TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESEMPENHO DO TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO DE APRENDIZAGEM TEÓRICA E PRÁTICA

Por:   •  29/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Católica de Anápolis

Anápolis, 14 de setembro de 2013.

Docente: Genilson Mariano

Aluno: Fernando Pereira Celestino

Módulo: Liderança, Oratória, Marketing Pessoal Docente

 

O Papel do Professor na Promoção da Aprendizagem Significativa

A ideia de que o mundo está pronto de que nele o conhecimento a ser adquirido está pronto. Onde a escola era totalmente adaptada a esse modelo de concepção, que o professor ensina algo inquestionável e o aluno aprende e repassa o conhecimento aprendido. Já com a aprendizagem significativa há uma mudança geral principalmente no habito do professor, onde ele terá facilitar a aprendizagem do conhecimento para os alunos.

“Se o papel do professor é dar aulas, enquanto ele dá sua aula, o aluno faz o que?” Paulo Afonso Caruzo Ronca (1996). Em um contexto de mundo inacabado as aulas deverão ser construídas junto com os alunos, para que haja um desenvolvimento da aprendizagem.

Apender é fruto de esforço. Então o professor dever repensar em suas ações de fornecer respostas. E a função principal do professor será gerar questionamentos, duvida, criar a necessidade. Mas não esquecendo de que o foco é facilitar a aprendizagem e não dificultar.

A aprendizagem significativa tende a desafiar os conceitos aprendidos, fazendo com que os mesmos possam ser reconstruídos de forma ampliada e consistente. E o papel do professor deve ser insistentemente aperfeiçoado. O planeamento das aulas visa buscar diferentes formas de provocar a instabilidade cognitiva dos alunos.

A aprendizagem significativa faz com que os alunos se predispunham em aprender significativamente. Mas o professor deve utilizar métodos que se assemelham ao universo do aluno e questões que pertencem à própria situação de ensino. Sendo que a aprendizagem deve ser profunda, pois proporciona o entendimento e compreensão do conteúdo abordado. Sendo que a aprendizagem superficial limita a aprendizagem dos conteúdos.

O professor não poderá dar muitas instruções em relação ao conteúdo para os alunos. Pois ele deve instigar os alunos a encontrar meios para um bom desenvolvimento das atividades. Mas o professor deve tomar cuidado com a ausência de instruções para os alunos, que pode demostrar que ele não está apto para exercer a atividade em questão.

O professor utilizando a aprendizagem significativa, tem o papel de estimular a auto estima do aluno com respeito e confiança mútua. E o papel de estimulador segue duas posturas na fácil. O olhar fenomenológico, que exige um olhar o aluno livre de julgamentos estereotipantes. A postura transcultural que consiste em explorar, conhecer, respeitar e entender a cultura do aluno.

A troca de percepções entre alunos estimula a ampliação de ideias e a testagem de hipóteses ou ações pessoais. Através da aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem o desenvolvimento mental. E o professor deve promover a interação entre os alunos, formados por grupos com uma média de três alunos.

O papel do professor na promoção de uma aprendizagem significativa tem inicio na clareza que ele tem a respeito da concepção social de educação e, consequentemente do seu próprio papel pessoal. Somente a consciência e o compromisso com esse papel vão dar forma a um projeto real de sociedade, no qual se inserem e inter-relacionam cidadãos mais ou menos críticos, mais ou menos engajados, enfim, mais ou menos conscientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com