TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artrópodes Contextualizando

Por:   •  4/12/2017  •  Bibliografia  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Artrópodes

Contextualizando

Os artrópodes estão relacionados a polinização, ás pragas, ao controle biológico, à transmissão de doenças e à decomposição da matéria orgânica, além de terem papel relevante nas teias alimentares aquáticas e terrestres. São também muito importantes na alimentação humana.

Os artrópodes apresentam diversas características comuns, eles formam o grupo com maior diversidade no mundo animal: de cada quatro espécies animais, três pertencem a esse filo. Há mais de 1 milhão de espécies conhecidas, porém estima-se que um número cinco vezes maior ainda esteja esperando para ser descoberto.

Depois dessa breve introdução, partimos para conhecer uma pequena parte de toda essa incrível diversidade.

Características gerais dos artrópodes.

        Os artrópodes (do grego arthos = articulação; podos = pés) são animais que apresentam apêndices articulados, característica que dá nome ao grupo. Os apêndices são estruturas que podem ter diferentes funções: locomoção (pernas), natação (nadadeiras), alimentação (mandíbulas), percepção do ambiente (antenas) e defesa (garras). Em se tratando dos artrópodes, dizer que esses diferentes apêndices são articulados significa que eles podem se dobrar, ou seja, eles executam movimentos semelhantes aos dos joelhos e dos cotovelos humanos.

Além de apêndices articulados, os artrópodes apresentam outra característica, que permitiu a ocupação dos mais diferentes ambientes da Terra: a presença de um esqueleto externo, formando uma espécie de carapaça externa, como uma armadura que protege os órgãos internos e evita a perda de água – O exoesqueleto.

         O exoesqueleto é formado por uma substancia resistente e impermeável á agua chamada quitina.

Estrutura do corpo  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com