TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPROMETIMENTO DO EDUCADOR PARA PROMOVER A INCLUSÃO

Por:   •  11/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 7

                        

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

                                                               

O COMPROMETIMENTO DO EDUCADOR PARA PROMOVER A INCLUSÃO

                             

       

2016

  1. O COMPROMETIMENTO DO EDUCADOR PARA PROMOVER A INCLUSÃO

1.1 DELIMITAÇÃO DO PROJETO:

O trabalho aborda o tema de portadores de necessidades especiais e como a escola está preparada para receberem esses alunos com necessidades educacionais especiais, e que o professores possam compreender quanto é importante considerar a individualidade do educando e em atender suas necessidades. A educação é um direito de todos, mas sabe-se que ainda são muitas as pessoas que não tem acesso a escola por apresentar alguma deficiência e muitas vezes por imposição da família ficam fora do âmbito escolar. Muitas vezes espera-se que o aluno adapte á escola, sem que a escola tenha condições físicas de receber esses alunos e oferecer-lhe condições de permanecer na escola.  Incluir é muito mais que receber apenas o aluno no espaço escolar, é também oferecer situações favoráveis á sua aprendizagem, sem deixar que, por apresentar alguma necessidade educacional especial o aluno deixe de desfrutar de todos os momentos que propiciem o seu pleno desenvolvimento.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

O presente trabalho pretende discutir alguns aspectos relacionados à problemática da inclusão educacional, no ensino de Graduação de alunos portadores de deficiência, e mostrar a forma pela qual esse assunto tem sido tratado no contexto social. O texto reúne algumas concepções de inclusão, entendida como um processo de reconhecimento do direito à escolarização das pessoas portadoras de deficiência, preferencialmente no ensino regular. Aponta ordenamentos legais e indica diretrizes político-pedagógicas, voltadas para o estabelecimento de normas e parâmetros que assegurem a inclusão educativa destas pessoas. Este estudo tem por propósito oportunizar o debate e a reflexão sobre a realidade dos portadores de deficiência, enquanto estudantes do ensino superior. O estudo mostra os avanços na legislação, na implementação de novas tecnologias assistivas e na melhoria da acessibilidade. Entretanto, o estudo sinaliza que estas ações precisam ser aperfeiçoadas para além dos aspectos acima mencionados.

3. JUSTIFICATIVA

        Esperamos que este projeto conduza transformações nas instituições escolares municipais na educação infantil e que principalmente impulsione mudanças de atitudes com relação aos docentes e discentes com relação as pessoas com necessidades educacionais especiais. Mudanças que ocorrem com a efetivação de uma política de educação inclusiva, que implica numa reforma na gestão e no projeto pedagógico da escola fundamentada na atenção à diversidade e no direito de todos à educação

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL:

Quando se fala em inclusão, há de se esperar que o termo aconteça de modo a tornar a vida das pessoas cada vez mais com qualidade. O trabalho tem como tema o comprometimento do educador pra promover a inclusão buscará trazer subsídios que auxiliem os educadores no atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais. O que é inclusão e como se deve incluir para que o portador de necessidades especiais tenha uma vida digna e de qualidade. A criança que nasce com alguma deficiência ou que adquiri no decorrer da sua vida tem no seu cotidiano uma série de dificuldade. São muitos os obstáculos e muitos desafios a serem alcançados. Não é apenas á deficiência apresentada que torna o aprendizado ás vezes, difícil, mas também é a atitude da sociedade em relação as suas dificuldades. Nesse sentido sofre a criança, diante de todos esses preconceitos e sofre a família, que geralmente não encontra apoio nas instituições por onde passa. Os objetivos do trabalho consistem em buscar subsídios para os educadores que atuam com alunos portadores de necessidades especiais além de mostrar como, de fato a inclusão acontece no cotidiano brasileiro. Também buscará apresentar as principais maneiras da atuação dos professores diante de alunos com necessidades educacionais especiais. As escolas possuem estrutura física para atender esses alunos. A escola é uma instituição aberta a todos, é direito de todos adentrarem na escola e nela permanecer, tendo a sua individualidade respeitada, portanto este ambiente deverá estar preparado para atender a todos os alunos, independente de suas dificuldades e necessidades sejam elas educacionais e ou psicossociais. O espaço escolar deve ser adequado para os portadores de necessidades especiais e não os estudantes que tem que se adequar-se ao espaço escolar. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica foram pesquisados sites, revistas livros e periódicos que tratam sobre a inclusão e sobre o atendimento dentro das escolas aos portadores de necessidades especiais.

4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Quando uma escola recebe um aluno com necessidades educativas especiais, devem estar preparada para atender ás suas necessidades. Algumas orientações são norteadoras para que a atuação vá de encontro com que cada sujeito necessita. Cada aluno que a escola recebe deve ser visto dentro da sua singularidade, independente das suas necessidades que este apresenta, ele é um ser único e que tem direito a uma educação de qualidade. Quando a escola recebe alunos com necessidades especiais seja ela qual for, a escola deve estar adequada para o aluno, porque não é o aluno que deve adaptar-se a escola e sim a escola que deve estar adaptada para atender as necessidades do educando. Existem algumas posturas que devem ser adotadas pelos educadores para favorecer o aprendizado e o crescimento do aluno, tais como: posicionar o aluno já nas primeiras fileiras de modo que possa estar todo instante sempre atento a ele, estimular o aluno a desenvolver habilidades interpessoais e ensiná-lo a pedir instruções e solicitar ajuda; tratá-lo de acordo com a faixa etária avalie a criança sempre com base no seu crescimento individual e respeitando o que ele é capaz de fazer até aquele momento, sem jamais comparar o seu desenvolvimento com os demais colegas. O professor deverá estar atento as necessidades de cada aluno, para que a partir dessa observação possa auxiliá-lo nas suas dificuldades que o mesmo apresenta. O educador que atua com alunos que apresentam alguma deficiência é de responsabilidade estar sempre atento as reais necessidades e dificuldades que o educando apresenta. Em determinados momentos se faz importante que o aluno receba um cuidado individualizado, uma atenção maior para que suas potencialidades sejam desenvolvidas plenamente, o aluno tem capacidade de aprender, mas é de suma importância que o professor saiba como organizar as atividades de forma que o aluno possa desenvolvê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com