TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURRICULO E CULTURA

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Em nossa pesquisa sobre a relação entre currículo e cultura, nos foi possibilitado ver o quanto um é ligado ao outro e como caminham juntos. Saber, conhecer e buscar informações sobre a cultura é necessário para formação de um currículo.

Com isso resolvemos falar brevemente sobre o que entendemos sobre a importância desta ligação entre currículo e cultura.

 

                                                                               

                                                                                             

                        

CURRICULO E CULTURA

O currículo não pode ser estudado separadamente da cultura, são duas teorias essenciais para a transmissão de uma teoria educacional dentro de uma sociedade. Por isso, dentro de um currículo escolar é necessário à transmissão das diversas formas culturais expressadas dentro de uma sociedade, possibilitando a criança compreender e identificar- se dentro do espaço escolar o universo no qual ela esteja ou estará inserida dentro de uma sociedade.

A cultura é uma experiência, vivencia de aprendizagens que são repassadas ou transmitidas de geração a geração dentro de um grupo ou um espaço social, cada cidadão expressa sua cultura no qual está inserido. As expressões e saberes culturais de um povo influencia em todos os setores da sociedade, incluindo consequentemente, o sistema educativo.

            A escola é um espaço social em que está presente uma grande diversidade cultural da sociedade, para isso exige-se um local em haja interação entre as culturas ali presente. O currículo deve ser um transmissor do legado histórico e social do aluno, para isso os currículos escolares devem estar adequados as necessidades sociais de cada aluno dentro do ambiente escolar.

 O currículo deverá deste modo ser entendido e trabalhado tendo em  conta  a diversidade dos alunos, recorrendo a praticas que permitem e facilitem a relação entre os saberes. 

            Com isso, é necessária que cada currículo esteja adequado a necessidade que cada aluno apresente proporcionado o aluno um espaço que propício para o ensino – aprendizagem, um espaço que não transmita somente cultura, mas que possibilite a produção cultural entre os diferentes grupos socias em que estão inseridos na sociedade, uma espaço aberto que possibilite o aluno interagir , experimentar vivências e práticas que possa adquirir e produzir dentro do sistema educacional um espaço que permita o aluno criar construções para dentro do currículo escolar , mas sabendo que antes disso o currículo possa ser visto como algo que não transmita somente cultura, que seja  um currículo elaborado com os problemas , anseios , desejos que realidade social esteja.

No entanto, independente no modo como o currículo e cultura sejam idealizados, na programação curricular, definida pelo grupo de profissionais da educação, é fundamental a busca de uma visão global do conhecimento e da complexidade do saberes que fazem  parte do currículo, revendo valores e tentando construir uma sociedade mais justa, menos competitiva, mais igualitária e que esteja integrada a uma ética preocupada com a humanização da nossa sociedade. Para que isto aconteça, precisamos de profissionais mais criativos e ousados, que tenham um sonho coletivo  de mudança social, como aponta Freire(2000,p.67):

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que fizemos e o que fazemos. “

Para promover o processo educativo em uma relação entre culturas, a educação deve ser vista como uma pratica social capaz de relacionar-se com diversas dinâmicas presentes na sociedade e de situar-se num contexto  histórico de relações que requer igualdade e democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com