TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/1/2019  •  Monografia  •  4.471 Palavras (18 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 18

IBRA – INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA

RENATA MISTRELLO SALVANINI

A IMPORTÂNCIA DO  BRINCAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atibaia

Ano 2019


INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO - IBRA

RENATA MISTRELLO SALVANINI

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NAS SÉRIES INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia apresentada ao Instituto Superior de Ensino - IBRA, como requisito para a obtenção do título de Pós-graduação em Gestão Escolar Integradora

Atibaia

Ano 2019


INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO - IBRA  

renata mistrello salvanini

a importância do brincar nas séries iniciais do ensino fundamental

 Monografia apresentada ao Instituto Superior de Ensino - IBRA, como requisito para a obtenção do título de Pós-graduação em Gestão Escolar Integradora

Aprovado pelos membros da banca examinadora em

___/___/___.com menção ____ (________________).

Banca Examinadora

_________________________________

_________________________________                             

                 

Atibaia

          2019

RESUMO

A ênfase deste estudo é apresentar a importância do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental e o objetivo é favorecer maior conhecimento sobre o assunto abordado. O desenvolvimento do brincar acontece no momento em que o interesse da criança é despertado. Para o favorecimento desta temática, o professor deve ter o desejo de aprimorar os estudos e atividades para que enfim possa aplicar em suas praticas pedagógicas pois, a brincadeira modifica o ambiente escolar, trazendo novas possibilidades ao ensino aprendizagem, enriquecendo a transformação de todos os envolvidos, sendo assim, todas as pessoas possuem tais competências cognitivas que são importantes para o seu desenvolvimento e podem ser constantemente aprimoradas, além de propiciar uma nova ferramenta de ensino  enriquecedor e transformador para o desenvolvimento pessoal de cada aluno.

O brincar é fundamentalmente um meio para a criança adquirir determinadas competências como socialização, enriquecendo a comunicação e expressão, desenvolvimento da linguagem e interação social e é no brincar que a criança aprende e se desenvolve de forma prazerosa.

A partir da revisão de leitura foi possível constatar que o trabalho com atividades lúdicas é fundamental para o desenvolvimento infantil. Essa técnica pedagógica facilita o processo de aprendizagem, tornando-o mais prazeroso e significativo. O brincar pode ser considerado um importante elemento de enriquecimento das capacidades de comunicação e linguagem.

A sistematização do lúdico, torna-se desempenho essencial do professor em sua prática pedagógica, vez que ajudará a criança a desenvolver diversos conteúdos integrando a socialização, a tomada de decisões, a criatividade, além do trabalho corporal.

Fröebel defende que os jogos constituem o mais alto nível do desenvolvimento infantil uma vez que é livre e espontânea.

Autores renomados como Jean Piaget e Lev Vygotsky, entre outros, citam em seus estudos e livros a importância da ludicidade no cotidiano infantil que fazem despertar na criança o interesse pela descoberta e pela investigação de forma prazerosa.

Como recurso metodológico foram utilizadas  pesquisas bibliográficas, levantando os principais teóricos que abordam sobre o brincar.

Palavras-chave: Brincar.; Anos Iniciais ; Atividades Lúdicas.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

.1.1 OBJETIVO GERAL        7

1.2  OBJETIVO ESPECÍFICO        8

1.3 JUSTIFICATIVA        9

1.4 PROBLEMA        10

CAPÍTULO I .        

O que é o brincar na educação?        11

CAPÍTULO II.        

O faz de conta        13

CAPÍTULO III.        

Os jogos        15

CAPÍTULO IV.        

O lúdico e o cognitivo        16

CAPÍTULO V.        

O jogo interagindo  com a língua escrita        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20


1 INTRODUÇÃO

O presente tema destaca as teorias sobre a importância do brincar na aprendizagem nos anos iniciais, buscando sempre métodos de aprimoramento, que introduzam a ludicidade nas práticas pedagógicas, a fim de apresentar e estimular cada vez mais, melhorando o desenvolvimento, tanto físico, psicológico, e cultural das crianças em uma das fases mais importantes da educação, respeitando sempre os valores já estabelecidos em seu meio.

Percebe-se que no ambiente escolar nem sempre é dada a importância necessária para o brincar. Alunos poderiam ser melhor avaliados com a ludicidade mais aprimorada, e com isso ter uma relevância no processo da aprendizagem. O desenvolvimento das coordenações em crianças é fundamental e os brinquedos pedagógicos junto com o brincar proporcionam aprendizagem com mais eficiência qualidade e naturalidade para que esta etapa seja concluída com maior êxito.

Para definir a brincadeira infantil, se faz necessário conscientizar pais, educadores, e sociedade em geral de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa, não sendo somente lazer, mas também um ato pedagógico, onde  no qual a criança aprende brincando, estabelecendo regras tanto por si como em grupo, contribuindo assim para seu crescimento como indivíduo na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com