TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR NAS SERIES INICIAIS

Por:   •  9/9/2019  •  Artigo  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 2]

[pic 3]

OUSO DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA COMO ESTÍMULO NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE INSERIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

[pic 4]

Dourados – MS

2016


[pic 5]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 6]

[pic 7]

OUSO DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA COMO ESTIMULO NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE INSERIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Projeto de Pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciatura no Curso de Pedagogia,

[pic 8]

Dourados – MS


2016

SUMÁRIO

1.        TEMA        3

2.        PROBLEMA DE PESQUISA        3

2.1 Contextualização do problema        3

2.2 Elaboração da pergunta de pesquisa        3

3.        HIPÓTESE        4

4.        OBJETIVO GERAL        4

5.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

6.        JUSTIFICATIVA        4

7.        METODOLOGIA        4

8.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

9.        CRONOGRAMA DA PESQUISA        8

10.        REFERÊNCIAS        9

1TEMA

O uso do brincar de faz de conta como estímulo na aprendizagem de crianças de 5 a6 anos de idade inseridas na educação infantil.

2PROBLEMA DE PESQUISA

2.1 Contextualização do problema

Na atualidade os brinquedos e brincadeiras tem se inovado cada vez mais, a grande variedade oferecida pelas novas tecnologias tem sido o alvo da atenção das crianças. Porém, percebe-se que a grande variedade de brinquedos e jogos nem sempre estimulam as crianças na aprendizagem escolar, nem mesmo na criatividade. Jogos prontos, brinquedos modelados tomam conta do universo infantil. Diante dessa realidade é necessário que a educação infantil esteja preparada para trabalhar com o lúdico, de forma criativa e que prenda a atenção das crianças, diante da infinidade de brinquedos oferecidos a elas. Pois, quando se fala em lúdico na educação, não é apenas o brincar, mas sim o brincar que leve ao aprendizado. O faz de conta se torna algo necessário diante dessa realidade, visto que ele traz inúmeros benefícios para a criança.

2.2 Elaboração da pergunta de pesquisa

Diante da grande problemática de tantos brinquedos e tecnologias oferecidas fora do ambiente escolar e de que as crianças entre cinco e seis anos estão em uma fase de descobertas, e de preparação para o ensino fundamental, onde tanto o brincar como o aprender é importante. Dessa forma é preciso investigar quais as melhores metodologias para serem utilizadas como estímulos eficazes para colaborar com o aprendizado das crianças diante da realidade em que as mesmas estão inseridas? E o porquê da importância do brincar de faz de conta na idade de 5 a 6 anos?

  1. HIPÓTESE

Através de novas estratégias e da compreensão dos educadores sobre a importância da estimulação da aprendizagem das crianças através do brincar de faz de conta, é possível uma educação infantil que atinja as expectativas esperadas e que contribua com as crianças ensinando-as da forma como ela está preparada para assimilar o aprendizado. Por meio das atividades lúdicas realizadas durante as aulas é possível analisar situação de aprendizagem nas crianças no ensino da Educação Infantil do Cemei Frei Matheus precisamente nas crianças da de 5 a 6 anos.

  1. OBJETIVO GERAL

Fazer um levantamento teórico sobre a importância do uso da brincadeira de faz de conta na aprendizagem das crianças de 5 a 6 anos inseridas na educação infantil. Investigar sobre a grande importância do trabalho lúdico na pratica pedagógica como facilitadora no aprendizado na Educação Infantil.

   5OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Pesquisar a importância das brincadeiras de faz de conta para crianças de 5 a 6 anos.

-Levantar informações de como o estímulo com brincadeiras de faz de conta contribui para uma melhor aprendizagem das crianças de 5 a 6 anos

-  O que é possível observar nas brincadeiras de faz de conta.

6 JUSTIFICATIVA

Diante da realidade em que as crianças estão inseridas, é cada vez mais necessárias novas estratégiasda parte dos educadores para se trabalhar com o ensino-aprendizagem. Compreender a importância do brincarde faz de conta, da mediação das brincadeiras como instrumentos de aprendizagem pode facilitar ainda mais o trabalho dos educadores e colaborar para uma educação de qualidade sem que as crianças deixem de brincar.

Esta pesquisa sobre as contribuições do lúdico na aprendizagem na Educação Infantil tem por finalidade investigar como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem. A atividade lúdica desenvolve na criança inúmeras competências como a atenção, memorização, imaginação, criação e recriação, por enfim, todos as características  necessárias para o processo da aprendizagem, que está fase da educação proporciona.

Sendo a educação infantil o alicerce da formação sócio educacional de todo indivíduo, o lúdico se constrói numa ferramenta pedagógica eficiente que envolve a criança nas atividades, proporcionando a criança se desenvolver cognitivamente, ampliando seus conhecimentos.

Valorizando o trabalho com brinquedos e jogos, os educadores terão um recurso necessário para desenvolvimento do seu trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos.

Visto que, todas as atividades que exige das crianças atenção e concentração auxiliam no amadurecimento cognitivo, consequentemente o lúdico também pode contribuir com o desenvolvimento de estímulo para o desenvolvimento integral da criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com