TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bom Professor

Por:   •  25/4/2018  •  Artigo  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade – Artigo de Opinião

Desenvolvimento Profissional Docente

Aluno: Paula Pereira Gomes RA:10049711 TURMA: T3/2016 PL

Título – O bom professor

Introdução

O presente artigo traz uma reflexão para a pratica docente. Trata-se de conjuntos de indicadores de um bom professor, a capacidade de cativar e motivar, ser disponível e acessível, compreensivo e tolerante de relacionar a teoria com a prática.

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira ás quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na pratica e na reflexão sobre a pratica.”

Paulo Freire

Um olhar critico e reflexivo para a realidade educacional torna-se essencial para resolvermos situações e caminhos que possam ser contornados com maior segurança, objetivando um crescimento pessoal é profissional. A reflexividade propicia e valoriza a construção pessoal do conhecimento, possibilitando novas formas de aprender, de compreender, de atuar e de resolver problemas, permitindo que se adquira maior consciência e controle sobre o que faz. A pratica pedagógica deve ser inovadora para que os alunos sejam agentes ativos no processo ensino-aprendizagem, com a apropriação de conhecimentos. Atuar como professor significa fazer parte de um processo que demanda competência técnica e compromisso ético politico em relação a analise, seleção e interpretação e avaliação de conteúdos, comprometendo-se em encaminhar os estudantes a serem os principais responsáveis pelo próprio conhecimento.

Portanto o desenvolvimento profissional é construído a medida que os docentes ganham experiências. Uma reflexão importante é da nossa identidade, através dela que nos percebemos, nos vemos e queremos que nos vejam. A identidade profissional é a forma como os professores se definem a si mesmo e aos outros. É a construção do seu “eu” profissional, que evolui ao longo da vida docente, podendo ser influenciada pela escola.

Ser um bom professor pressupõe um longo processo. Os professores passam por diferentes etapas no seu processo de aprendizagem. Bransford, Darling-Hammond e Le Page (2005) defendem que, para dar respostas ás novas e complexas situações em que se encontram os docentes, é conveniente pensar nos professores como “peritos adaptativos”, ou seja, pessoas que estão preparadas para fazer aprendizagens eficientes ao longo da vida. Seja qual for a orientação que se adapte é necessário que se compreenda que a profissão docente e o seu desenvolvimento constituem um elemento fundamental e crucial para assegurar a qualidade da aprendizagem dos alunos. A educação está num processo constante de mudanças, que tentam acompanhar o ritmo do nosso milênio. Nesse sentido o educador vem exercendo um papel insubstituível no processo de transformação social, pois a formação de sua identidade ultrapassa o profissional, constituindo fundamentalmente a sua atenção profissional na pratica social.

Conclusão

Conclui-se que o educador está num processo de redefinição da profissão e da compreensão da pratica. Este deve procurar desenvolver em seus alunos o raciocínio, a imaginação, a argumentação e o senso de observação, trabalhando a interatividade, tendo criatividade para alcançar seus objetivos.

 

Referências bibliográficas

Bransford, J.; Darling-Hammond, L. & LePage, P. (2005). Introduction. In L. Darling-Hammond & J. Bransford (eds.), Preparing teachers for a changing world. S. Francisco: Jossey Bass, pp. 1-39.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com