TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento social - sintep

Por:   •  8/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

MOVIMENTO SOCIAL: SINTEP

Introdução

        Os movimentos sociais existem há muitos anos, e nunca deixaram de existir nem mesmo no século XXI, ao longo do tempo só vão mudando as estratégias de como organizar o movimento. Um movimento social seria uma ação coletiva de grupo organizado para um alcançar um objetivo comum, como mudanças sociais, melhor infraestrutura, educação, entre outras, tudo irá depender dos valores e das ideologias que o grupo defende.

        A estrutura de um grupo social irá depender totalmente da forma de pensar dos componentes, dos valores por eles defendidos, da ação coletiva comum, para cada contexto social pode existir um movimento social com valores e crenças diferentes, onde cada movimento irá defender a bandeira levantada por eles.

        Os movimentos sociais são importantes, pois eles reivindicam a favor de um benefício para a sociedade, podendo assim existir diversos tipos de movimentos, como o movimento negro que é contra o racismo e segregação racial, o movimento estudantil, movimento feminista, movimentos ambientalistas, entre outros. No mundo inteiro podemos encontrar movimentos sociais como o encontrado na Europa que é o movimento separatista.

        Um grupo social não atua somente quando está fazendo manifestações publicas, um movimento trabalha o tempo todo, para manter uma organização, pessoas engajadas na causa e uma mobilização de recursos para manter o movimento, tudo isso para alcançar os objetivos, uma luta constante e de longo prazo (claro que depende da causa defendida) para defender a bandeira.

        Este trabalho tem o intuito de mostrar o movimento social desenvolvido pelo Sintep, na cidade de Sinop, foi feita pesquisa bibliográficas e um roteiro de entrevista que também será analisado neste trabalho, com o objetivo de ver a importância deste movimento para a classe educadora e a sociedade.


Desenvolvimento

        Em outubro de 1988, quando foi promulgada a nova constituição do Brasil, onde dentre os muitos direitos ali estabelecidos, um deles era o de que todos os brasileiros, inclusive servidores públicos tinham o livre acesso de formar associações e sindicalização. Na onde no mesmo mês o Sintep foi criado e filiando-se com a  CUT (central única dos trabalhadores). A partir daí o sintep só foi ganhando mais associados, hoje ele conta com aproximadamente 15.000 associados em 139 sub-sedes municipais, organizadas em 15 Pólos Regionais Sindicais.

        O Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso) é constituído por todos os trabalhadores do Ensino Público das redes municipais e estadual de ensino de mato grosso. O sintep foi criado com a missão de promover a união de todos os trabalhadores do ensino publico matogrossense, podendo assim garantir a sua independência de classe em relação aos governos, defender os interesses dos profissionais, reivindicarem a valorização da classe, encaminhar os planos de lutas e reivindicações nos níveis educacionais, econômicos, sociais, culturais e populares para o governo. Lutar em defesa e fortalecimento da escola pública, todos os planos que envolverem a educação o Sintep estará encaminhando.

        Dos movimentos feitos pelo Sintep em prol da classe eles conseguiram os plano de cargos e carreiras, piso salarial, mesmo assim, dizer que querem conquistar ainda mais, pois acreditam que o governo queira tirar até mesmo o que até agora eles já conquistaram.

        Na opinião do movimento alguns itens ainda precisam ser melhorados como:

  • Segurança nas escolas;
  • Valorização profissional;
  • Garantia na gestão democrática;
  • Garantir recursos próprios para a estrutura da pasta;
  • Garantir medicina do trabalho como prevenção;
  • Transporte e merenda de qualidade.

        O movimento acredita que com uma educação publica de qualidade com respeito a comunidade escolar, é possível condições de ter uma sociedade crítica, capaz de ocupar posições, que tenham como fazer a diferença, principalmente no que diz respeito as mazelas e desmandos dos governos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com