, e cada dia era uma novidade diferente, alguns com problemas e queria só um pouco de atenção conversar e ser ouvido, talvez pela falta de atenção que os pais não davam em casa, outros queria simplesmente diversão. O meu incentivo é graças à família que tenho, pois vivem nisso, desde que eu me entendo por gente, então despertou meu o interesse pela pedagogia. Um professor ideal, seria aquele que tem bom domínio curricular das disciplinas, tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem, seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos, estabelece um clima favorável para a aprendizagem, demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com