TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias Ativas no Trabalho com Brincadeiras e Jogos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  20/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 8

        [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

                                     LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PTG – PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Metodologias Ativas no trabalho com brincadeiras e jogos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

         

PTG – PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Metodologias Ativas no trabalho com brincadeiras e jogos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Desafio Profissional apresentado, Avaliação na Educação, Fundamentos Organização e Metodologia da Educação e do Ensino Fundamental, Corpo e Movimento, Ed- Planejamentos de Material Didático, Estágio Curricular em obrigatório II: anos iniciais do ensino fundamental.

                                                                    Aprovação no curso de Pedagogia.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................

DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................


INTRODUÇÃO

O processo educacional envolve diversas técnicas e métodos empregados, visando sempre melhorar a aprendizagem de crianças e adolescentes.

As metodologias ativas se encaixam nesse contexto e têm o objetivo de garantir ao aluno mais participação e autonomia no aprendizado, pois desenvolvem abordagens novas para acompanhar novos tempos e é extremamente necessário para aprimorar a educação. Destarte, se faz relevante ressaltar que o modelo tradicional de ensino limita os alunos como espectadores e coloca a professor como protagonista no processo de aprendizagem, posicionamento que não cabe mais a sala de aula visto que não se pode negar a quantidade de modificações sociais de ordem econômica, social cultural, política e tecnológica que muda as relações construídas entre as pessoas.

Bem como, é necessário ressaltar que o processo educacional vem sofrendo seguidas modificações e existem as múltiplas inteligências, como interação social, estabelecida entre os indivíduos (brincadeiras e jogos), exercendo fator fundamental para o pleno desenvolvimento totalitário do ser, pois somos expostos as mais variadas formas de linguagens, estímulos e idéias. O educando recebe influência do meio externo e até do meio acadêmico, onde se dá sua formação.

DESENVOLVIMENTO

As instituições de ensino estão mais centralizadas em priorizar os conteúdos para os alunos e sem se preocupar com o seu corpo que conseqüentemente mostrar a existência de cada um, a instituição prioriza o modo dos alunos comportados em silencio para aprender o conteúdo proposto.

Isso era visto com uma educação bancaria por freire (1974), mas com o passar do tempo no século XXI, houve uma demonstração de que para ensinar as crianças e os adolescentes e preciso utilizar de jogos e até brincadeiras para estimular na educação de crianças e jovens.

Desta forma o lúdico nessa faixa etária seria agradável e prazeroso, pois teríamos crianças ou adolescentes mais motivados, levando eles utilizar a criatividade, companheirismo e sentimentos entre outros mais aflorados devido à motivação e nova forma de brincar e aprender.

As escolas precisam trabalhar a utilização do corpo por completo fazendo assim uma forma de ensinar, passando o conhecimento necessário, o método de ensinar brincando seria também uma forma de por um momento deixarem serem crianças e adolescentes, pois ficam horas em sala de aula não permitindo que eles sejam crianças ou adolescentes. Elas precisam sonhar brincar e imaginar tendo acesso ao lúdico isso e possível, dando leveza no aprendizado, pois não podemos esquecer que mesmo brincando e preciso aprender.

Para que a visão da educação não fique calçada hegemônica, pois ver o olhar de alegria e imaginável de forma que criamos um leque de oportunidades para que esses alunos da educação infantil e fundamental fiquem animados com as brincadeiras e jogos propostos.

A educação deve ser valorizada, pois com ela podemos dar aos alunos um    olhar critico estético, moral e entre outros possibilitando futuramente homens mais humanos no contexto geral por toda vida.

Portanto no momento dos jogos e possível encontrar valores imensuráveis, capaz de dar sentido coletivo a eles e também individual, mas mesmo assim é possível ver que muitos professores ainda não querem se adequar esse modo criando empecilhos alegando que isso e geraria nos alunos um modo competitivos que pra eles deve ser excluída na escola.

Porem vale ressaltar que o lúdico não e uma forma de competição e sim o modo aleatórios que e possível ensinar mesmo brincando fazendo com que as crianças se divirtam mesmo quando estiverem que aprender algumas matérias e que na pratica deveria ser apenas leitura e escrita.

Os jogos podem sim mudar a vida de muitas crianças ou adolescentes no futuro, elas podem mudar o comportamento de forma totalmente favorável ao conhecimento e assim e possível se libertar de coisas ruins que o mundo está aberto a ensinar a eles desde muito pequenos.

Quais são os limites e possibilidades do meu corpo?

Primeiramente é necessário aceitarmos a condição de que somos sujeitos corpos isso é a professora deve fazer os alunos entender o corpo como entidade da existência humana. A professora deverá explicar para o aluno que somos construídos de uma forma de  anatômica ou seja, ossos de articulações, órgãos tecidos ,de uma filosofia ,fisiologia diversas ,sistemas de corpo como o sistema imunitário ,digestivo, cardíaco, sanguíneo ,muscular nervoso a materialidade do corpo nos remete a nossa própria temporalidade desde o  nascimento. Portanto devemos considerar com os alunos que nessa direção não a exterior sem interior, ou seja, dependemos um do outro nós dependemos do corpo para as nossas ações brincadeiras em jogos dependemos do corpo ele é fundamental. A professora deverá considerar também que somos resultado de uma cultura, seja ela Nacional Regional, comunitário Educacional, familiar ou Educacional escolar, juntamente com essas descrições a gente consegue ter determinada Cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com