TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Por:   •  22/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

                   DESAFÍO DA ÍNCLUSÃO ESCOLAR

Acadêmicos: Valdinete de Araújo Batista –Isabel da cruz pessoa

Professor-Tutor Externo: Elísia Maria Baraba Marini.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Curso: Licenciatura em Pedagogia (PED1901) – Prática Interdisciplinar I.

30/06/2017

RESUMO:

A inclusão escolar tem trazido muitos desafios para as escolas, pois é preciso acolher as pessoas com necessidades especiais e oferecer condições para suas aprendizagens e contribuir com o desenvolvimento de suas potencialidades e suas capacidades, observando a pessoa cega com base.

Este trabalho tem por objetivo falar sobre a inclusão, mostrar seu contexto histórico, as legislações que protegem esses sujeitos, a formação do professor do ensino regular, se este professor está preparado para receber esses alunos e a preparação do currículo e do ambiente para melhor aprendizagem do aluno. A pesquisa diz respeito à diferença; mostra que a inclusão escolar está acontecendo, mas levará um tempo para ser concretizada, porque as regulamentações que as permeiam ainda não são executadas de forma adequada.

INTRODUÇÃO:

Esse texto busca compreender o papel da escola e do professor para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática culturalmente, trazendo para reflexão a pessoa ou o aluno cego.

Refletir sobre as diferentes presenças na escola, a igualdade e ao mesmo tempo a diversidade existente entre os seres e os diferentes grupos sociais e culturais.

Desde a antiguidade até os dias atuais a sociedade tem demonstrado dificuldades ao lidar com as diferenças entre as pessoas e de aceitar as deficiências. Isso em todas as culturas, etnias, níveis econômicos e sociais.  

As complexas relações sociais e as diversidades culturais atuais requerem novas formas de se elaborar o conhecimento e a pesquisa no âmbito da educação e da educação inclusiva (especial).

DESENVOLVIMENTO:

As pessoas com necessidades  especiais  eram  vistas pelo antigo Egito, como pessoas com  comportamentos  diabólicos ,  feitiçarias, bruxarias, maus espíritos. Os país eram permitidos a executar os seus próprios filhos pela prática de afogamento, sendo também colocadas nas montanhas de Roma as mesma sendo atiradas no rio Tibre, ou em lugares sagrados.

Os sobreviventes eram explorados nas cidades ou passavam a fazer parte de circos para entretenimentos dos abastados. Eles consideravam os deficientes como perigo a sociedade. Por que na idade média a população viam a deficiência como castigo de deus.

O maior desafio é a discriminação, abandono, exclusão, reações de baixo estima, dificuldade em se enturmar na escola, no trabalho, na sociedades, em todos os lugares em –se.  Medo de não ser aceito por uma sociedade preconceituosa. Admitir que ele ainda existe. Mas existe para aquelas pessoas que não aceita ser preconceituosa. Se todos falassem do preconceito com cautela ele seria eliminado das nossas mentes respeitando o direito de cada um dependente de ser deficiente ou não.

  Para termos noção do quanto a vida dos cegos  é  difícil, basta pensarmos sobre as coisas que fazemos em  nosso dia a dia. Como andar de elevadores, subir escadas, ir ao supermercados, atravessar ruas, etc. O método do Braille foi criado na França em 1829 por  Louis Braille trouxe comunicação para escrever e ler. A educação  para os cegos também significa seu completo envolvimento e integração com um mundo globalizado.

 O professor  deve buscar recursos  para a prática docente junto a escola, tendo como inicio as contribuições de ideias, debates, praticas pedagógicas. Objetivo de analisar a recepção do aluno em sala de  aula  para uma boa inclusão efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com