TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Educativo

Por:   •  9/10/2018  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

2- a) A organização do ambiente educativo é integrada por três componentes : o tempo, o espaço, e os recursos humanos e materiais.

Uma boa organização envolve uma preparação do material e do ambiente físico da aula (ordem da sala, boas condições dos equipamentos, ambiente agradável, localização adequada do material e percepção dos níveis cognitivos para formação de grupos.)

b) * Tempo (planejamento do tempo previsto): o tempo pedagógico das aulas é o tempo da produção de conhecimentos e de construção das relações interativas e das atitudes e habilidades. Ele não determina o transcurso específico da aula, a qualidade do desempenho dos alunos está mais ligada ao tempo de aproveitamento do que aos métodos de ensino.

Existem cinco tipos diferentes de tempo, relacionados ao tempo de uso dos professores em sala e o tempo gasto pelos alunos em atividades escolares, são eles: tempo planejado, tempo atribuído, tempo ocupado, tempo de aprendizagem escolar e tempo necessário. A maneira de utilizar o tempo é um fator determinante para melhores resultados com os alunos.

*Espaço (planejamento do espaço ) : este diz respeito ao lugar onde acontece o processo de ensino-aprendizagem. A sala de aula deve ser limpa, alegre, arejada, espaçosa para que o aluno circule livre durante atividades e estratégias de aprendizagem. É necessária uma análise do espaço físico que o aluno aprenda com qualidade técnica e política.

* Recursos humanos e materiais: São os recursos didáticos e tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. As chamadas tecnologias educacionais que facilitam a aprendizagem dos estudantes é o conjunto de ferramentas, máquinas e procedimentos técnicos. Elas abrem as portas para as percepções, representações, sensações e formação de conceitos e contribuem para o processo de comunicação, produção e interação entre as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com