TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu mestre

Por:   •  22/1/2016  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Assista ao filme: "Meu Mestre, minha vida".Preste atenção ao papel do diretor do filme e de sua postura enquanto líder.

Elabore um texto dissertativo (até 20 linhas) apresentando 4 aspectos que julgou importantíssimos no filme,relacionando-os com os textos estudados em nossa disciplina.

NÃO ESQUEÇA: ao relacionar os elementos com o texto, fazer a citação conforme normas da ABNT, citando a aula consultada.

Meu Mestre minha Vida

A história fala de uma escola com problemas e descriminada. O diretor em questão aceita gerir a escola para tentar concretizar suas ideologias de fazer da escola um lugar como citado na aula 2 da plataforma AVA :

“Como o lugar organizado em que a sociedade confia para a educação das crianças, jovens e adultos, por meio do cultivo e da transmissão de valores sociais, que contribuem para uma formação que ocorre mediante experiências de aprendizagem e ambiente educacional condizente aos fundamentos, aos princípios e aos objetivos da educação.”

Ao chegar à escola o diretor usou uma injeção de autoridade sobre a equipe docente para resgatar a credibilidade da escola.

Com os alunos a disciplina foi o elemento crucial para a mudança de comportamento, pois a escola estava dominada pelos traficantes e usuários de drogas e a violência era uma rotina, em alguns casos foi preciso usar de força bruta para conseguir limpar e reestruturar o convívio dos alunos e obter um bom rendimento escolar.

O diretor foi impulsionado pelas circunstancias a usar o estilo de direção autocrático, como o trecho da aula 3 da plataforma AVA nos esclarece:

 “Autocrático

Na situação autocrática, o diretor comporta-se da seguinte maneira:

Exige absoluta obediência;

Não admite discussão;

Determina o rumo a ser seguido;

Decide isoladamente “sabe tudo”;

Somente ele dirige.

Exige absoluta obediência

Não admite discussão

Determina o rumo a ser seguido.”

Com o fracasso nas notas das provas publicas um programa de leitura foi implantando envolvendo professores, alunos e pais, para reforçar no desempenho escolar, também a equipe docente reformularam seus planos de aula para prender a atenção do aluno e alcançar o objetivo, passar no teste estadual.

Apesar de querer o avanço do colégio o diretor não conseguia ouvir os companheiros de trabalho e não gostava de ser contrariado, sendo trazida a realidade e compreendendo que a mudança viria com o empenho e participação de todos ouvidos, unidos e respeitados. Com a visão reformulada a escola passa ter uma nova realidade e caminha para a conquista do objetivo principal, ter condições de aprendizado para passar na prova estadual. O diretor se empenha para construir a identidade da escola, como está registrada na aula 11 da plataforma AVA:

“Na escola, ela, a identidade, é concebida no meio no qual está inserida e com a participação de todos os seus membros, levando-se em conta necessidades, crenças e valores, mas de maneira articulada com as demais instituições sociais – família, comunidade, igreja, associações, empresas – para cumprir a tarefa de socializar sistematicamente a cultura e colaborar na construção da cidadania democrática.”

Algumas atitudes para combater a criminalidade na escola acarretaram a oposição de pais de alunos e com isso a prisão do diretor. Esse acontecimento mostrou ao diretor que ele havia conseguido ensinar aos alunos não só disciplina, organização e conteúdo necessário para passar na prova, mas também criado nos alunos uma consciência critica com motivação para exigirem seus direitos de cidadãos com civilidade e educação. Esse é um dos papeis da escola como citado na aula 5 da plataforma AVA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com