TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA, CURRICULO E CULTURA

Por:   •  14/11/2016  •  Dissertação  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  6.444 Visualizações

Página 1 de 11

ESCOLA, CURRICULO E CULTURA

A prática pedagógica definida como prática social pretende B) a Pedagogia de Projetos visa a uma ressignificação do espaço escolar,                                 

A organização do currículo por projeto de trabalho deve ser  construída em parceria com os alunos. A)Aprenda a aprender.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica,C) O enfraquecimento dos laços familiares e de solidariedade humana.

 A concepção de que o currículo constrói identidades e  subjetividades sociais, articulando D)Teorias curriculares pós-críticas.

(Concurso Vunesp - Professor, Prefeitura de Ribeirão Preto,  2013): A Resolução CNE/CEB n.º 04/10, que define as diretrizes gerais para a  Educação Básica,: B)É entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico.

Considerando a discussão realizada por Silva (2003)* acerca da  teoria pós-crítica, podemos dizer que o currículo é uma prática discursiva que  tem autoridade textual, tem uma natureza subjetiva e cultural. A) I e II.

Considerando as discussões de Michael Apple (2002)* acerca da  necessidade ou não de um currículo nacional e as mudanças necessárias à  escola e à formação de professores, assinale a alternativa  incorreta: E) O currículo nacional, hoje, visa atender aos interesses do neoliberalismo.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Basica (2010),na organização da proposta curricular,deve-se assegurar o entendimento de currículo B) supõe a seleção adequada de conteúdos, atividades de aprendizagem métodos,

Estudos demonstram que o termo currículo, em sua origem, estava vinculado às transformações na forma de organização da escola

:D) Aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar .

Em 1902, John Dewey publicou o livro A criança e o currículo.O autor parte da totalidade das experiências vivenciadas pela criança, sob a  orientação da escola,: A)Currículo progressista.

Gimeno Sacristán (2000)* apresenta-nos alguns níveis acerca do  processo de concepção e elaboração do currículo e também acerca do processo de concretização do currículo no espaço da escola. C)A - II; B - IV; C - V; D - I; E - III; F - VI.

Há uma relação intrínseca entre os conceitos Escola, Currículo e  Cultura, em função da qual: C)O currículo é vivo, incluindo tanto os aspectos prescritivos quanto as  práticas pedagógicas. 

Hernández e Ventura (1998)* definem os aspectos que devem ser  considerados no desenvolvimento de um projeto. Um deles é a escolha do  tema. Sobre esse aspecto, é correto afirmar que: C) o ponto de partida para a escolha de um projeto de trabalho é a definição  do tema.

Michael Apple (2005) discute no texto “A política do  conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional?": D)Todas as afirmativas.

 Na teoria do currículo, assim como ocorre na teoria social mais geral, a teoria pós-crítica E) É centrado na eficiência e no controle.

Na discussão realizada no texto: “O currículo e o exercício  profissional docente face aos desafios sociais desta transição de século”,  Carlinda Leite (2008)*  B)I e II.

No final da década de 1960 e na década de 1970, desenvolvem-se, nos Estados Unidos e na Inglaterra, estudos no campo do currículo que  inauguraram a chamada Teoria Crítica: A) Uma escola e um currículo afinados com os interesses dos grupos  oprimidos.

No estudo sobre o significado do termo currículo, pudemos observar que há diversas compreensões e sentidos para esse termo. Tendo em  vista a compreensão do currículo A)o termo currículo, ao longo da história, passou a significar uma relação de  disciplinas com seu corpo de conhecimento organizado numa sequência  lógica

Observe a charge: A partir da charge, podemos refletir sobre o compromisso que toda a  sociedader C)No debate sobre a definição dos conteúdos curriculares, deve-se focar no  jogo de interesses entre os diferentes grupos sociais na escolha dos conteúdos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais configuram-se como  documentos inseridos em um conjunto mais amplo de políticas de valorização  da área educacional. Podemos afirmar que: Está correto o que se afirma em: A)I, II, III e IV.

Podemos afirmar que a escola é território de luta e a Pedagogia  uma forma de política cultural. Nesse sentido, Giroux e Simon (2005)* D) Uma pedagogia que observe que o discurso dominante não interfere, muito  menos deprecia, na pedagogia como  forma de produção cultural.                

Quando se fala em “identidade, alteridade, diferença,  subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo”, E) Pós-críticas

Segundo Silva (2003)*, o currículo oculto é constituído por todos  aqueles aspectos do ambiente escolar que, apesar de não comporem o  currículo oficial explícito,: D) I e II. 

Silva(2003) afirma que, depois das teorias criticas e pos criticas, não podemos mais olhar para o currículo com a mesma inocência de antes, pois ele passou a ter significados C) I,II e IV          

Segundo a discussão realizada por Carlinda Leite (2008) em seu  texto:“O currículo e o exercício profissional docente face aos desafios sociais  desta transição de século”,E)Todas as afirmativas.

Segundo a discussão apresentada por Giroux e Simon (2002) no  texto: "Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana B)O professor precisa considerar a cultura popular como a oportunidade de   permitir que cada um possa ter “voz” dentro da experiência pedagógica.        

Tomaz Tadeu da Silva (2003)* observa que tanto os modelos  mais tecnocráticos,D)Currículo Clássico Humanista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com