TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA FERNÃO DIAS PAES

Por:   •  30/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 13

                                                                               [pic 1]

 FAVENI – FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PRISCILA CARLA HAUCO TORO

  ESCOLA MUNICIPAL FERNÃO DIAS PAES COM SALA DE RECURSO E ALUNOS COM AEE

          LAMBARI D’ OESTE

       2019

FAVENI – FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

[pic 2]

PRISCILA CARLA HAUCO TORO

   ESCOLA MUNICIPAL FERNÃO DIAS PAES COM SALA DE RECURSO E ALUNOS COM AEE

[pic 3]

LAMBARI D’ OESTE

2019

AGRADECIMENTO

              Primeiramente agradeço a Deus por tudo que tem proporcionado à minha vida, à minha saúde e a força que me dá para superar os obstáculos diários.

            Aos meus pais, Osmar e Creuza, que me educou da melhor maneira, me tornando a pessoa que sou hoje, agradeço-os pela orientação, dedicação e incentivo em minha vida.

             Ao meu esposo Demilson Miranda, que favoreceu em meus estudos.

            Aos meus Tesouros, meus filhos Lucas Gabriel e Enzo Gabriel.

           Aos meus colegas Benedito e Josué Ferreira agradeço o companheirismo, amizade.

           Ao Prefeito Edvaldo e primeira Dama Maxilene deste Município pelo apoio, onde pode mi envolver mais em meus objetivos como profissional.

 Por fim, a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste trabalho.

 

  ESCOLA MUNICIPAL FERNÃO DIAS PAES COM SALA DE RECURSO E ALUNOS COM AEE

Autor[1], Priscila Carla Hauco Toro

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO: O presente trabalho pretende levar ao conhecimento e discussão a questão da sala de recurso com alunos especiais e alunos com dificuldade de aprendizagem, e a real situação da AEE na Escola Municipal Fernão Dias Paes no Município de Lambari D’ Oeste- MT.  Temos por objetivo também, fornecer ajuda aos professores com aqueles alunos que tem dificuldade de aprender, auxiliá-los com apoio pedagógico para amenizar a tão almejada inclusão e minimizar estes aspectos recorrentes na vida escolar. Como forma de contorná-las é importante que toda a equipe trabalhe em conjunto para amenizar tal impasse. Neste sentido, o trabalho inicia-se apresentando uma abordagem sobre atendimento educacional especializado, objetivos, a quem se destina e sua importância para a escola. O aluno com dificuldade precisa de ações pedagógicas diferenciadas para que isso aconteça, cabe à escola organizar, tanto o espaço físico, quanto os materiais pedagógicos, respeitando sempre suas capacidades e habilidades motoras. O papel do professor deve ser o de observador e atuar usando sua experiência e criatividade para trabalhar com ele, afinal, é ele que tem um contato diário e próximo com o aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva, Apoio Pedagógico, Sala de Recursos.

  1. INTRODUÇÃO

                   A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Os desafios os desafios da educação especial está em desenvolver métodos que possam beneficiar as várias deficiências do aluno, seja ela física ou intelectual.

                 O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela, buscando a melhor maneira de trabalhar com as deficiências de cada criança, para que seus alunos tenham acesso às melhores condições possíveis de aprendizagem.

             No trabalho foi desenvolvido através de pesquisas, onde no primeiro assusto será abordado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), seus objetivos e a quem se destina.

           O segundo contempla caracterização da escola, sua localização geográfico e o terceiro foi reservado para a caracterização do campo de pesquisa bem como relatar o resultado da pesquisa e caracterização dos alunos especiais  atende e como são trabalhado o apoio pedagógico com alunos, com dificuldade de aprendizagem, na Escola Municipal Fernão Dias Paes do Município de Lambari D’ Oeste-MT.


1 DESENVOLVIMENTO

  1. Atendimento Educacional Especializado/AEE

              A criança com deficiência exige do profissional da educação um olhar sensibilizado, compreensivo e adaptador acerca das atividades e convívio social. Cada deficiência possui suas particularidades e singularidades, mas isso não torna o aluno um ser inerte, ele pode aprender, ensinar, e desenvolver as suas habilidades. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma das áreas da Educação Especial mais importantes. É por meio do AEE que é possível atender os alunos que possuem necessidades educacionais especiais. Seu objetivo é eliminar as barreiras que possam impedir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (759.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com