TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bullying na Educação

Por:   •  28/2/2020  •  Monografia  •  7.449 Palavras (30 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 30

UNIRIO

[pic 1]

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

[pic 2]

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

Licenciatura em Pedagogia - EAD

Unirio/Cederj

Giselle Pereira de Vasconcelos

O BULLYING NA EDUCAÇÃO

Saquarema

2011

GISELLE PEREIRA DE VASCONCELOS

        

O BULLYING NA EDUCAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD, da Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Licenciado em Pedagogia.

Prof. Daniel Santos Alves da Silva – Orientador

Rio de Janeiro

2011

GISELLE PEREIRA DE VASCONCELOS

O BULLYING NA EDUCAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD, da Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Licenciado em Pedagogia.

Aprovada em _____ de 2011.

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________________

Prof. Daniel Santos Alves da Silva – Orientador

(Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro)

__________________________________________________________

Prof.........................................

Saquarema

2011

AGRADECIMENTOS

Agradeço ao meu orientador, sempre presente e dedicado, zelando pelo bom andamento do meu trabalho, de forma ética e profissional.

Ao meu marido, Rafael, que me apóia em minhas decisões e me motiva a crescer cada vez mais, me dá conselhos e é meu fiel amigo.

À minha sogra, que muitas vezes me ajudou, em diversas situações e momentos.

À minha família, que sempre motivou meus estudos e me direcionou sempre para um caminho propício a uma boa educação.

À Deus, que me acompanha a todo momento, sem nunca me faltar.

DEDICATÓRIA

... dedico este trabalho a todos os professores, que enfrentar as salas de aulas todos os dias, e se deparam sempre com novas situações, precisando estar sempre atentos às modificações que ocorrem neste espaço tão diversificado.

EPÍGRAFE

Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo.

(Francisco Cândido Xavier)

RESUMO

Este artigo visa dissertar sobre o fenômeno bullying, suas causas, autores e conseqüências. Tem o objetivo de analisar o papel do professor em sala de aula frente ao seu papel com relação a prevenção e combate em sala de aula.

Serão abordados diálogos com leituras realizadas sobre as obras das autoras CLEODELICE APARECIDA ZONATO FANTE e ANA BEATRIZ BARBOSA DA SILVA, com intuito de fundamentação dos conceitos apresentados.

A fim de corroborar os estudos realizados com a prática escolar, foi aplicado para coleta de dados o questionário “Bullying na Escola”, respondido por professoras da rede municipal de ensino, na cidade de São Gonçalo, trazendo a realidade do espaço escolar para este artigo. Ao final, tem-se as conseqüências advindas deste ato tão cruel, denominado bullying, bem como propostas para sua erradicação.

Palavras-chave: bullying; violência; escola.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 – As dificuldades de identificar o bullying
        1.1 – O que é bullying

1.2 – Bullying no espaço escolar

        1.3 – Os autores do bullying

1.3 – 1 A vítima

1.3 – 2 O agressor

1.3 – 3 O espectador

2  – O bullying no âmbito escolar

  1. – Metodologia
  2. – O bullying na escola – relatos
  3. – Consequências do bullying

03 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

BIBLIOGRAFIA

ANEXOS

1.  Questionário com professores

 

Introdução

        No ambiente escolar, nos deparamos com a diversidade de nossas crianças. Percebemos diversas atitudes, personalidades, culturas e presenciamos diversas sensações como de alegria, tristeza, solidariedade, amizade e até humilhações.

        As brincadeiras de mau gosto, colegas “zuando” uns aos outros, agressões físicas, apelidos e maus tratos, devem ser observados pelos professores e pela família, com o objetivo de identificar a freqüência desses atos, cuja ação repetitiva denomina o que conhecemos como bullying.         

Este fenômeno será discutido neste trabalho, pautado nas obras de duas autoras influentes sobre o assunto: CLEODELICE APARECIDA ZONATO FANTE, [CAIXA-ALTA] pedagoga, historiadora e pioneira nos estudos sobre bullying no Brasil, autora do livro “Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para paz, nos esclarece o fenômeno Bullying em suas diversas facetas, abordando temas como exclusão, família, saúde e fatores internos e externos à escola; e ANA BEATRIZ Barbosa Silva, [APENAS OS DOIS PRIMEIROS NOMES E EM CAIXA ALTA] psicóloga e escritora brasileira, autora do livro “Bullying – mentes perigosas nas escolas, 2010”, descrevendo o bullying através da psicologia, bem como seus principais atores, causas e consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (628.5 Kb)   docx (529.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com