TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimidia na Educação

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO - TG

Aluno: Everson Cronhal do Nascimento    RA: 1402292

POLO: ITAQUÁ

2014

TG – PEDAGOGIA – TURMA 2014 – 2º bimestre do 2º semestre de 2014

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

A tecnologia é uma ferramenta importante no processo educacional, mas o conhecimento do professor é parte integrante desse processo.

A tecnologia pode ser uma ferramenta maravilhosa de incentivo aos alunos no ensino aprendizagem e na construção do aprendizado, permitindo uma maior interação entre professores, alunos e a comunidade escolar desde que usada corretamente (William Zacariotto).

Realizei uma pesquisa em uma escola de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Rede Municipal e foram entrevistados 36 professores, sendo que aproximadamente 70% diz que foi pouco ou nada preparado durante sua formação para utilizar computador como ferramenta pedagógica. E mais da metade não participou de nenhum tipo de curso de atualização em tecnologias no ultimo ano.

Outra reclamação dos docentes  que quase por unanimidade, não sabem operar com o sistema operacional LINUX utilizado nos computadores dos laboratórios de informática implantados pelo Governo Federal em escolas públicas.

Para realizarem todas as ideias no mapa conceitual e interagirem com os alunos, não basta que o Governo envie computadores com acesso a internet e jogos pedagógicos, ou seja, se não houver uma conscientização para a realização de capacitações e incentivos para esses profissionais.

O computador já é uma realidade na escola, mas o problema fundamental é que o professor não utiliza o recurso como instrumento didático e segundo pesquisas, os cursos de graduação não preparam os futuros educadores para as tarefas e que não necessitam somente de treinamento para dominar as tecnologias da informática e sim aprender como utilizar recursos e descobrir qual é a didática que há por trás.

Diante desses fatores como garantir uma educação de qualidade com a utilização da tecnologia e comunicação, como devem ser vistas pelos educadores como uma rede não só meramente técnica e digital e sim como uma rede de comunicação, de cultura e de socialização.

Primeiro passo criar um projeto, apesar de que somente isso não basta, é preciso planejá-lo para saber o momento certo de fazer o uso dele, desenvolvendo em etapas e usar as tecnologias disponíveis, ou seja, enquanto as escolas não tiverem suporte adequado para esses educadores, nem por isso devem ficar na Idade da Pedra, pois há várias formas desses profissionais buscarem aulas mais humanas através de várias outras mídias existentes no mercado.

Apesar de achar que sem razão para isso, muitos professores ficam constrangidos, em saber que muitas crianças e jovens sabem aproveitar por conta própria as oportunidades oferecidas pelo mundo digital, ainda que, sabendo que é com propósitos recreativos, o papel do professor é dar um sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento com base em um labirinto de possibilidades.

Concluindo que educar com novas tecnologias é um desafio que até agora não foi enfrentado com profundidade, ou seja,  as tecnologias digitais são um fato inevitável da vida moderna. Os professores precisam usá-las de uma forma ou de outra. Não se pode simplesmente abandonar a mídia e a tecnologia na educação e retornar a um tempo mais simples e natural. Os meios digitais, como a Internet, têm enorme potencial para o ensino, mas será difícil realizar esse potencial se algumas escolas considerá-los apenas como tecnologias, e não como formas de cultura e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com