TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Cientifico

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Kelma Regina Noronha da Silva

REFERÊNCIA:

SEVERINO, A. J. Universidade, ciência e formação acadêmica. In:___________ Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 2016, Cap. 1, pag. 21-37

O livro escrito por Antônio Joaquim Severino, tem como objetivo apresentar aos estudantes universitários contribuições para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem durante sua formação acadêmica. No primeiro capitulo ele fala sobre o sentido da formação universitária, que essa formação é cientifica, profissional e política. Pretende preparar o estudante com conhecimento cientifico, prepara-lo para o exercício de uma profissão e desenvolver nele uma consciência social, de caráter analítico e crítico. O ingresso na vida acadêmica, acarreta em mudanças fundamentais para professores e alunos.

Segundo o autor o ensino superior visa atingir três objetivos: formação de profissionais das diversas áreas de aplicação, formação do cientista através da disponibilização de métodos e conhecimento, e o ultimo objetivo diz que a universidade tem o foco de formação do cidadão pelo estimulo de consciência social, no sentido de sua existência histórica e cultural. Ao atingir esses objetivos, a universidade expressa sua última orientação que é contribuir para desenvolvimento da vida humana em sociedade. Como funcionaria do conhecimento, a Universidade deve prestar serviços à sociedade, para que ela não seja oprimida em suas relações sociais, ou seja alienada na vivencia cultural.

Para cumprir seus objetivos, a Universidade precisa desenvolver atividades especificas, que são, o ensino, a pesquisa e a extensão. A pesquisa é a base de sustentação do ensino e da extensão. Na visão do autor a educação em fase universitária, em muitas vezes pode ser definida como processo mediante o qual o conhecimento produz, se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se universaliza, disseminando seus resultados no seio da sociedade. Assim, só se aprende, só se ensina e, só se presta serviços à comunidade, se tais nascerem da pesquisa. A pesquisa é fundamental no processo do ensino/aprendizagem, tanto para o aluno quanto para o professor, pois para o autor o processo de ensino e aprendizagem só será motivador se o processo se der como pesquisa.

A pesquisa, em suas três noções, epistemológica, pedagógica e social faz-se indispensável. Segundo Severino, no ensino superior, o conhecimento deve ser compreendido não mais por meio de seus produtos, mas por meio de seus processos. Ou seja, o conhecimento deve ser desenvolvido pela vivencia ativa do estudante e não ser aprendido passivamente como acontece no ensino básico. No entanto, Severino diz que na realidade, tal ensino não profissionaliza, não forma, não contempla as dimensões que o mesmo deveria alcançar, pois nem transmite de forma correta os conhecimentos disponíveis no acervo cultural. Assim sendo o autor aponta que o ensino superior, assim conduzido, está destinado a fracassar. Além disso, tudo indica que o foco da ineficácia do ensino universitário, encaixado no seu processo interno, tem a ver principalmente com esta inadequada forma de se lidar com o conhecimento, que é tratado como se fosse simples produto e não um processo. A prática da pesquisa é algo apontado como forma de recuperar essa carência que o ensino superior possui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com