TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Midia na educação

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

 Ao falarmos em mídia na educação e uso de novas tecnologias no âmbito escolar devemos considerar que esta é uma realidade presente e inegável  em nossas vidas. Quer seja no ambiente de trabalho ou mesmo em casa para atividades de lazer.                                       Durante a palestra  o professor Adilson nos fala da  cibercultura em sala de aula como por exemplo, a televisão, o celular, i pad. Pois é completamente normal os alunos trazerem um aparelho de celular para a escola.

 Assim como ele também nos fala coibir o uso de celular, em sala de aula é como lutar por uma guerra já perdida. É preciso fazer do celular um meio de interatividade entre professor e aluno trazendo dessa forma o interesse para o conteúdo da aula ministrada.

O mundo adquiriu muito conhecimento através desses  meios de comunicação, desde a invenção do rádio as pessoas ouviam os programas de música, os fatos que aconteciam na política do Brasil e no mundo até o surgimento  televisão que aproximou ainda mais as pessoas da informação. Se bem que a televisão se perdeu um pouco no sentido de transmitir educação através de seus programas, pois o que menos vemos na  tv hoje em dia são programas voltados para a educação.

Mas se por um lado a educação perdeu espaço na Tv ganhamos com a internet por exemplo.

Afinal existe a necessidade de se renovar o padrão de sala de aula, o professor deixa de ser um detentor do conhecimento para ser um mediador , ou seja ,existe uma troca entre o conhecimento do aluno e do professor. Pois ao digitarmos um tema no buscador da internet surge uma infinidade de links sobre determinado assunto. Por exemplo, se o professor pede para seus alunos buscarem no celular o tema “ecologia” e ao ouvir a opinião sobre o que cada um encontrou ,vamos ter várias possibilidades de discussão sobre ecologia, dessa forma vamos romper barreiras e trocar informações sobre o mesmo assunto.

Sendo assim podemos concluir que a tecnologia vem para agregar conhecimentos, não devemos fazer apologia à proibição do uso desta em sala de aula, considerando que cada instituição tem suas regras, mas devemos encontrar um meio termo para essa nova situação em sala de aula. Vivemos na era da tecnologia, e devemos fazer dela nossa aliada e não inimiga, trazendo dessa forma o interesse pelo assunto ministrado na aula, com questionamentos, critica e debates, fazendo dessa forma que o aluno interaja com o professor e os seus colegas de sala. Transformando assim o ambiente de aprendizagem cada vez mais dinâmico, rompendo barreiras que vão além do caderno e da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com