TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL 4º SEMESTRE

Por:   •  14/5/2020  •  Dissertação  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Trabalho apresentado as disciplinas Atividades Complementares, Didática do Contar Histórias, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Introdução à Educação Virtual, Literatura Infanto-juvenil, Organização e metodologia da Educação Infantil, Prática Pedagógica: Escola e Sociedade à Anhanguera-UNIDERP.

Tutora a Distância: Maria do Carmo Souza.

[pic 7]

Sertãozinho.

2018.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        6

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

  1. INTRODUÇÃO

ARTE:

 “A Arte é uma forma de expressão artística. Por meio dela, os indivíduos podem compartilhar sentimentos, comunicar ideias, pensar sobre assuntos variados, se divertir, entre tantas outras ações”.  Segundo Tatiane Mota Santos Jardim.

Dentro da modalidade educativa da arte, temos algumas expressões artísticas, as quais listamos: música, artes visuais, teatro e dança. Cada uma dessas expressões pode ser trabalhada tanto separadamente como interagindo umas com as outras. É dentro das expressões de artes visuais, teatro e dança que desenvolveremos este desafio.

A parte inicial deste trabalho explana um pouco sobre a importância da leitura na fase inicial da alfabetização, onde trabalharemos a leitura de uma história infantil e a contação de história. O intuído dos professores nesse primeiro momento é incentivar e propiciar momentos de leitura corrida para que as crianças aumentem suas chances de interação com o meio em que o autor apresenta a obra, sendo fiel ao relato artístico apresentado. A leitura amplia a visão de mundo e prepara a criança para a interação social promovendo a vivência de emoções e situações corriqueiras no dia a dia de forma natural.

Posteriormente, será apresentado a cotação de história, abrangendo a importância da mesma nos anos iniciais da educação infantil.

Contar histórias é um costume natural e social da humanidade. As heranças históricas desenvolvidas ao longo dos séculos eram transmitidas de forma oral onde os mais velhos estavam sempre ensinando por meio de casos e lendas que ensinavam normas de conduta, alertas e perigos existentes.

Nos tempos modernos, a mídia e a tecnologia estão substituindo o dialogo das famílias e as oportunidades de desenvolvimento da imaginação infantil. Por isso é tão importante resgatar esta tradição através da leitura, contação de histórias e aplicação de variadas linguagens artísticas.

O educador juntamente com a família terá o papel de mediador deste processo de aprendizagem, realizando uma parceria consciente através de fábulas e contos escolhidos, atividades artísticas, exposição dos trabalhos e apresentação através do teatro, trazendo o aluno para o universo da leitura de maneira prazerosa e incentivado pela escola e família.

Após a eleição das modalidades artísticas escolhidos, leitura e contação de histórias, introduziremos os projetos:

O Teatro e artes visuais são trabalhados com o intuito de contribuir para auto expressão e autoconhecimento, além da interação social.  Por meio da arte cênica o educando deve aprimorar a percepção própria de atenção e observação do meio.

A música e dança será inserida com a intenção de aprimorar as habilidades sociais e motoras, psicológicas e cognitivas. Tal atividade será desenvolvida através da coreografia.

Apresentação da escola.

Nome: Centro Educacional Maria Montessori.

Fundação: 1955.

Horário de funcionamento: período integral (07:00hs – 17:00hs).

Abrangência: 0 a 10 anos. (Berçário ao 5º ano).

Estrutura escolar: Cozinha, 2 refeitórios, 4 pavilhões de banheiros, 15 salas de aula, 4 berçários, 1 laboratório de informática, 1 laboratório de ciências, 1 biblioteca, 1 anfiteatro, 2 salas de artes, 2 estúdios de dança, 2 piscinas, 2 quadras desportivas, 1 campo de futebol, pavilhão administrativo, pavilhão pedagógico, dormitório, sala de máquinas, arquivo, almoxarife, estacionamentos.

Corpo docente: 1 Diretor, 1 vice-diretor, 1 tesoureiro, 1 coordenador de educação, 2 secretários. 8 professores 0 a 3 anos, 8 auxiliares 0 a 3 anos. 10 professores 4 a 6 anos, 10 auxiliares 4 a 6 anos, 1 coordenador pedagógico 0 a 6 anos. 20 professores 7 a 10 anos, 20 auxiliares 7 a 10 anos, 1 coordenador pedagógico 7 a 10 anos.15 professores com especializações. 5 monitores.


  1. DESENVOLVIMENTO

PASSO 1:

 - LEITURA DE UMA HISTÓRIA INFANTIL.

Leitura de histórias: Valoriza a linguagem literária e o autor. Ao ler passamos a mensagem conforme o autor desejou. O contato da criança com as palavras e ilustrações, a diagramação do livro, a capa, as cores de fundo e as fontes utilizadas são importantes.

História Infantil: O Patinho Feio, recontado por Laís Carr Ribeiro, ilustrado por Osnei F. Rocha, Editora Moderna.

Objetivos: Ampliar seus horizontes, incentivar a leitura, desenvolver a observação, sentido e a criatividade. Os contos, quase como regra, tentam afastar as crianças de perigos e com a moral da história, ensinar valores como a virtude. Nessa trama vamos falar sobre rejeição da diferença.

Procedimentos metodológicos: A leitura será realizada após 10 minutos do início da aula, na própria sala, com duração de 20 a 30 minutos. Formaremos uma grande roda para a leitura, e após, todos vão manusear o livro para contato.  

Utilização de recursos auxiliares: Livro O Patinho Feio e o Tapete da Leitura.     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com