TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTOS E AÇÕES ESCOLARES

Por:   •  6/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

UNINOVE

CONTEXTOS E AÇÕES ESCOLARES  

Geovania Rodrigues Vieira 315.103.904

Josiane de Sousa Carneiro Gonçalves 301.510.8556

Karina Zanforlin Sanches 314.203.280

Mariana Gonçalves 315.105.766

Marta Santos de S. Haltmann 315.104.488

Micaela Costa 315.203.852

Roseli Ap. Bernardino Gomes 315.111.949

Viviane Cezar de Souza 316.203.226

Viviane Orlando Custódio 315.111.871

SÃO PAULO

2016.


1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo a explanação das atividades dos meses de agosto, setembro e outubro, bem como uma síntese conclusiva das atividades da disciplina de Estudos Contextos e Ações Escolares (ECAE- I).

No mês de agosto foi solicitada a leitura de dois textos do AVA: A escola de Ensino Fundamental 1 e a Organização, objetivos e atendimento do Ensino Fundamental1, que tinha por objetivo nos fazer refletir sobre o que é a escola e seu papel na sociedade e o conhecimento e apresentação do Ensino Fundamental I a partir das leis e do currículo que o compõe, a fim de entendermos sua organização e os objetivos que o norteiam.

 A atividade do mês de setembro consistiu uma visita a uma escola e uma entrevista com uma professora alfabetizadora, visando à observação da estrutura física, administrativa e social da escola e o conhecimento da rotina e formação das professoras atuantes na alfabetização.

A atividade do mês de outubro foi direcionada para os alunos que estavam estagiando, estes deveriam, através de um Diário de Bordo, analisar as rotinas de suas salas de estágio. Com intuito de observar as atividades desenvolvidas em sala de aula, bem como a planilha de sondagem utilizada pela professora, para registro das hipóteses de escrita dos alunos

 De maneira geral no desenvolvimento de todas as atividades não houve problemas interpessoais, ao contrário, houve colaboração de todos os integrantes do grupo e acreditamos ter alcançado bons resultados em todas as ações desenvolvidas.

2. DESENVOLVIMENTO

Na atividade do mês de agosto foi solicitada a leitura de dois textos do AVA: A escola de Ensino Fundamental 1 e a Organização, objetivos e atendimento do Ensino Fundamental 1, após a leitura fizemos uma discussão em grupo e elaboramos um relatório partindo do nosso entendimento e compreensão da leitura. Este foi apresentado com auxílio de slides para a nossa turma no dia 31/08/2016.

Os textos apresentam um debate sobre qual é o papel da escola na sociedade, esse debate mostra que cabe a escola definir o tipo de cidadão que quer formar para atuar em sociedade. A escola é um espaço físico, pelas quais ocorrem as práticas educativas bem planejadas, com o propósito de que os alunos atuem no processo de ensino aprendizagem, construindo o conhecimento de forma crítica e emancipadora, ou seja, a escola tem o papel de promover a cidadania, a solidariedade, o acesso à inclusão, à cultura e aos conhecimentos para formar indivíduos preparados para a vida em sociedade.

Contudo, a escola é um espaço educativo formal, que possui aspectos que a norteiam, está organizada e pautada em leis que orientam o seu funcionamento. Estas leis foram sendo modificadas ao longo do tempo.

No mês de Setembro no dia 21/09/2016, realizamos uma visita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jackson de Figueiredo, localizada no bairro do Tatuapé. A escola tem um espaço físico, administrativo e social que favorecem aprendizagem e interação dos alunos, dos professores e toda comunidade escolar. A escola tem diversos projetos escolares, no qual os alunos participam.

Realizamos uma entrevista com uma professora alfabetizadora da escola visitada. Realizamos uma gravação, mediante a assinatura de um termo de consentimento, e verificamos que a professora busca constantemente atualização, com formação continuada para contribuir de forma enriquecedora à aprendizagem de seus alunos. A visita resultou em um relatório e uma apresentação das experiências da professora entrevistada.

A terceira e última atividade realizada no mês de outubro consistiu na elaboração de um relatório (Diário de Bordo), pelas alunas que estava estagiando, da rotina do professor. Após todos os relatórios concluídos, fizemos uma discussão sobre o que era comum em todas as rotinas observadas, com isso montamos um relatório único e anexamos todas as rotinas observadas. Por fim, escolhemos uma atividade presente em uma das rotinas para ser aplicado em sala de aula com nossos colegas. Todas as rotinas e organizações das salas de alfabetização são bem semelhantes em aspectos de infraestrutura e material didático. As escolas utilizam projetos como forma de trabalho dos conteúdos em sala de aula tornando o aprendizado interdisciplinar.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos de maneira geral, que a elaboração dos trabalhos nos ajudou a entender a disciplina e obter maiores conhecimentos sobre assuntos relacionados à educação.

Os pontos positivos observados é que na maioria das escolas são locais que oferecem e proporcionam o ensino- aprendizagem, a interação, a inclusão e o acesso à cultura. É na escola que o indivíduo torna-se crítico e emancipador, para atuar em sociedade.

Os pontos negativos vistos são no que diz respeito à falta de preparação dos profissionais, pois muitos deles permaneceram apenas com a formação inicial, sem que façam um único curso de atualização. Outro aspecto negativo observado é que em algumas escolas os alunos de inclusão permanecem na verdade “excluídos”, pois não são atendidos de maneira efetiva, pelo contrário, são deixados de lado na maioria das atividades desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com