TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial11

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

URI- CAMPOS DE ERECHIM

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Curso de Pedagogia

Duisciplina de Campo Ped A

Professor

MEMORIAL DESCRITIVO

 Fernandes

ERECHIM /2013

[pic 1][pic 2] FERNANDES

Acadêmica do Curso de Pedagogia,no

Departamento de Ciências Humanas, da Instituição

 de Ensino URI-Campos de   Erechim                      i                

                                                             

ERECHIM/2013

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

         

                                                                 

[pic 7]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        Lembranças da minha experiência escolar        

2.2 Ensino médio        

3        Conclusão        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente memorial tem por objetivo descrever e resgatar a minha trajetória educacional, destacando as principais atividades que desenvolvi na época. No âmbito do espaço escolar desde a pré-escola com as descobertas, as atividades desenvolvidas, incorporando os principais fatos ocorridos que vem à mente.

Ao passar pelo ensino fundamental, caracterizado pela alfabetização e aprendizagem adquiridas, na intencionalidade de percepção do conhecimento, abrangendo várias estratégias educacionais que influenciaram minha vida, modo de pensar e agir. Evoluindo para o ensino médio que teve significativa importância , na qualidade e capacitação educacional que desenvolvi, na questão da construção de competências e habilidades, sendo estes intermediados por professores capacitados. Ao mesmo tempo abordaremos características do meio escolar, das atividades curriculares desenvolvidas, a configuração da prática pedagógica dentro da instituição , no que se refere a incorporação de conteúdos, atividades docentes, cursos desenvolvidos. Por último a parte criteriosa de conhecimento e avaliação da reflexão das memórias, partindo das percepções e lembranças adquiridas da escolarização, estabelecendo uma análise e relações de semelhanças e diferenças no que se refere a observação e entrevista feitos em uma instituição escolar ,em colaboração com a Professora da disciplina Campo Ped A:


  1. LEMBRANÇAS DA MINHA EXPERIÊNCIA ESCOLAR

Meu nome é Marilâine Fernandes, nasci no dia 25 de abril de 1978, lembro-me que comecei estudar por volta dos 6 anos, sendo minha primeira sala, o pré A, do ano de 1984 na Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Dr. José Vicente da Maia, cuja a direção naquela época se referia a Gládis Maria Baú, sendo o endereço da instituição na rua: Avenida Tiradentes nº 1107, próximo ao Bairro Esperança, onde eu morava com minha família. Pai construtor, mãe do lar, e eu estudante, morávamos em casa própria de madeira, na Rua Antônio Starzack, perto ao Clube Esperança. Dava mais ou menos uns 2 km da minha casa até o colégio, por via de acesso na estrada de ferro, lembro que minha mãe me levava de a pé, para a escola, por uma estrada de calçamento toda esburacada, passando pela estrada ferroviária. Naquele tempo era a melhor opção de escola, pois se localizava perto de minha casa.

Entrei nesta instituição e permaneci até os 12 anos na 4º série, recordo-me que quando chegávamos, batia o sinal e fazíamos as filas de acordo com as séries e a cada professor respectivo, passando para a sala de aula depois de nos organizarmos.

Recordo-me que à escola tinha um portão de madeira arredondado na entrada, que abria-se ao meio, na fachada ao lado esquerdo havia uma árvore grandiosa, na calçada central a entrada de acesso com uma passarela para a direção da secretaria da escola, e ao lado direito um muro com três mastros com bandeiras. Constava também as entradas laterais, que iam até os banheiros feminino e masculino e também para a cozinha.

A escola em si, era formada em uma extensão de um único prédio na forma de um U, localizando o pátio ou a área de recreação no centro ou meio, havia também um parquinho, com balanço, escorregador, gangorras, era cercado um quadrado de areia. Ao lado esquerdo bem nos fundos da escola existia um campo de futebol com quadra de basquete, voleibol, feito de laje com muros enormes por vista de um barranco enorme.

Não estou certa, mas pelo que lembro-me, havia também cinco salas de aula normais, e uma diferenciando-se, pois era utilizada para a pré-escola, em seu interior as classes eram redondas, bem menores com seis cadeiras em cada mesinha, sala enfeitada com figuras, letras, números, cortinas coloridas, brinquedos diversos, e vários utensílios para o aprendizado, juntamente com um quadro negro e um armário.

Minha 1º professora na pré-escola se chamava Sofia da Costa, muito querida, mas exigente, não gostava de muita bagunça ou folia, pois logo colocava de castigo ou pegava a régua e batia nas mãos.

As atividades propostas pela professora eram basicamente historinhas, pinturas, brincadeiras coletivas, músicas entre outras, nós éramos em uns vinte e cinco alunos entre meninos e meninas, lembro-me que me sentia insegura, tímida, envergonhada, mas gostava muito dos meus coleguinhas, das atividades e de estudar, dentre outras atividades constam também hora do parquinho, hora do lanche, atividades lúdicas, escovávamos os dentes e usávamos flúor, participávamos das rodas de historinhas, entre outras lembranças prazerosas que sempre vou lembrar. Tenho guardado até hoje, o meu primeiro boletim do pré, segue em anexo “1”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com